Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

O triste fim de Fernando Ramos da Silva, o astro de Pixote


Por Diego Nunes


Dirigido por Héctor Babenco, e aclamado pela crítica internacional, Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980) é um dos filmes mais importantes da história do cinema brasileiro. O menino Fernando Ramos da Silva, seu protagonista, gozou de fama imediata após o sucesso da obra, mas isto não foi suficiente para mudar seu trágico destino.


Fernando Ramos da Silva em Pixote, a Lei do Mais Fraco

Fernando Ramos da Silva nasceu em São Paulo, em 29 de novembro de 1967. Ele tinha 12 anos de idade, e nhenhuma experiência com atuação, quando foi escolhido por Héctor Babenco para estrelar Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980).

Fernando usou muitas de suas experiências como um menino da periferiferia de Diadema para dar vida a Pixote, um menino de rua corrompido e marginalizado pela criminalidade. O filme fez um enorme sucesso, e foi aclamado em festivais de cinemas estrangeiros, e concorreu ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira.



Um ano após o lançamento do filme, o menino foi convidado para atuar na novela O Amor É Nosso (1981). Fernando Ramos da Silva sofreu preconceito nos bastidores das gravações, com colegas do elenco dizendo que temiam serem roubados pelo "menino de rua".

A novela foi um fracasso de bilheteria, e acabou tendo suas fitas jogadas no lixo pela emissora, na única vez que a Rede Globo fez questão de descartar uma novela produzida.


Tônia Carrero e Fernando Ramos da Silva em O Amor é Nosso

Maas a participação de Fernando na novela foi curta, pois ele logo foi demitido. Semianalfabeto, o garoto não conseguia decorar os textos do roteiro.

Ele ainda trabalharia como ator, mas de volta ao cinema. Ainda em 1981 atuou em outra obra fundamental da cinematografia nacional, Eles Não Usam Black-Tie (1981). Depois, também atuaria no longa Gabriela (1983), que contava com o astro italiano Marcello Mastroaini no elenco.


Fernando Ramos da Silva em Eles Não Usam Black Tie




Fernando Ramos da Silva em Gabriela

Sem conseguir emplacar na carreira de ator, ele retornou à Diadema, onde passou a viver uma vida de miséria e precaridades. Fernando Ramos da Silva foi preso duas vezes, uma por roubar uma televisão, e a outra por porte de arma. Mas nenhuma das prisões se extendeu por mais de uma semana.

Em uma entrevista, o antigo astro mirim que impressionou o mundo, declarou que era constantemente perseguido pela polícia, que não conseguia separar sua vida real do personagem encarnado no cinema.

No dia 25 de agosto de 1987 o ator foi executado em uma controversa operação policial, com apenas 19 anos de idade. Ele foi morto com oito tiros à queima roupa, enquanto se escondia embaixo de sua cama. Dois políciais militares acusaram Fernando de ter participado de um assalto, e o mataram dentro de sua casa. As últimas palavras do ator foi "não atirem, eu tenho uma filha pra criar". Um dos policiais disse "agora te peguei Pixote".

Fernando Ramos da Silva e a filha, no bar que ele montou

A investigação foi cheia de mentiras, e os policiais admitiram que plantaram uma arma no local do crime. Toda a fraude processual foi amplamente divulgada pela imprensa internacional, mas os polícias nunca foram presos pela ação. No mesmo dia, os polícias também mataram o adolescente, de 16 anos, Marcelo Bicalho, que também havia atuado na novela O Amor é Nosso, e também morava na periferia de Diadema.

Sua esposa, Cida Venâncio, escreveu o livro Pixote Nunca Mais, que inspirou o filme Quem Matou Pixote? (1996), tendo o ator Cassiano Carneiro no papel de Fernando Ramos da Silva.


Cartaz do filme Quem Matou Pixote?

Dois irmãos de Fernando Ramos da Silva também foram assassinados, e ninguém nunca foi punido por estes crimes.

Veja Também: O Triste Fim de Aron Hassan, de De Corpo e Alma (1992)



Leia também:  Daniella Perez, a estrela interrompida

Leia também: Bruno Moreira, o bebê de Barriga de Aluguel é assassinado no Rio de Janeiro, aos 31 anos de idade

Veja também: Relembrando o ator e dublador Alexandre Lippiani

Leia também: Por Onde Anda? A Atriz Simone Carvalho

Leia Também: Relembrando o breve e talentoso Thales Pan Chacon

Leia também: Relembrado o breve e talentoso Lauro Corona

Leia também:  Relembrando o ator Marcelo Ibrahim, o "Rambo Brasileiro"

Leia também: Leia também:  Por Onde Anda? Eduardo Tornaghi, o galã que largou tudo para viver uma vida simples

Veja também:  Claudia Magno, A Menina do Rio

Leia também:  Por onde anda? A atriz Djenane Machado 

Leia também:  Por Onde Anda? Paulo Castelli, o galã dos belos olhos azuis

Veja também: Os Estranhos (1969) - A Novela da Excelsior

Leia também:   Sílvia Bandeira Completa 70 Anos de Idade

Veja também: A História de Eva Wilma

Veja também: A História de Ênio Santos


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX mcinematograficas@gmail.com




Postar um comentário

4 Comentários

  1. Brasileiro é triste quando não sabe separar realidade com a ficção

    ResponderExcluir
  2. Michael Carvalho Silva18 de setembro de 2024 às 10:45

    Por falar no finado Fernando Ramos da Silva, o Mirtes Carvalho era o principal traficante e fornecedor individual de drogas pesadas e ilícitas e também o amante de aluguel bissexual e remunerado exclusivo e particular de um casal de mendigos e vigaristas ítalo-brasileiros indecentes e traiçoeiros feito ele próprio também aqui em Itaipuaçu chamados Maurício e Ariane que agora estão enfrentando um divórcio litigioso na justiça sendo que a única filha deles chamada Raquel é completamente diferente dos próprios pais por ser uma moça de família e uma dama de classe extremamente honesta, decente, fina e educada além desses dois serem completamente odiados e mal falados por todo mundo sem exceção por serem completamente cínicos e fofoqueiros sendo que agora os dois estão numa verdadeira situação de merda por conta de todas as sujeiras e sacanagens que eles sempre armaram juntos de propósito contra todo mundo sem exceção também.

    ResponderExcluir
  3. Michael Carvalho Silva18 de setembro de 2024 às 11:06

    A propósito, Brigitte Bardot e Ava Gardner sempre apanharam na cara de todo mundo no cinema e na vida real durante a vida inteira desde o dia em que nasceram feito Mirtes Carvalho e seus finados parentes Getúlio e Edna que eram pai e filha além de amantes incestuosos e consanguíneos junto com ele próprio também dentro e fora da cama, Taís Araújo, Lázaro Ramos, Xuxa, Cátia Paganote, Fernanda Tavares, Lula, Gleisi Hoffman, Fábio Assunção, Deborah Evelyn, Ivan Maia, Márcio de Andrade do blog mascu e subversivo Quebrando os Mitos, Maria Ceiça, José Mayer, Kim Basinger, James Earl Jones, Naomi Campbell, Wesley Snipes, Will Smith, Charlize Theron, Naomi Watts, Hugh Grant, Finola Hughes, Steven Spielberg e Peter Jackson porquê ambas nunca passaram de duas sem vergonhas imorais e promíscuas da pior espécie feito todos eles de uma só vez também.

    ResponderExcluir
  4. Michael Carvalho Silva18 de setembro de 2024 às 12:09

    A história patética de Fernando Ramos da Silva e também de Fábio Assunção e Gisele Fróes aqui no Brasil me faz lembrar de Michael Biehn e Peter Jackson que continuam sendo a grande piada mundial de Hollywood e da Internet também até os dias de hoje.

    ResponderExcluir