Por onde anda Richard Dean Anderson? O eterno MacGyver


Na década de 80 o ator Richard Dean Anderson protagonizou a série Profissão: Perigo (MacGyver, 1985-1992), onde seu personagem, o MacGyver, conseguia sair de qualquer situação usando seu conhecimento científico usando objetos simples. "Com um clips de papel e um chiclete, MacGyver conseguia fazer uma bomba atômica", dizem as piadas sobre a série. Exageros a parte, todo mundo amava MacGyver, com suas engenhocas, seus mullets e a música de abertura da banda Rush.


Richard Dean Anderson nasceu em Minneapolis, em 23 de janeiro de 1950. Richard sonhava em ser jogador de hóquei profissional na adolescência, mas aos 16 anos de idade ele quebrou os dois braços, precisando ficar meses internados, dizendo adeus ao seu sonho esportivo.

Richard, entretanto ,nunca perdeu o espírito de aventura, e muitas vezes viajou o país pedindo carona, e certa vez viajou de sua casa até o Alaska de bicicleta, pedalando mais de 9000 quilômetros.

Depois de estudar teatro na St. Cloud State University e na Universidade de Ohio (sem concluir o curso), ele se mudou para Nova York antes de se estabelecer em Los Angeles, onde trabalhou como malabarista e mímico de rua e em um cabaré em estilo renascentista. Ele também trabalhou em um parque aquático, segurando peixes para que as baleias saltassem para pegar. Posteriormente, ele apareceu em peças de teatro e formou uma banda de rock chamada "Rick Dean and the Dante" com seu amigo Carl Dante em que ele cantava e tocava violão.

Sua primeira oportunidade veio quando ele foi escalado para ingressar no elenco da famosa novela General Hospital, em 1976. Ele permaneceu no elenco fixo por cinco anos, interpretando o Dr. Jeff Webber.

Mary O'Brien e Richard dean Anderson em General Hospital

Ao deixar o elenco da novela (soap opera) em 1980, ele fez aparições em séries de TV como O Barco do Amor (The Love Boat) e na novela Fatos da Vida (Facts of Life). Depois ingressou no elenco fixo das séries Seven Brides for Seven Brothers (1982-1983) e Emerald Point N.A.S. (1984), ambas canceladas após a primeira temporada.

Em 1985 Richard Dean foi escalado então para viver MacGyver na bem sucedida Profissão: Perigo (MacGyver, 1985-1992). Os produtores ficaram impressionados com o jovem ator despretencioso, que por ser míope, usou seus óculos durante toda a audição para o papel. A série durou sete temporadas, e fez sucesso no mundo inteiro.

Após seu cancelamento, Richard Dean Anderson repetiu o papel do engenhoso MacGyver em dois filmes: MacGyver: Julgamento Final (MacGyver: Trail to Doomsday, 1994) e MacGyver: Tesouro Perdido de Atlântida (MacGyver: Lost Treasure of Atlantis, 1994), ambos produzidos pela sua própria produtora.


Seu primeiro trabalho no cinema foi no filme Odd Jobs (1986), mas o ator trabalhou pouco no cinema, tendo feito mais telefilmes. Em Apenas Heróis (Ordinary Heroes, 1986), ele interpretou um veterano do Vietnã que ficou cego na guerra e tenta reconstruir sua vida.

A maioria de seus telefilmes foram feitas após o término de MacGyver, como Cúmplice do Silêncio (In the Eyes of a Stranger, 1992) e O Que Os Olhos Não Vêem, o Coração Não Sente (Through the Eyes of a Killer, 1992), neste último ele contracenou com a veterana Tippi Hendren, a protagonista de Os Pássaros e Marnie, Confissões de Uma Ladra, de Alfred Hitchcock. Em Além da Traição (Beyond Beytral, 1994), ele contracenou com Susan Dey, a antiga estrela de A Família Dó Ré Mi (The Partridge Family). Em Past the Bleachers (1995), recebeu boas criticas por seu papel como um pai de luto tentando aceitar a morte do filho pré-adolescente.

Richard Dean Anderson em Past the Bleachers

Em 1995 Richard Dean retornou a televisão, protagonizando a série Legend (1995), que ele considera o melhor papel de sua carreira. A série entretanto não foi bem sucedida, e foi cancelada após a primeira temporada. 

Em 1997 o ator retornou ao sucesso ao protagonizar a série Stargate SG-1 (1997-2007), no papel de Jack O'Neill. A série de ficção ciêntifica era baseada em um filme de mesmo nome, estrelada por Kurt Russell e James Spader em 1994. Stargate fez tanto sucesso que ganhou um Spin Off (serie derivada de outra série), chamada  Stargate: Atlantis (2004-2006), que também contou com a participação de Richard Dean Anderson. Ele ainda faria um terceiro Spin Off, chamado SGU Stargate Universe (2009-2010). Além de dublar a versão em vídeo game em 2013.


Em 2013 o ator fez sua última atuação, interpretando a si mesmo, em uma série de televisão. Richard Dean Anderson nunca se casou, mas namorou muitas mulheres, como as atrizes Teri Hatcher, Lara Flynn Boyle e Sela Ward. Mas desde 1996 vive com sua parceira Apryl A. Prose, mãe de sua única filha, nascida em 1998.

Richard Dean Anderson, com a filha

Ele se aposentou em 2013 para poder passar mais tempo com a filha, e conviver com ela durante seu crescimento.

 Richard Dean Anderson, atualmente


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

2 comentários:

  1. É, nossos heróis estão envelhecendo,mas nunca deixarei de lembrar com eles eram.estarao sempre em minha memória.

    ResponderEliminar
  2. Muita saudade dessa série. Difícil perder Grande anos 80-90 PQP saudades eternas.

    ResponderEliminar

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil