Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? A Atriz Pepita Rodriguez



Nas décadas de 1970 e 1980 a atriz Pepita Rodriguez era uma das estrelas mais populares do Brasil, e chegou a ser transformada em uma boneca, a Pepa, pelos Brinquedos Estrelas, lançada em 1976.




Josefa Suárez Rodriguez nasceu em Adra, na Espanha, em 11 de setembro de 1951, mas mudou-se para o Brasil com a família aos seis anos de idade. Inicialmente sua família morou em Santos, mas depois se estabeleceram em Penápolis, no interior de São Paulo.

E desde criança ela sonhava em ser artista, e cantava e dançava flamenco, em apresentações locais em sua cidade, além de participar de alguns programas de rádio.

Seu pai foi transferido a trabalho para o Rio de Janeiro, cidade onde Pepita arrumou os primeiros trabalhos como modelo. Depois, ainda como modelo e manequim, assinou contrato para fazer ensaios fotográficos de moda para a Revista Manchete.


Pepita Rodriguez, de vestido preto, desfilando para Zuzu Angel

Em 1967 ela estreou no cinema atuando em Rifa-se Uma Mulher (1967), fazendo em seguida os filmes Edu, Coração de Ouro (1968) e As Três Mulheres de Casanova (1968).


Pepita Rodriguez, Myrian Pérsia e Carlos Aquino em Rifa-se Uma Mulher

Em 1968 ela fez sua primeira novela, fazendo uma pequena participação em Beto Rockfeller (1968). Mas seu primeiro papel fixo foi em Um Gosto Amargo de Festa (1969), produzida pela TV Tupi do Rio.

Depois transferiu-se para São Paulo, devido ao seu casamento com o jornalista Gilberto de Pierro, conhecido como "Giba Um". Na capital paulista, atuou em João Juca Jr. (1969-1970), na TV Tupi, mas depois foi para a Record, onde atuou em Editora Mayo, Bom Dia (1971).


Giba Um, Pepita Rodriguez, e Gilberto, o filho do casal


De volta a Tupi, fez parte do elenco de Na Idade do Lobo (1972), A Volta de Beto Rockfeller (1973) e As Divinas e... Maravilhosas (1974).


Carlos Alberto e Pepita Rodriguez em Na Idade do Lobo


Elke Maravilha, Luis Gustavo, Pepita Rodriguez e Elizabeth Gasper em A Volta de Beto Rockfeller 


No cinema, Pepita ainda atou em Um Certo Capitão Rodrigo (1971), Os Mansos (1973) e Portugal... Minha Saudade (1973), que era dirigido e estrelado por Mazzaropi

Também trabalhou em A Última Bala (1974), filme que protagonizou, e Uma Nega Chamada Tereza (1976), filme estrelado por Jorge Ben Jor.


Pepita Rodriguez e Fausto Rocha em Portugal, Minha Saudade

Pepita Rodriguez e Mazzaropi


Cartaz de A Última Bala


Em 1976 Pepita foi contratada pela Rede Globointegrando o elenco de Anjo Mau (1976), novela escrita por Cassiano Gabus Mendes. Sua personagem, Estela, uma dondoca ciumenta e espalhafatosa, caiu no gosto do público e fez enorme sucesso. 

Pelo papel, Pepita ganhou dois Troféus Imprensa (de "revelação" e "a mais bela da TV"), e acabou virando uma boneca produzida pela Estrela. A Globo também a escalou como apresentadora do Moacyr TV (1976-1977), programa que ela dividia com Moacyr Franco.


Osmar Prado e Pepita Rodriguez em Anjo Mau



Pepita Rodriguez e Moacyr Franco em Moacyr TV


Em seguida atuou na novela Espelho Mágico (1977), que retratava os bastidores da televisão. A novela contou com uma participação especial da atriz Sylvia Kristel, a estrela internacional de cinema, protagonista do filme Emmanuelle (Idem, 1974).


Carlos Eduardo Dollabela, Sylvia Kristel, Tarcísio Meira, Pepita Rodriguez e Daniel Filho (o diretor da novela), nos bastidores de Espelho Mágico

Durante as filmagens de Espelho Mágico, ela conheceu o ator Carlos Eduardo Dolabella, com quem se casou em 1977.

Pepita ainda atuaria na novela Dancin' Days (1978), um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira, e em O Amor é Nosso (1981), uma novela que foi tão mal sucedida que a Globo apagou os arquivos da produção.


Pepita Rodriguez e Milton Moraes em Dancin' Days


Pepita Rodriguez e Sônia Braga em Dancin' Days




Buza Ferraz e Pepita Rodriguez em O Amor é Nosso


Em 1980 Pepita havia dado à luz a seu primeiro filho com o ator Carlos Eduardo Dolabella, o futuro ator Dado Dolabella. Ela então resolveu fazer uma pausa na carreira para se dedicar a maternidade.

Quatro anos depois, ela teve outro filho, Paulo Fernando Dolabella.



Pepita Rodriguez, Carlos Eduardo Dolabella e os filhos do casal


Com o marido ela retornou à televisão, agora na Manchete, apresentando o programa Alô Pepa, Alô Dola (1986), que sorteava prêmios para o público. Mas a atração ficou apenas um mês no ar.


Separada de Carlos Eduardo Dolabella em 1990, Pepita teve problemas para conseguir retornar à TV após seus filhos terem crescido. Ela estava afastada há muitos anos, e passou a ser pouco lembrada pelos autores e diretores. Depois de quase uma década fora do ar, ela atuou em A Lua Me Disse (2005), e no ano seguinte atuou em Cristal (2006), no SBT.

Em Cristal ela contracenou com o filho Dado Dolabella.




Dado Dolabella e Pepita  Rodriguez em Cristal


A retomada de sua carreira foi marcada por pequenos papéis e participações esporádicas, entremeadas por longos hiatos, atuando ainda em Ti Ti Ti (2011) e Boogie Oogie (2014).


Pepita Rodriguez em Boogie Oogie


Em seu retorno também atuou no filme O Dono do Mar (2006).

Morando no Rio de Janeiro, a atriz diz sentir falta da televisão, mas continua produzindo. Ela dedica seu tempo a pintura, e estuda textos teatrais. Também já escreveu diversos livros, que vão de histórias infantis a livros de receitas.


Pepita Rodriguez autografando seu livro


Pepita Rodriguez atualmente





Postar um comentário

0 Comentários