Filmes sobre Anastásia Romanov


Anastásia Nikolaevna Romanov era a quarta filha do Czar Nicolau da Rússia. A princesa russa tinha apenas dezoito anos quando foi executada, junto com sua família, após a Revolução Russa de 1917.

Mas por muitos anos acreditou-se que ela pudesse ter sobrevivido, e várias mulheres reclamaram a identidade da princesa por décadas. A mais famosa delas foi Anna Anderson, que por muitos tempo acreditou-se ser mesmo a Anastásia, inclusive convencendo membros da realeza russa que haviam convivido com a garota.

Anastásia em 1916 e Anna Anderson em 1921

A história da princesa, ou da falsa princesa, sempre despertou a curiosidade do público. Constantemente foi relatada em páginas de jornais e revistas, e também ganhou às telas de cinema. Confira uma lista com as adaptações cinematográficas (e televisivas) sobre a suposta filha do Czar.

Anastasia, die Falsche Zarentochter (1928)




Primeiro filme realizado sobre a história, pouco tempo depois de Anna Anderson reclamar o lugar de Anastásia. Uma produção alemã que chegou a ser exibida nos Estados Unidos com o nome de Anastasia, The False Czar's Daughter.

A atriz Camilla Von Hollay interpreta a falsa princesa, enquanto Lee Parry interpreta a Anastásia original.


Lee Parry

Anastasia (1953)


Telefilme feito pela BBC, exibido em 12 de julho de 1953. A atriz Mary Kerridge interpreta a falsa Anastásia, enquanto Helen Haye (não confundir com Helen Hayes) interpreta a imperatriz russa. O ator Peter Cushing também estava no elenco.

Anastasia - Die Letzte Zarentochter (1956)

Produção alemã estrelada por Lili Palmer, que foi indicada ao Bafta de melhor atriz por este filme.



Ivan Desny e Lili Palmer

Anastácia, A Princesa Esquecida (Anastasia, 1956)


A mais famosa versão cinematográfica da história, esta superprodução da Twentieth Century Fox custou U$ 3.500.000 (três milhões de dólares) e foi indicada a diversos prêmios. O filme marca o retorno de Ingrid Bergman a Hollywood, após ir morar na Itália para se casar com o diretor Roberto Rossellini. Bergman ganhou um Oscar de Melhor atriz por este trabalho.

No elenco do filme ainda Yul Brynner, Helen Hayes e Ivan Desny, que havia estrelado com Lili Palmer o filme alemão produzido no mesmo ano.

Trailer de Anastácia, a Princesa Esquecida


Anastasia (1967)


Telefilme exibido pela NBC em 17 de amrço de 1967, tinha Julie Harris (de Vidas Amargas) no papel principal. Julie Lynn Fontanne (que interpreta a imperatriz russa) foram indicadas ao Emmy pela atuação.

Julie Harris e Lynn Fontanne

Anastácia - O Mistério de Ana

(Anastasia: The Mystery of Anna, 1986)




Superprodução feita para a TV, estrelada por Amy Irving. Tem um elenco repleto de atores veteranos, como Rex Harrison, Olivia de Havilland, Claire Bloom, Elke Sommer e Omar Shariff. Olivia de Havilland recebeu o Globo de Ouro de Melhor atriz coadjuvante por esta atuação e Amy Irving foi indicada a melhor atriz. Estreia no cinema do ator Christian Bale, como o pequeno Alexei Romanov.

Amy Irving e Olivia de Havilland

Christian Bale e Omar Shariff

Anastasia (1997)


Animação produzida pela Twentieth Century Fox. Dirigido por Don Bluth e Gary Goldman, foi indicado a vários prêmios, incluído aos Oscar de melhor canção (com duas indicações). Meg Ryan dublou Anastásia, e entre os dubladores estão John Cussack, Christopher Lloyd, Hank Azaria, Bernadette Peters, Kirsten Dunst e a veterana Angela Lansbury.

Trailer de Anastasia


0 comentários:

Enviar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil