Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? O Cantor Morris Albert, do sucesso Feelings




Por Diego Nunes

Em 1973 o brasileiro Morris Albert compôs e gravou a canção Feelings, que fez um enorme sucesso mundial. A música vendeu mais de 28 milhões de cópias, e foi gravada em mais de 25 idiomas. Feelings foi gravada por grandes nomes da música, como Petula Clark, Ornela Vanoni, José José, Dionne Warwick, Andy Williams, Paul Anka, Johnny Mathis, Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e Julio Iglesias.

Também foi a última canção que Elvis Presley gravou, mas ele nunca finalizou o trabalho no estúdio, e a canção nunca foi lançada com sua voz.




Na década de 1970 ocorreu um fenômeno onde artistas brasileiros cantavam em inglês, usando nomes estrangeis. Fábio Junior, por exemplo, tinha dois heterônimos: Mark Davis e Uncle Jack. Christian era Patrick Dion, e seu irmão Ralf era Don Elliott, e até Jessé era o alter-ego de Tony Stevens, só para citar alguns.

Mas sem dúvida foi Morris Albert, o nome estrangeiro adotado por Maurício Alberto Kaisermann, um paulista nascido em 07 de setembro de 1951. 




Nascido em São Paulo, mas criado no Rio de Janeiro. Filho de um instrumentista, Morris Albert aprendeu a tocar piano na infância, e aos 18 foi estudar nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, começou a tocar em diversas bandas nos bares cariocas.

Em 1973, após sofrer uma decepção amorosa, ela compôs Feelings, de forma independente. Mas a gravadora mandou o compacto para o setor de trilhas de novelas da Globo, e a canção acabou entrando na trilha sonora de Corrida do Ouro (1974-1975).

A música estourou no país, e logo conquistou o sucesso internacional. Em 1975 Feelings chegou aos Estados Unidos, ficando por 32 semanas no topo das paradas da Billboard. Morris Albert foi o terceiro brasileiro a entrar na lista, atrás de Astrud Gilberto e Sérgio Mendes.

Nos Estados Unidos, ele também gravou uma versão em castelhano, chamada Sentimientos.




A música entrou na trilha sonora de diversos filmes e séries de televisão, e o próprio Morris Albert apareceu cantando nas séries americanas Dinah! (1976) e Shirley (1976).

Morris gravou outras canções, como Leave Me, Conversation, She's My Girl e Gonna Love You More, que fizeram algum sucesso, mas sem jamais repetir o feito de Feelings.



Em 1977 apresentou-se em um show no Maracanãzinho lotado, e participou do programa Os Trapalhões (ainda na TV Tupi), com Renato Aragão cantando a paródia "Filho".

Mas em 1985 o artista brasileiro foi processo por plágio por parte do compositor Loulou Gasté. O juiz concordou que 80% de Feelings era plágio da canção Pour Toi, que Loulou havia escrito na década de 1950.

A música de Gasté inclusive já havia entrado em uma cena musical Albatrasse... O Traficante Sinistro! (Le Feu Aux Poudres, 1957), interpretada por Darío Moreno. Mas Pour Toi ficou mesmo famosa na voz da cantora Line Renaud, esposa de Loulou Gasté.



Albert foi obrigado a indenizar o francês, e atualmente os direitos autorais são divididos entre o brasileiro e seus herdeiros (Gasté faleceu em 1995).


Morris Albert e a cantora Rosimery, com quem namorou na década de 1980



Morris Albert vive há anos com sua família na Itália, e gravou seu último disco em 2017, onde apresentou Feelings com um novo arranjo, na batida soul.





Morris Albert atualmente



Veja também: Raul Gil já foi ator




Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram


Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX mcinematograficas@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários