Astrud Gilberto, a brasileira que levou a Bossa Nova para Hollywood


A bossa nova é um dos ritmos brasileiros mais conhecidos mundialmente, e foi a cantora Astrud Gilberto uma das responsáveis pelo gênero conquistar Hollywood. Atualmente, mais de 50 filmes usaram a voz de Astrud em suas trilhas sonoras.

Mas a baiana, que foi casada com João Gilberto, também chegou a atuar diante das câmeras, na terra do cinema.

Astrud e João Gilberto

Astrud Evangelina Weinert nasceu em Salvador, em 29 de março de 1940. Ainda criança, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde se tornou a melhor amiga da então aspirante a cantora Nara Leão.

Foi Nara quem a apresentou para João Gilberto, com quem ela se casou, em 1959. Incentivada pela amiga, Astrud iniciou sua carreira em 1960.


Em 1963 o casal se mudou para os Estados Unidos, e no mesmo ano ela participou de um álbum do lendário saxofonista Stan Getz, um dos maiores nomes mundias do jazz. Após gravar Getz/Gilberto, Astrud e João se separaram.

Na mesma época, a gravação da cantora de Garota de Ipanema, em Inglês, estourou nas paradas de sucesso. Astrud foi convidada por diversos programas de televisão, e foi chamada para trabalhar em Hollywood. Contratada pela MGM, ela apareceu cantando na comédia adolescente Turma Bossa Nova (Get Yourself a College Girl, 1964), estrelada por Nancy Sinatra e Chad Everret.

O filme era repleto de números musicais.


Astrud Gilberto apareceu como ela mesma, cantando The Girl From Ipanema, acompanhada de Stan Getz. A canção Garota de Ipanema é uma das musicas brasileiras mais tocadas no mundo até os dias de hoje.

Veja Astrud Gilberto, cantando em Hollywood

Ao lado de Stan Getz, novamente cantado Garota de Ipanema, ela também participou do filme The Hanged Man (1964), feito para a televisão. O filme era dirigido por Don Siegel, e estrelado por Vera Miles e Robert Culp.

Astrud seguiu cantando, e ganhou um Grammy no ano de 1965. Ela gravou diversos discos, em vários idiomas. Atualmente, ela ainda mora nos Estados Unidos, acompanhada dos filhos.

Astrud Gilberto recebendo seu Grammy das mãos de Sammy Davis Jr.

Astrud Gilberto também se tornou pintora, e é conhecida por ser uma ativista pelos direitos dos animais.


Astrud Gilberto


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

0 comentários:

Publicar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil