Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando o breve e talentoso ator Maneco Bueno


Com uma carinha de menino, Maneco Bueno era um talentoso ator que deixou a sua marca no teatro, cinema e televisão. Porém, quis o destino que ele fosse embora muito cedo. Morto aos 31 anos de idade, ele partiu antes de ter oportunidade de se tornar uma grande estrela.



Manoel Rubens de Campos Silveira Bueno nasceu em São Paulo, em 08 de março de 1950. 

Maneco começou sua carreira no teatro, atuando nos palcos de São Paulo. Em 1971 ele se destacou como o criado de Herodes na peça Jesus Cristo Super Star (1971-1972), iniciando uma bem sucedida carreira artística.

No teatro, viveu o Cebolinha em A Turma da Mônica Contra o Capitão Feio (1972), e atou ainda em O Homem de La Mancha (1972), Boys Meets Boy (1977) e O Jardim das Borboletas (1977-1978).


Maneco Bueno em Boys Meets Boys

Em 1979 o ator sofreu a primeira grande tragédia de sua triste vida. Seus pais e sobrinhos morreram em um acidente de carro, quando voltavam de uma viagem durante um feriado.

Com 29 anos de idade, estreou na televisão na novela Memórias de Amor (1979), interpretando o adolescente Sérgio Pompéia, que fazia par romântico com a atriz Mirian Rios. Maneco, como nos palcos, interpretava um rapaz muito mais jovem que sua idade real.


Maneco Bueno e Mirian Rios em Memórias de Amor

Contratado pela Rede Globo, atuou em um episódio da série Plantão de Polícia, e viveu o Romeu na versão de Romeu e Julieta em O Sítio do Pica Pau Amarelo.


Maneco Bueno como Romeu em o Sítio do Pica Pau Amarelo, Julieta era interpretada por Tetê Pritzl

Paralelamente, atuou no teatro, fazendo a peça O Diamante do Grão-Mongol (1979-1980) e Quem Casa Quer Casa (1980). Também fez sua estreia no cinema, atuando em O Grande Palhaço (1979), que viria a ser seu único filme.




Luiz Armando Queiroz (vestido de palhaço), Maneco Bueno e Aldine Muller em O Grande Palhaço


De volta as novelas, fez seu primeiro papel adulto em Olhai os Lírios do Campo (1980), no papel de Acélio Castanho.




Maneco Bueno em Olhais Os Lírios no Campo


Maneco também começou a atuar, dirigir e produzir o filme Cia. da Solidão Limitada, que acabou não sendo finalizado, já que o ator morreu em 24 de outubro de 1981, no auge da fama.

O ator lutava contra um câncer de fígado, e estava com a saúde debilitada graças aos HIV.





Postar um comentário

2 Comentários

  1. Excelente matéria!!. Só fazendo uma correção. A atriz que aparece na foto, junto ao Maneco Bueno e, ao também já saudoso, Luiz Armando Queiroz, no filme O Grande Palhaço, não é a atriz Aldine Muller, mas sim a atriz Angelina Muniz!!. Um grande abraço!!.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fez tanta arte em tão pouco tempo. Imagino se vivesse até hoje, seria um dos medalhões da dramartugia.

    ResponderExcluir