Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre Mauro Gianfrancesco, um incansável guardião da memória da televisão brasileira


Morreu no dia 12 de junho o escritor, pesquisador, ator, dramaturgo e pioneiro da televisão brasileira Mauro Gianfrancesco, aos 74 anos de idade.


Mauro Gianfrancesco nasceu em São Paulo, em 05 de julho de 1945. Filho de imigrantes italianos, ele nasceu na Moóca, e apaixonou-se pelo teatro ao frequentar o Teatro Arthur Azevedo, no bairro onde morava.

Com doze anos de idade, seu pai comprou o primeiro aparelho de televisão, e Mauro se apaixonou pelo veículo. Ele foi até a TV Tupi pedir emprego, e acabou conhecendo a jornalista Lyba Friedman, que lhe arrumou um emprego na emissora. Mauro acabou trabalhando no tráfego, no setor do arquivo da Tupi. Desde então, tornaria-se um grande lutador da preservação da memória do canal paulista.]

Mais tarde, ele também foi produtor na emissora, e também passou pelas TVs Bandeirantes, Cultura e TVS. Formado em letras e pedagogia, foi também produtor de programas educativos, como o Telecurso Segundo Grau e o Zero à Seis.

Seu sonho de ser ator foi realizado quando, em 1966, interpretou Otto Frank na peça O Diário de Anne Frank.

Mauro Gianfrancesco (o primeiro a esquerda) e artistas veteranos da TV Tupi, no Bairro do Sumaré. Com ele: a jornalista Telé Cardim, a garota-propaganda Ana Maria Neumann, as atrizes Yara Lins, Lia de Aguiar e Laura Cardoso, o diretor Luis Gallon, o ator Dante Ruy e o autor Chico e Assis. Atrás desse grupo estão (da esquerda para direita): jornalista Julio Lerner, o contrarregra Sivuca, o ator Walter Forster, o jornalista Walter Abraão e o ator José Parisi. A foto foi feita em abril de 1990 | reprodução/acervo Museu Pró-TV


Na TVS (posteriormente SBT), foi o autor da novela O Anjo Maldito (1983), baseada em uma novela mexicana. Mauro Gianfrancesco foi também um grande incentivador da Pró-TV, e junto com Eurico Neiva escreveu dois livros: De Noite Tem e Astros e Estreladas da TV Tupi, ambos sobre a memória da televisão brasileira.






Recentemente, participou como entrevistador de diversos programas Persona in Foco, na TV Cultura. Mauro Gianfrancesco lutava com problemas cardíacos, que se agravaram no ano passado. Ele faleceu aos 74 anos de idade.




Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

0 Comentários