Na década de 1960 a cantora Silvana era um grande sucesso. Gravando discos pela Copacabana, e fazendo dupla muitas vezes com o cantor Rinaldo Calheiros (1926-2014), Silvana era um grande cartaz, e presença constante nos programas de televisão.
Silvana no programa do Chacrinha
Silvana e Rinaldo Calheiros cantando
Silvana é o nome artístico de Terezinha Almeida Maciel, nascida em Campos (Rio de Janeiro), em 08 de julho de 1941. Silvana se mudou para o Rio de Janeiro, e começou a cantar jingles em uma empresa de publicidade de propriedade do compositor Miguel Gustavo.
Pouco tempo depois conseguiu um contrato com a Copacabana, gravando a balada Amor, Fonte da Vida. Mas o sucesso viria por acaso, durante a sua participação no programa Clube dos Artistas, na TV Tupi. Ronaldo Calheiros, seu colega de gravadora, estava com problemas na garganta, e pediu para Silvana cantar com ele durante o programa, porque não conseguiria alcançar algumas notas.
A dupla improvisada acabou fazendo muito sucesso com gravações como Amor, Cantando, Jura-Me, e Onde Estás Coração?. O sucesso de Silvana e Rinaldo Calheiros durou quase 20 anos.
Silvana e Rinaldo Calheiros
Cantora de voz marcante, Silvana também emplacou uma carreira solo, com hits como Pombinha Branca, um de seus maiores sucessos. Ela também emplacou as canções Primeiro Amor e as internacionais Shoney, Alma Llanera e El Novillero, dentre outros.
Em 1973 Silvana participou do Festival Internacional da Canção de Porto Rico, sagrando-se uma das campeãs, com a canção Concierto de Amor Para Ti, de Carlos Bonani.
Silvana cantando Pombinha Branca
Silvana recebendo o Troféu Chico Viola, ao lado de Alberto Luiz, Paulo Vinícius e Almir Rogério
Silvana foi casada com o cantor Marco Aurélio, com quem gravou diversas músicas, inclusive o sucesso Lencinho Querido.
Silvana e Marco Aurélio
Silvana e Marco Aurélio cantam Lencinho Querido
Silvana nunca atuou no cinema, mas é dela a voz que ouvimos no filme Uma Pistola Para Djeca (1969), de Mazzaropi. No filme, a atriz Patrícia Mayo aparece cantando Canção do Vento, mas quem canta na verdade é Silvana, com dublagem de Patrícia.
Quando conheci Silvana, perguntei sobre este filme, e ela me contou que Mazzaropi a convidou para gravar a canção porque sua mãe era uma grande fã da cantora.
Silvana cantando Canção do Vento em Uma Pistola para Djeca
Silvana no Programa Silvio Santos
Na década de 1980 a artista diminuiu a intensidade de suas apresentações, mas voltou a cantar em 2018, estando ainda em atividade.
Silvana mora na cidade de São Paulo.
Izaura Marques (rádio atriz), minha amiga Vó Jacy de Castro, eu (Diego Nunes, o autor desta página), Norma Hauer (colunista da revista A Scena Muda), o cantor Raimundo José, a cantora Silvana e o amigo Armando Rodrigues de Oliveira, em 2012
Silvana, atualmente, com o cantor Agnaldo Rayol
Leia também: Por Onde Anda? A Cantora Edith Veiga
Leia também: Morre o cantor Roberto Luna, aos 92 anos de idade
Leia também: A cantora Denise Duran, irmã de Dolores
Leia também: Por Onde Anda? A atriz Patricia Mayo
Leia também: Carlos Gonzaga completa 96 anos!
Leia também: O dia em que Leny Eversong conheceu Elvis Presley
Veja também: Raul Gil já foi ator
Veja também: A História de Ênio SantosVeja Também: Os Artistas que Morreram em 2021
Veja também: A História de Emil Rached - O "Gigante" dos Trapalhões
Veja também: Sandra Annenberg já foi atriz
Veja também: A atriz Vera Setta, a mãe de Morena Baccarin
Veja também: Os Artistas Que Morreram em 2023 - In Memoriam
Veja também: Sílvio Luiz já foi ator
Veja também: A História da atriz e dubladora Sandra Campos
Veja também: Homenagem à Sandra Bréa
Veja também: Papai Sabe Nada, A Série da Record
1 Comentários
Não conhecia essa cantora. Que post mais precioso, amei.
ResponderExcluir