Por Diego Nunes
Na década de 1990 a luta da atriz Monique Alves para viver comoveu o Brasil. Bela, talentosa, e no auge de sua carreira, Monique infelizmente nos deixou cedo demais, falecendo com apenas 32 anos de idade.
Monique Alves Frankenhuis nasceu no Rio de Janeiro, em 07 de agosto de 1962. Ela começou a atuar aos 10 anos de idade, quando participou de uma encenação de Édipo Rei.
Monique fez muitas pelas na escola, e na adolescência estudou atuação com Domingos de Oliveira, mas foi como modelo que ela despontou no Brasil.
Em 1979 uma campanha publicitária que ela fez para a Alitalia, ao lado da modelo Silvia Pfeifer, estampou diversas revistas do Brasil. Anos mais tarde, elas trabalhariam juntas na novela Meu Bem, Meu Mal (1990), onde Monique interpretava Luciana, a secretária de Isadora Venturini (papel de Silvia Pfeifer).
Modelo bem sucedida, ela também esteve na capa de um disco com canções italianas, que vendeu muitas cópias no final da década de 1970.
Ela também foi uma das muitas modelos dançando na discoteca na abertura da novela Dancing Days (1979).
Famosa como modelo, ela estreou na televisão como apresentadora do programa musical Olimpop (1978-1980), na TV Tupi.
E foi na TV Tupi que ela conheceu o ator e diretor Dennis Carvalho, com quem se casou em 1980. A união durou apenas dois anos, mas gerou Tainá, a filha do casal.
Em 1982 ela estreou como atriz, atuando no filme Aventuras de Um Paraíba (1982). No mesmo ano, fez sua primeira novela, Sétimo Sentido (1982).
Mas sua consagração com o público foi como a Maria Helena de Pão Pão, Beijo Beijo (1983).
Na Rede Globo, Monique ainda atuaria em Partido Alto (1984), A Máfia no Brasil (1984) e Pacto de Sangue (1989). Ela também atuou em alguns programas humorísticos da TV Manchete.
A atriz também atuou nos filmes Amenic - Entre o Discurso e a Prática (1984) e Rockmania (1986).
A atriz então atuou em Meu Bem, Meu Mal (1990), onde reencontrou as antigas colegas de passarelas Silvia Pfeifer e Mila Moreira.
O público pode ver o cabelo de sua personagem ficando cada vez mais curto durante a trama. O visual moderninho até que agradou, mas logo Monique revelou que estava lutando contra uma leucemia.
Silvia Pfeifer e outros artistas iniciaram uma campanha para arrecadar 100 mil dólares, o valor que Monique precisava para fazer um transplante experimental na França. A atriz conseguiu o dinheiro, e se submeteu ao transplante de medula em Paris. Ela também faria o mesmo tratamento no Brasil.
Monique Alves, usando uma peruca, também atuou na novela O Dono do Mundo (1991), interpretando a secretária de Otávio (papel de Paulo Gorgulho).
Infelizmente a saúde da atriz piorou, e Monique Alves perdeu a luta para a leucemia em 29 de agosto de 1994, com apenas 32 anos de idade.
Leia também: Relembrado o breve e talentoso ator Rodolfo Bottino
Veja também: Sandra Annenberg já foi atriz
1 Comentários
Lembro dela. Estudei com a filha dela , Tainá no St patricks do leblon. Gente boa
ResponderExcluir