Relembrando o breve e talentoso cantor Ronaldo Resedá
setembro 12, 2022
Nas décadas de 1970 e 1980 Ronaldo Resendá fez muito sucesso como cantor. Com vários hits no estilo disco music, acabou ganhando o apelido de "Kid Discoteca". Cantor, bailarino, ator e apresentador, Ronaldo Resendá nos deixou muito cedo, partindo com apenas 38 anos de idade.
Ronaldo Resendá no programa do Chacrinha
Ronaldo Andrade de Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 16 de outubro de 1945. Seu pai era militar e não viu com bons olhos quando Ronaldo Resedá resolveu abandonar a faculdade de arquitetura para matricular-se na academia de dança de Lennie Dale.
A pedido do pai, ele voltou para a universidade, e começou a trabalhar em um escritório de arquitetura, até que surgiu a oportunidade para atuar no musical Pippin (1974), baseada em um espetáculo de Bob Fosse. A peça era dirigida por Flávio Rangel, e tinha coordenação Gene Foote, coreógrafo assistente de Fosse.
Paralelamente, passou a dar aulas de jazz, tendo como alunos famosos nomes como Lauro Corona, Lucélia Santos, Zezé Motta e Marília Pêra.
E foi ao lado de Marília Pêra que atuou no sucesso Deus Lhe Pague (1976). No mesmo ano, atuou e coreografou A Verdadeira História da Gata Borralheira (1976), de Maria Clara Machado.
No ano seguinte, atuou em A Infidelidade ao Alcance de Todos (1977), escrita por Lauro César Muniz.
Ronaldo Resendá, Tessy Calado, Luthero Luiz, Lady Francisco, Otávio Augusto e Rosa Maria Murtinho em A Infidelidade ao Alcance de Todos
Em 1979 ele gravou seu primeiro disco, e emplacou várias canções em trilhas sonoras de novelas da Rede Globo a partir do final da década de 1970.
Seu primeiro sucesso em novelas foi Kitch Zona Sul, da trilha de Dancin's Days (1979).
Ronaldo Resendá e Heloisa Millet no clipe de Kitch Zona Sul
Depois emplacou também Marrom Glacê, trilha da novela homônima exibida entre 1979 a 1980. Homônima também era a canção Plumas e Paetés, que também era o título da novela exibida em 1981.
A música Quero Me Entregar Pra Você ainda fez parte da novela Marina (1980) e Sapateado tocava em Feijão Maravilha (1979).
Em 1980 ele participou de um especial de Rita Lee na Rede Globo, mas sua carreira musical meteórica entrou em declínio com o fim da "febre das discotecas" e as gravadoras perderam o interesse no cantor.
Ele ainda trabalhou como apresentador do programa de clipes Som Pop, na TVE, e em 1983 apresentou o programa Quanto Mais Quente Melhor, juntamente com Zezé Motta, Denise Bandeira e Luís Sérgio Lima e Silva, na TV Record.
Em 1984 ele gravou um disco independente, que nunca foi lançado. O cantor estava doente, e os médicos pediram para ele poupar esforços, mas ele insistiu em trabalhar para recuperar o investimento que havia feito com seu disco.
Tratando um tumor cerebral, Ronaldo Resendá fez diversos shows, que eram intercalados com o tratamento e as internações médicas. Sua saúde ficou cada vez mais debilitada, e Resendá acabou falecendo em 12 de setembro de 1984, com apenas 38 anos de idade.
0 Comentários