Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A breve e trágica Anissa Jones, estrela da série Encrencas em Família, morta aos 18 anos de idade


Anissa Jones tinha 8 anos de idade quando estreou na série Encrencas em Família (Family Affair, 1966-1971), que chegou a ser exibida no Brasil, nos primeiros anos do SBT. A pequena órfã Buffy Patterson-Davis logo caiu nas graças do público, mas para a menina gravar a série não era exatamente uma alegria.

Dez anos após virar uma estrela da TV, Anissa morreria com apenas 18 anos de idade.


Mary Anissa Jones nasceu em Lafayette, em 11 de março de 1958. Seu pai era engenheiro, e foi transferido para a Califórnia, quando ela tinha 2 anos de idade. Morando em Los Angeles, a mãe da menina a matriculou muito jovem em aulas de dança, e aos seis anos de idade ela começou a trabalhar como modelo mirim, fazendo um comercial de cereais.

Anissa começou a ser muito requisitada pelas campanhas publicitárias e acabou chamando a atenção dos produtores da CBS, que a convidaram para atuar na série  Encrencas em Família (Family Affair, 1966-1971). A menina interpretava a pequena Buffy, que com seu irmão gêmeo Jody (Johnny Whitaker) e sua irmã mais velha Cissy (Kathy Garver) era enviada para morar com o tio (Brian Keith), após seus pais morrerem em um acidente de carro.

Elenco de Encrencas em Família

O público adorava a pequena Buffy e também sua boneca chamada Sra. Beasley, com quem ela conversava. A boneca passou a ser comercializada pela Mattel, que também fez brinquedos com a imagem e voz de Anissa. O menina também estampou diversos produtos de marketing, como lancheiras, duas coleções de roupas, livros para colorir e até um livro de receitas, lançado em 1971.



As leis de trabalho infantil nos Estados Unidos eram bastante permissivas, e a menina grava sete dias por semana, durante o dia inteiro (perdendo assim os anos letivos). Quando não estava gravando, a Anissa Jones estava em feiras, eventos ou programas de televisão, para divulgar a série ou os produtos comercializados.

Anissa Jones no programa de Jimmy Durante

Em abril de 1969 Anissa Jones quebrou a perna durante um evento promocional em um parque de diversões, e nem assim ela teve folga. Os roteiristas rescreveram as cenas, incorporando o ferimento na série.

Anissa Jones com a perna quebrada

Anissa Jones se sentia esgotada. Antes do acidente, ela havia feito também o filme Lindas Encrencas as Garotas (The Trouble with Girls, 1969), estrelado por Elvis Presley.

Anissa Jones em Lindas Encrencas as Garotas

A série foi cancelada em 1971, quando a atriz tinha 13 anos de idade. Ela confessou na época que estava cansada de conversar com uma boneca com a sua idade, e recusou outros convites para trabalhar, inclusive na nova série de Brian Keith, que interpretava seu tio em Encrencas em Família. Mas apesar de recusar o convite de Keith, Anissa manteve a amizade com o ator, trocando cartas com ele ao longo dos anos.

Anissa queria fazer outros filmes, e fez teste para o papel de Regan MacNeil no filme O Exorcista (The Exorcist, 1973), mas o diretor William Friedkin disse que seu rosto ainda era muito associado a Encrencas em Família, e escolheu a jovem Linda Blair. Anissa entretanto, recusou o papel em Táxi Driver (Taxi Driver, 1975), que deu fama a Jodie Foster

Anissa Jones nunca mais atuou. Ela voltou para o colégio, enquanto passava por um conturbado divórcio de seus pais (iniciado em 1965). O casal brigava pela guarda dela e de seu irmão caçula, e também pela administração de seu patrimônio.

A guarda dos filhos foi entregue ao pais em 1973, mas ele morreu poucos meses depois, vítima de um ataque cardíaco. Anissa então foi morar com a mãe, e começou a ter problemas na escola.  Ela faltava as aulas, e sua mãe a denunciou como fugitiva.  A adolescente foi presa e mandada para o reformatório, onde ficou até 1975.


Anissa deixou o reformatório aos 17 anos de idade, mas agora tinha mais problemas do que antes. Ela começou a furtar lojas e consumir drogas, e abandonou os estudos de vez. Ela até tentou mudar de vida, e arrumou um emprego em uma loja de donuts, mas se se sentia envergonhada porque os clientes a reconheciam, e pedia para ela imitar a pequena Buffy.

Ao completar 18 anos ela recebeu o controle total de seus bens, adquiridos nos tempos de Encrencas em Família. Mas uma boa parte ficou retida em fundos fiduciários. Anissa Jones alugou um apartamento, e levou seu irmão para morar com ela.

Em 28 de agosto de 1976 ela foi encontrada morta em um quarto de uma casa na praia onde havia ocorrido uma festa. O médico legista atestou que a atriz foi vítima de uma overdose acidental, mas reforçou que ao longo de todos os anos de sua carreira, foi a overdose mais forte que já havia visto.

Ela havia misturado cocaína com Seconal, um forte anti depressivo, que havia sido receitado pelo seu psiquiatra. Seis dias depois da morte de Anissa o seu médico Don Carlos Moshos foi preso. A receita que ele havia passado continha uma forte dosagem, e as fichas médicas indicaram que ele sabia que ela era usuária de drogas, e que o a combinação com o Seconal poderia ser letal. 

Em 1979 ele entrou em um acordo financeiro com a família, que retirou a acusação de homicídio. culposo.

Em 1984 o irmão de Anissa, Paul, também morreu de overdose, aos 24 anos de idade.




Veja também: Os Artistas Que Morreram em 2023 - In Memoriam

Leia também: Morreu Henry J. Deutschendorf II, que interpretou o bebê Oscar em Os Caça Fantasmas II, aos 29 anos

Leia também:  Por onde anda? Linda Blair, de O Exorcista

Postar um comentário

0 Comentários