Leonardo Villar completa 96 anos de idade


O ator Leonardo Villar é um dos mais queridos atores da dramaturgia brasileira. Discreto e educado, o ator brilha nos palcos, cinema e televisão em uma carreira de quase sete décadas.

Leonardo Villar iniciou sua carreira no teatro no começo da década de 50, e logo tornou-se um dos atores mais aclamados dos palcos brasileiros. Ele fez parte de companhias importantes, como a Cia Dramática Nacional, de Sérgio Cardoso e o lendário Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC.


Seu desempenho no teatro o levou para televisão, veículo em que o ator estreou em 1952, em um episódio do Grande Teatro Tupi. Nos teleteatros televisivos, atuou em emissoras como Tupi, TV Paulista, Record e Excelsior.

Leonardo Villar na peça Amores da Corte de Espanha (1953),
no Teledrama Três Leões da TV Paulista (1953)

Versátil, Leonardo Villar desempenhava com o mesmo brilho papéis dramáticos ou cômicos, e ao lado de Cleyde Yaconis, chegou a atuar em um sitcom na Tupi, chamado Show a Dois, que mostravam as desventuras de um casal, nos moldes de I Love Lucy (e do brasileiro Alô Doçura).

Leonardo Villar e Cleyde Yaconis em Show a Dois

Foi também em 1962 que o ator se tornou mundialmente famoso, ao protagonizar o filme O Pagador de Promessas. Baseado na obra de Dias Gomes, este foi o primeiro trabalho de Leonardo no cinema, que vivia Zé do Burro, um homem simples, que quer pagar uma promessa pela recuperação de seu burro.


Leonardo Villar e Glória Menezes em O Pagador de Promessas

Dirigido pelo antigo galã da Atlântida Anselmo Duarte, o filme fez um grande sucesso, e tornou-se o primeiro filme brasileiro a vencer o a Palma de Ouro no Festival de Cannes (e até o momento, único). Anselmo derrotou grandes diretores como Michael Cacoyanes, Robert Bresson, Luis Buñel e Michelangelo Antonioni.

O Pagador de Promessas também foi o primeiro filme brasileiro a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Leonardo Villar segurando a Palma de Ouro em Cannes,
ao lado de Norma Benguell, Glória Menezes e Anselmo Duarte

No cinema, atuou em muitos filmes importantes, como Lampião, o Rei do Cangaço (1964), A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1965), O Santo Milagroso (1966), A Madona de Cedro (1968), Ação Entre Amigos (1998) e Brava Gente Brasileira. Ao todo, o ator participou de quase 20 filmes, inclusive os internacionais Samba (1965), filme espanhol estrelado por Sarita Montiel e Jogo Perigoso (Juego Peligroso, 1967), filme mexicano que ainda tinha eva Eva Wilma e Annick Malvil no elenco. Ambas as produções internacionais foram rodadas no Rio de Janeiro.

Em 2008 Leonardo Villar despediu-se do cinema no tocante Chega de Saudade (2008).

Leonardo Villar e Vanja Orico em Lampião, o Rei do Cangaço

Leonardo Villar e Leila Diniz em A Madona de Cedro

Leonardo Villar em Brava Gente Brasileira

Leonardo Villar com Tônia Carrero em Chega de Saudade

Em 1965 o ator estreou em uma telenovela, atuando em A Cor de Sua Pele, na TV Tupi. Ao lado de Iolanda Braga, o ator causou polêmica ao protagonizar o primeiro casal inter-racial da televisão brasileira. 

Iolanda Braga e Leonardo Villar em A Cor da Sua Pele

Na televisão, destacou-se em novelas como Uma Rosa com Amor (1973), Os Ossos do Barão (1973), Escalada (1975), Estúpido Cúpido (1976), Barriga de Aluguel (1990) Os Ossos do Barão (1997), Laços de Família (2000) e Coração de Estudante (2002). Uma curiosidade, com a morte prematura de Sérgio Cardoso,  Leonardo Villar  assumiu o papel de Prof. Luciano  nos últimos capítulos de O Primeiro Amor (TV Globo, 1972).

Seu último trabalho na televisão foi na novela Passione, em 2010.

Aracy Balabanian, Leonardo Villar e Djenane Machado em Meu Primeiro Amor 

Leonardo Villar e Vanda Lacerda em Uma Rosa Com Amor

Maira Della Costa e Leonardo Villar em Estúpido Cupido

Leonardo Villar e Giovanna Antonelli em Laços de Família

Leonardo Villar e Cleyde Yaconis em Passione

Atualmente Leonardo Villar está aposentado, afastado das telas que o consagraram.







Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

0 comentários:

Enviar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil