Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Leonard Whiting, o eterno Romeu


Em 1968 o diretor Franco Zefirelli lançou o filme Romeu & Julieta (Romeo and Juliet, 1968), que fez um enorme sucesso, e que hoje é considerado um dos grandes clássicos do cinema.

Para contar a trágica história dos jovens amantes de Verona, cujas famílias se odeiam, Zefirelli lançou dois jovens atores, Olivia Hussey (então com 16 anos) e Leonard Whiting (com 17 anos de idade). O belo casal encantou ao público, e até hoje, passados cinquenta anos do lançamento do filme, ainda fazem parte do imaginário de muita gente.


Por seu desempenho, Whiting ganhou um Globo de Ouro como "O Ator Relevação Mais Promissor" em 1969. Porém, nem Leonard nem Olivia eram tão estreantes assim. Ela havia iniciado no cinema em um pequeno papel em Vila Fiorita (The Batlle of the Villa Fiorita, 1965) e ele já havia feito alguns trabalhos na televisão, também começando em 1965.


Leonard Whiting nasceu em 30 de junho de 1950, em Londres, na Inglaterra. Filho de operários ingleses, ele tem ascendência inglesa, irlandesa e cigana. Aos 12 anos de idade, ele tinha uma boy band que cantava músicas pop. 

Um dia, a banda de Whiting estava se apresentado em um casamento, quando um agente o viu cantando e o sugeriu para que tentasse o papel de Lionel Bart no espetáculo teatral Oliver!. Whiting conseguiu o papel, substituindo Davy Jones, que partia com o mesmo espetáculo para se apresentar em Nova York. Jones, mais tarde, faria parte do conjunto The Monkees.

Leonard Whiting atuou em Oliver! por 18 meses, e depois atuou na peça Love For Love, ao lado de Laurence Olivier. Com este trabalho, excursionou por Moscou e Berlin, e permaneceu em cartaz por outros 13 meses.

Em Oliver!

Em 1965 ele estreou na televisão, atuando na série inglesa A Poor Gentleman. Fez mais alguns trabalhos na TV britânica e em 1966 foi para os Estados Unidos atuar em The Legend of Young Dick Turpin, um especial de longa metragem, feito pelos estúdios Disney, para a televisão.

David Weston e Leonard Whiting em The Legend of Young Dick Turpin

O jovem ator então entrou em uma seleção com outros 300 rapazes para tentar o papel de Romeu. Zeffirelli ficou encantado com sua beleza e talneto e declarou "Ele tem um rosto magnífico, uma suave e melancolia, é doce, e é o tipo de jovem idealista que Romeu deveria ser!". Leonard começou a gravar o filme uma semana após se formar no secundário.

Após Romeu & Julieta, Whiting recebeu muitos convites para o cinema. Seu filme seguinte foi Real Caçador do Sol (The Royal Hunt of the Sun, 1969), ao lado de Christopher Plummer. Depois atuou em As Primeiras Experiências Amororas de Casanova (Infanzia, vocazione e prime esperienze di Giacomo Casanova, veneziano, 1969). Ambos os filmes pouco contribuíram para a continuidade de sua carreira.

Whiting, Chritopher Plummer e Robert Shaw em Real Caçador do Sol 

Em 1971 Leonard Whiting se casou com a modelo Cathee Dahmann, com quem teve uma filha (eles se separaram em 1977). Nesta mesma época, gravou a faixa The Raven no disco Tales od Mystery and Imagination, de Alan Parson. Também atuou em Recorda Teu Passado (Say Hello to Yesterday, 1971), ao lado da veterana Jean Simmons.

 Ao mesmo tempo, ele já começava a demonstrar o seu descontentamento na carreira no cinema. Após atuar em Na Guerra... Nem Tudo é Guerra (à La Guerre comme à la Guerre, 1972), começou a atuar com menos frequência. 

Em 1973 ele fez A Verdadeira História de Frankenstein (Frankenstein: The True Story, 1973), um filme feito para a televisão,
onde interpretava o Dr. Victor Frankenstein.


Depois ainda fez mais dois telefilmes, e abandonou as telas em 1975. Passando a se dedicar ao teatro e posteriormente, tornou-se autor teatral. Em 1995 ele voltou a se casar, desta vez com Lynn Presser, sua assistente, com quem está casado até os dias de hoe.

Em 1992 deu uma entrevista a revista People, onde declarou: "Eu fui empurrado instantaneamente para o estrelato internacional. Quando isto acontece, as pessoas pessoas querem que você repita esse sucesso de novo e de novo. Orson Welles disse certa vez: 'Comecei no topo, e depois comecei a descer!' Eu eu me identifico com isto!".

Em 1990 Leonard Whiting retomou brevemente a carreira de ator, emprestando sua voz para o desenho animado A Pedra dos Sonhos (The Dreamstone, 1990-1995).

E em 2015 o diretor Bruce Webb convenceu o ator a retornar às telas em Social Suicide (2015). Levemente inspirado em Romeu e Julieta, o filme mostra uma investigação policial sobre o suicídio de dois jovens amantes.

Social Suicide é estrelado por India Eisley, filha da atriz Olivia Hussey (a Julieta), que também atua na obra. Hussey e Whiting se reencontraram nas telas em 2015, 47 anos depois de estrelarem juntos o maior sucesso da carreira de ambos os atores.

India Eisley em Social Suicide

Leonard Whiting e Olivia Hussey em Social Suicide

Leonard Whiting atualmente




Confira também: Tributo a Oliva Hussey, a eterna Julieta




Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram


Postar um comentário

31 Comentários

  1. Este filme é um clássico maravilhoso. O casal Olivia & leonard(Romeo & Juliet ) Nāo haverá igual ficaram marcados para sempre. Impressionante parece uma história verídica, mereciam o Oscarna época. Até o filme. O melhor filme de Amor feito até os dias atuais. Um espetáculo, bárbaro em todos os sentidos.Um filme de ver e rever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha 13 anos é nunca esqueci deste filme. Vi mais vezes depois. Olívia e Leonard belíssimos. O filme é belíssimo!!!

      Excluir
    2. Eu tinha 13 anos é nunca esqueci deste filme. Vi mais vezes depois. Olívia e Leonard belíssimos. O filme é belíssimo!!!

      Excluir
  2. Amei este filme realmente marcou na minha vida. Na época eu tinha 15 anos. Inesquecível.

    ResponderExcluir
  3. Assisti 15 vezes de tanto que gostei.

    ResponderExcluir
  4. Filme inesquecível,eu tinha 19 anos

    ResponderExcluir
  5. PRA MIM O MELHOR , FORAM FEITAS OUTRAS ADAPTAÇÕES MAS ESSE FOI PRA MIM INESQUECÍVEL

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse filme..assisti várias vezes (clássico de W.Shekespeare

    ResponderExcluir
  7. eu tinha 13 anos,e chorei e chorei,affff o Cine VENEZA em Botafogo lotado,maravilhoso,ganhei o disco do meu pai,post grande que ficava no meu quarto,era 1970!!

    ResponderExcluir
  8. Eu amei o Romeu e Julieta de Zefirelli, sem dúvida a melhor de todas as versões. Fiz trabalho sobre Shakspeare para apresentar na aula de inglês no curso Normal, usando uma foto do casal, na cena onde eles encostam as mãos uma na outra, na hora do baile qdo se encontram atrás da pilastra do salão. Saiu na revista Manchete, na época. Uma foto muito bonita de um lindo filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zeffirelle seu filme Romeu e Julieta imbatível em tudo

      Excluir
  9. Adoro esse filme.ja perdi a conta de tantas vezes que vi.e hj revendo novamente.12/02/2020.a primeira vez que vi eu tinha 9 anos e hj 58.a sensaçao e sempre a mesma.musica maravilhosa.me encanta!

    ResponderExcluir
  10. Lindo este filme,me senti o próprio Romeu na época,por causa da ternura e doce amor do casal.

    ResponderExcluir
  11. Esse Romeu eterno Romeu mesmo depois de velho continua belo.😍

    ResponderExcluir
  12. Romeo e Julieta, o filme, é uma obra-prima de Franco Zefirelli. É maravilhoso!

    ResponderExcluir
  13. Obra-prima que embalou os sonhos de amor de muitos adolescentes, inclusive eu mesma.

    ResponderExcluir
  14. Filme belíssimo cheio de ternura e encanto, Romeu & Julieta nunca vai morrer ficara na memória de muitos brasileiros que se apaixonaram por esse belo trabalho de Frank Zeffirelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é realmente um filme encantador. Pra mim, esse será o único Romeo and Juliete.

      Excluir
  15. Como que eles não se apaixonaram? Faziam um casal perfeito.

    ResponderExcluir
  16. Eu simplesmente tiro o chapéu... filme eterno, e os atores são grandiosos... vida longa a essa obra de arte, sempre revejo quando dá, parece ate que foi o próprio shakespeare quem dirigiu o filme

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre lembro do filme e deles. Eu tinha apenas 14 anos. Hoje estou com 65 anos. Para mim só tem um filme Romeu e Juliet. Os outros não têm graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbem tinha 14 anos , apaixonei por ele , naquela epoca os jovens tinham poster nas paredes , tinha um dele ,enorme ,lindao ,

      Excluir
  18. Paixonante! Maravilhoso! ❤

    ResponderExcluir
  19. Era muito lindo! Julieta também muito linda. Esse filme ficou gravado para sempre na minha mente.

    ResponderExcluir
  20. Filme que ficou prá sempre na minha memória,tinha 13 anos e foi e continua sendo inesquecível

    ResponderExcluir
  21. Sinto uma grande saudade desse filme e até hoje assisto!

    ResponderExcluir
  22. Amo Romeu,amo Julieta,lindos,imagino que isso um dia ocorra comigo,como é feliz que tem um amor,mesmo tendo que se esconderem da humanidade!

    ResponderExcluir