Ator Earl Cameron, protagonista do primeiro casal inter-racial do cinema inglês, morre aos 102 anos de idade


Morreu no dia 03 de julho o ator bermundense Earl Cameron, aos 102 anos de idade. Earl estreou no cinema no filme Encontro em Londres (Pool of London, 1951), onde ao lado da atriz Susan Shaw, interpretou o primeiro casal inter-racial do cinema inglês. Apesar do pioneirismo, o filme acabou sendo censurado no país, sendo exibido somente muitos anos depois.

Susan Shaw e Earl Cameron em Encontro em Londres

Nascido nas Bermudas, em 08 de agosto de 1917, Earl Cameron ingressou na marinha inglesa, e foi para Londres em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele tornou-se ator por acaso, após ir assistir a uma peça de uns colegas. Após ver alguns atores negros no palco, ele perguntou se também poderia se tornar ator. O diretor disse "de jeito nenhum", mas três semanas depois mando chamá-lo, porque um dos atores havia adoecido. Com o fim da Guerra, ele retornou às Bermudas, retornando à Inglaterra só no começo dos anos 50.

Com quase cem filmes no seu currículo, ele atuou em diversos filmes de aventuras, muitas vezes relegado a papéis estereotipados, em produções como Simba (1955), A Morte Espreita na Floresta (Safari, 1956), Odongo (1956), Tarzan, o Magnífico (Tarzan the Magnificent, 1960) e Os Três Desafios de Tarzan (Tarzan's Therre Challenges, 1963).

Ele também atuou em 007 Contra a Chantagem Atômica (Thunderball, 1965), um dos filmes da saga de James Bond.

Earl Cameron em 007 Contra a Chantagem Atômica

Com muitos trabalhos também na televisão, ele continuou atuando até 2013, e ainda esperava convites para retornar ao cinema. Entre seus trabalhos mais recentes estão os filmes A Rainha (The Queen, 2008) e A Origem (Inception, 2010).

Em 2009 ele foi consagrado membro do Império Britânico.

Earl Cameron e Helen Mirren, em A Rainha

O ator faleceu em sua casa, nas Bermudas, ao lado da segunda esposa e dos cinco filhos, aos 102 anos de idade.




0 comentários:

Publicar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil