Por Diego Nunes
Ednei Giovenazzi nasceu em Pederneiras, interior de São Paulo, em 12 de agosto de 1930. Curiosamente, ele formou-se em odontologia, e exerceu a profissão por 14 anos, antes de se tornar ator. Paralelamente a carreira de dentista, começou a estudar teatro, estreando no teatro amador em 1962. Sua estréia profissional foi na peça O Sábio, em 1963.
Giovenazzi fez seu primeiro filme, Tédio, em 1965 e dois anos depois estreou na televisão na novela O Santo Mestiço (1966), na Rede Globo. Em seguida foi para a TV Tupi, onde estrelou a novela Yoshico, Um Poema de Amor (1967), onde interpretava um japonês, e fazia par romântico com a cantora Rosa Miake.
No mesmo ano, atuou em outras duas novelas na Tupi, O Jardineiro Espanhol e O Pequeno Lord. De volta a Globo, atuou em A Cabana do Pai Thomáz (1969), e então não parou mais de atuar. Foram 40 novelas ao longo da carreira, atuando na Globo, Tupi, Bandeirantes, Manchete e SBT.
Nas telenovelas, destacou-se em A Próxima Atração (1970), Pigmalião 70 (1970), Selva de Pedra (1972), Os Ossos do Barão (1973), Ovelha Negra (1975), Salário Mínimo (1978-1979), Que Rei Sou Eu (1989), Tropicaliente (1994) e Brida (1998). Em Felicidade (1991), interpretou o personagem Chico Treva, que usava próteses dentárias em sua caracterização, feitas pelo próprio Giovenazzi.
Veja também: Tributo á atriz Cacilda Becker
3 Comentários
Magnífico ator.
ResponderExcluirTá fazendo falta.
parabens por lembrar desse grande ator, que anda sumido. valeu.
ResponderExcluirComo vive hoje o ator EDINEI GIOVINAZZE???
ResponderExcluir