O produtor e arranjador musical Quincy Jones morreu no dia 03 de novembro, aos 91 anos de idade. Segundo seu assessor, Arnold Robinson, o músico morreu cercado da família em sua casa em Bel Air, em Los Angeles.
O músico trabalhou com artistas como Aretha Franklin, Ray Charles e Frank Sinatra, e alcançou uma extensa lista de premiações, com 28 Grammys, dois Oscars honorários e um Emmy. Jones foi o responsável por produzir alguns dos discos mais famosos de Michael Jackson, como Off the Wall (1979), Thriller (1983) e Bad (1987). Estes foram os primeiros discos da fase mais madura do "Rei do Pop", já sem o grupo The Jackson Five, que integrava com seus irmãos.
O álbum "Thriller" vendeu mais de 20 milhões de cópias apenas no ano de lançamento e, desde então, figura entre os discos mais vendidos de todos os tempos. Segundo a Associated Press, foram de Jones as ideias de convidar o ator Vincent Price para a introdução da faixa-título e o guitarrista Eddie Van Halen para um solo em "Beat It".
Ele produziu "We Are The World" para o projeto que reuniu dezenas de estrelas da música em 1985 para arrecadar fundos para a luta contra a pobreza na África. Lionel Richie, que compôs a faixa com Michael Jackson, classificou Jones como o "mestre orquestrador".
Além de Michael Jackson e Lionel Richie, a iniciativa teve a participação de artistas como Bob Dylan, Billy Joel, Stevie Wonder, Cindy Lauper e Bruce Springsteen.
Jones passou algum tempo envolvido com gangues de Chicago até começar a tocar piano na casa de um vizinho. Anos depois, ele estaria tocando trompete e se tornaria amigo do então jovem músico Ray Charles.
No início da década de 1960, já com a carreira estabelecida, Quincy Jones se tornou vice-presidente da gravadora Mercury Record. Em 1971, ele se tornou o primeiro diretor musical negro de uma cerimônia do Oscar.
Jones também produziu filmes, como O Mágico Inesquecível (1979), uma versão moderna de O Mágico de Oz, estrelada por Michael Jackson, e também foi o produtor do aclamado A Cor Púrpura (1984). Ele também foi produtor do rapper Will Smith, e o lançou na série Um Maluco no Pedaço. Jones inclusive fazia uma ponta na abertura do programa, interpretando o taxista que levava Will para a casa dos tios em Bel Air. No cinema, também fez participações especiais, como ator, em filmes como Sandy Wexler (2017).
0 Comentários