Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? A atriz Dorinha Duval


Embora já fosse uma veterana, foi na década de 70 e começo dos anos 80 que Dorinha Duval ganhou mais projeção. Depois de atuar em muitas novelas, Dorinha foi escalada para interpretar a Cuca no Sítio do Pica-Pau Amarelo, em 1977 (na Rede Globo). Em 1980, sua carreira foi interrompida bruscamente quando a atriz foi presa por assassinar o marido, o cineasta Paulo Sérgio Alcântara.

Dorah Teixeira, mais conhecida como Dorinha Duval, nasceu em 21 de janeiro de 1929, em São Paulo. Ingressou no mundo artístico como cantora, nos anos 1940, acompanhando o pianista Moacir Peixoto (irmão do cantor Cauby Peixoto) na extinta boate Oasis. No mesmo local, também se apresentou ao lado da orquestra do maestro, pianista e compositor Robledo, cantando e tocando maracas – instrumento que lhe valeu, na época, o apelido de Dorah Maraca.

Ainda adolescente, entrou para o grupo de bailarinas do diretor Carlos Lisboa, fazendo apresentações em cassinos do interior de São Paulo. Ao mesmo tempo, começou a se encantar pelo teatro. Descoberta pelos atores Mary e Juan Daniel, pais do diretor Daniel Filho, ingressou no teatro de revista. Em 1947, usando o apelido de Chininha, devido a seus olhos puxados, foi uma das girls de Um Milhão de Mulheres, uma revista revolucionária, estrelada pelas vedetes Salomé Parísio e Virgínia Lane.


Dorinha Duval, vedete


O sucesso nas revistas levou a atriz para a televisão. Dorinha estreou na TV Tupi de São Paulo, participando de programas como TV de Comédia, a partir de 1957. Nesta época, a atriz casou-se com o diretor de TV Mário Pomponet Júnior.

Em 1958 ele fez parte do sitcom Chica Boa, também na Tupi. No elenco do seriado, Amândio Silva Filho, Vida Alves, Geni Prado, Casarré, Marisa Sanchez, Flávio Pedroso e Eduardo Abbas. A direção era de Geraldo Vietri.


 Dorinha Duval, de óculos, em Chica Boa


Em 1962 Dorinha se casou com o ator Daniel Filho, filho de Mary e Juan Daniel. Juntos eles trabalharam na TV Rio e TV Excelsior, o no programa Times Square.


Dorinha Duval e Daniel Filho


O casal permaneceu juntos até 1972, e em 1965 Dorinha deu à luz a atriz Carla Daniel, sua única filha. Paralelamente à carreira na televisão, Dorinha Duval atuava no cinema. Em 1952, fez seu primeiro filme, Veneno (1952), estrelado por Leonora Amar, uma brasileira que fez muito sucesso no México. Nos anos seguintes, atuou em Vou te Contá (1958), de Alfredo Palácios, As Aventuras de Pedro Malasartes (1960), dirigido por Amácio Mazzaropi, e O Homem que Roubou a Copa do Mundo (1961), de Victor Lima, entre outros.

Dorinha Duval começou a trabalhar na Rede Globo em 1969, no elenco da novela Verão Vermelho, de Dias Gomes. No início dos anos 1970, esteve no elenco de três das novelas de maior sucesso da teledramaturgia brasileira, todas dirigidas por Daniel Filho: Irmãos Coragem (1970), de Janete Clair, Minha Doce Namorada (1970), de Vicente Sesso, e Selva de Pedra (1972), também de Janete Clair.

Em 1973 ela interpretou uma das irmãs Cajazeiras na novela O Bem-Amado (1973), também de Dias Gomes. 


Dirce Migliaccio, Dorinha Duval e Ida Gomes em O Bem Amado

Dorinha ainda atuou em novelas como O Espigão (1974), O Feijão e o Sonho (1976), Sinal de Alerta (1978), e dos programas Plantão de Polícia e Azambuja & Cia. Em 1977 Dorinha interpretou a bruxa Cuca em O Sítio do Pica Pau Amarelo.



Dorinha Duval vestindo a roupa de Cuca


Em 1980, durante uma discussão, Dorinha Duval matou o seu terceiro marido, o produtor publicitário e cineasta Paulo Sérgio Garcia Alcântara. Dorinha, 16 anos mais velha que o marido, era constantemente vítima de abusos verbais por parte dele, que a chamava de velha, flácida, e dizia que queria mulheres mais novas. Na é epoca, a atriz tinha 51 anos de idade. Um dia, Dorinha nao aguentou as inúmeras ofensas e humilhações, e num momento de raiva deu três tiros no marido.

A atriz foi presa, e cumpriu seis anos de prisão. Ao receber liberdade, afastou-se da vida pública. Em 2002 lançou uma auto biografia, onde contava sobre os momentos difíceis de sua vida. Ela foi estuprada aos 15 anos de idade e chegou a se prostituir para poder sobreviver. Também fala da tentativa de suicídio e sobre a morte de Paulo.


Dorinha Duval em 2002

  
Em 2006 ela foi homenageada no capítulo final da novela Belíssima (2006), onde foi homenageada ao lado de outras vedetes como Virginia Lane e Carmen Verônica.

Atualmente Dorinha Duval faz parte do time dos aposentados da Globo, um grupo de artistas ainda contratado, mas que não trabalha mais. Entre outras coisas, o salário garante assistência médica aos veteranos. Ela dedica-se o seu tempo entre o esoterismo, além de ter se tornado pintora e escultora.


 Dorinha Duval, a primeira a esquerda, em 2018, junto com os veteranos Pedro Farah, Berta Loran, Ana Maria Sagres, Ruth de Souza e o comediante Nelson Freitas.


Dorinha Duval atualmente







Veja Também: A História de Ana Ariel, Filha do Palhaço Piolin

Veja também:  Claudia Magno, A Menina do Rio


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com


Postar um comentário

33 Comentários

  1. Não consigo acreditar que esta saudosa artista tenha completado 90 anos. É mais velha que meu pai, que tem 86. Esta veterana teve uma vida muito dura, mas sobreviveu a tudo isto.

    Salve, Dorinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que saudosa, se ela ainda está viva?

      Excluir
    2. Muito triste o que aconteceu com ela.

      Excluir
    3. 🇧🇷 Tempo que atores não recebiam dinheiro do M. da Educação o MEC.! Ela poderiaatirar no saco e deixá-lo aleijado 😊😜

      Excluir
  2. Grande Dorinha Duval! Grande atriz e grande mulher! Saudades de vê-la interpretando... A vida lhe deu limões amargos e ela fez limonadas doces! Exemplo de vida e de garra, muito feliz em saber que já tem 90 anos e está tão bem.

    ResponderExcluir
  3. Essa página sempre me trazendo ótimas reportagens! Como foi bom saber da Dorinha Duval... Me lembro bem dela e me surpreendi ao saber que fez 90 anos! E de bônus ver a foto desses queridos veteranos da nossa TV... ❤

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Por que sofria muita humilhação e violência psicológica. Ele bem que mereceu a morte, né?!

      Excluir
    2. Matou não!! Deu a descarga!

      Excluir
  5. Adorei saber que Dorinha está bem, graças a Deus. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico feliz que Dorinha esteja bem....saudades.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Grande Dorinha! É dona de um corpo escultural e de uma personalidade forte. Bem que ela poderia escrever uma autobiografia e depois ter o livro adaptado para o cinema. Seria uma baita história! Eu acredito...

    ResponderExcluir
  8. Lembro como hoje das personagens que ela protagonizou. Saudades dela e que bom que está saudável e muito bem depois de tanta dificuldade.

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Dorinha Durval ainda está viva e bem saudável aos 90 anos! Ótima atriz!

    ResponderExcluir
  10. Adorei saber notícias de Dorinha Duval. Seria muito bom alguma entrevista com esses que não estão mais na mídia.

    ResponderExcluir
  11. Maravilhosa atriz ,ainda não tinha a Lei Maria da Penha,Glorinha Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  12. Legal saber como está a atriz Dorinha Duval, gostava das irmãs cajazeiras e da cuca

    ResponderExcluir
  13. Um icpni da dramartugia brasileira beojos Dorinha

    ResponderExcluir
  14. Fico feliz em saber que Dorinha Durval está viva e está bem,que não foi abandonada pela TV Globo! Foi uma grande Atriz e se tornou uma Artista Plástica de valor! Dorinha ainda tem muitos Fãs!!!

    ResponderExcluir
  15. As palavras ofendem tanto quanto uma agressão física. Ou você baixa a cabeça ou reage. É aí tudo é imprevisível. Uma história de vida.

    ResponderExcluir
  16. Saudades da Dorinnha Duval .
    Fez parte de minha infância e adolescência.Feliz em vê-la bem !

    ResponderExcluir
  17. Eu queria dar um abraço nela...bem abertado.

    ResponderExcluir
  18. 🇧🇷 A Lei Roanet é faca com 2 dois gumes, não deve ser prá uso próprio, é roubar assim o dinheiro, de alimentação, das crianças.!

    ResponderExcluir
  19. Inesquecível Cuca, do Sítio do Picapau Amarelo. Mulher sofrida, deu a volta por cima da dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma grande mulher, não era para ter acontecido; mas, aconteceu e ele que, como não prestava, buscou a morte. Ninguém merece ser humilhado. Ainda mais, uma mulher, ser chamada de velha. Mereceu ter encontrado um belo caminho na vida. Que bom que encontrou paz nesta vida.

      Excluir
  20. (Dorinha) Turminha boa que andava triste e o doutor receitou twist. (Daniel) Aí aí aí então castiga que esse rebolado me deixou Gramado pelo seu twist) Samba de Branco no programa Times Suárez na TV. Excelsior canal 9 São Paulo.

    ResponderExcluir