Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Melanie Griffith completa 66 anos de idade


Uma das maiores estrelas da década de 1980, Melanie Griffith vem de uma família de atores. Sua mãe é a lendária atriz Tippi Hedren, a estrela de Os Pássaros, de Alfred Hitchcock. Seu pai, Peter Griffith foi um ator mirim, e Melanie é mãe da atriz Dakota Johnson, estrela de 50 Tons de Cinza.



Melanie Richard Griffith nasceu em Nova York, em 09 de agosto de 1957, e teve como madrinha de batismo a atriz Marilyn Monroe. Seus pais eram atores, mas se separaram quando Melanie tinha quatro anos de idade. Seu pai, Peter Griffith, havia tornado-se um alcoólatra, frustrado com a carreira bem sucedida da esposa, enquanto ele se via sem trabalhos para atuar.

Sua mãe se casou novamente, com o agente de talentos Noel Marshall, e seu pai se casou com a diretora de arte Nanita Greene Samuels, com quem teve dois filhos, Clay A. Griffith e a também atriz Tracy Griffith.


Tippi Hedren e Melanie Griffith

Aos 9 meses de idade ela começou a trabalhar como modelo publicitário, e aos12 anos Melanie fez sua estreia no cinema, fazendo figuração no filme Smith! (1969), estrelado por Glenn Ford. Ela faria pequenos papéis ainda em The Harrard Experiment (1973), Um Lance no Escuro (Night Moves, 1975) e Sorria (Smile, 1975).


Melanie Griffith em Sorria

Sua mãe era a estrela de The Harrad Expermient, e contracenava com o jovem ator Don Johnson, que mais tarde seria a estrela de Miami Vice. Melanie se apaixonou por Johnson, e dois anos mais tarde eles se casariam pela primeira vez, em 1976.

Tippi permitiu que a filha, que tinha apenas 14 anos (enquanto o ator tinha 22, e já havia se divorciado duas vezes) fossem morar juntos antes de se casarem, mas o casamento durou apenas alguns meses.

Em 1975 ela teve seu primeiro grande papel, quando atuou no filme A Piscina Mortal (The Drowning Pool, 1975), contracenando com Paul Newman.


Paul Newman e Melanie Griffith em A Piscina Mortal

Griffith destacou-se nesta época fazendo papéis de ninfetas sensuais, tendo inclusive aparecido nua em Um Lance no Escuro, Ha-Gan (1977) e Joyride (1977).


Melanie Griffith e Don Johnson, em 1976


Infelizmente, a medida que sua carreira progredia, a a jovem atriz tornava-se dependente de álcool e drogas, fato que fez com os produtores deixassem de chamá-la para novos filmes. Ela então começou a trabalhar com mais frequência na televisão.

E foi durante as gravações do telefilme Marcha Para Um Ideal (She's in the Army Now, 1981) que ela conheceu seu segundo marido, o ator Steven Bauer, com quem ela se casou em 1981. O casal permaneceu unido até 1989, e Steve é pai do primeiro filho da atriz.


Melanie Griffith e Steve Bauer

Bauer ajudou Melanie Griffith a encontrar a sobriedade, e a incentivou a ter aulas de interpretação com a lendária instrutora Stela Adler.

Ainda em 1981 a atriz atuou em Manobristas da Pesada (Underground Aces, 1981) e em Roar (1981), um filme que mostrava a vida de Tippi Hedren e seu santuário de animais, onde a atriz convivia com diversos leões dentro de sua casa, criados juntos com suas filhas.


Melanie Griffith em Roar


Melanie ainda atuou em Cidade do Medo (Feard City, 1984), antes dos conselhos de Bauer darem efeito. Mas as aulas de atuação provaram ter valido a pena quando o diretor Brian de Palma a escalou para viver uma atriz pornô no thriller Dublê de Corpo (Body Double, 1984), que fez muito sucesso, e elevou a atriz ao estrelato.

Elogiada pela crítica, a atriz recebeu alguns prêmios, e foi indicada ao seu primeiro Globo de Ouro.



Melanie Griffith em Dublê de Corpo


O diretor Jonathan Demme ficou tão impressionado com seu desempenho, que a convidou para estrelar Totalmente Selvagem (Something Wild, 1986), que também rendeu a atriz elogios e outra indicação ao Globo de Ouro, apesar do filme não ter sido bem sucedido nas bilheterias. Mas com o passar dos anos, Totalmente Selvagem ganhou o status de filme cult.


Jeff Daniels e Melanie Griffith em Totalmente Selvagem


Melanie estrelou ainda Cherry 2000 (1987) e Rebelião em Milagro (The Milagro Beanfield War, 1988), antes de ser escalada para um dos papéis mais famosos de sua carreira, Uma Secretária de Futuro (Working Girl, 1988), dirigido por Mike Nichols.

O papel da corajosa secretária Tess McGill lhe rendeu uma indicação ao Oscar, e deu a Melanie um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia.


Melanie Griffith, Harrison Ford e Sigourney Weaver em Uma Secretária de Futuro

Melanie Griffith em Uma Secretária de Futuro


Mas apesar do sucesso, o abuso de drogas quase destruiu sua carreira mais uma vez. O diretor Mike Nichols, entretanto, a convenceu de ir para uma clínica de reabilitação, após parte do salário da atriz ser descontado para pagar os atrasos provocados por ela nas filmagens de Uma Secretária de Futuro.

Após sair da clínica, Melanie procurou o ex-marido Don Johnson para pedir apoio. Eles acabaram tendo um novo relacionamento, fazendo com que Steve Bauer pedisse o divórcio. Ela então se casou novamente com Johnson, e ainda em 1989 deu à luz a filha do casal, a também atriz Dakota Johnson.


Melanie Griffith, Don Johnson e Dakota Johnson


A atriz retornou ao cinema em Agitando os Espíritos (In the Spirit, 1990), e fez bastante sucesso no thriller Morando com o Perigo (Pacific Heights, 1990), e em 1990 voltou a trabalhar com Brian de Palma em A Fogueira das Vaidades (The Bonfire of the Vanities, 1990).


Tom Hanks, Melanie Griffith e Tom Hanks em A Fogueira das Vaidades


Mas mesmo tendo desempenhado atuações elogiadas, seus próximos filmes não fizeram tanto sucesso, e sua voz de menina não ajudou a dar credibilidade a algumas personagens, como a espião em Uma Luz na Escuridão (Shining Throught, 1992) e uma detetive infiltrada em uma comunidade judaica em Uma Estranha Entre Nós (A Stranger Among Us, 1992).


Melanie Griffith em Uma Estranha Entre Nós


Melanie atuou no remake de Nascida Ontem, que aqui no Brasil recebeu o nome de O Renascer de Uma Mulher (Born Yesterday, 1993), papel que no passado havia dado um Oscar a atriz Judy Holliday, e esteve encantadora como uma prostituta que faz amizade com um grupo de alunos do ensino fundamental na comédia As Aparências Enganam (Milk Money, 1994).



Melanie Griffith e Ed Harris em As Aparências Enganam


Em 1994 os críticos voltaram a elogiar seu desempenho no filme O Indomável: Assim é a Vida (Noboby's Fool, 1994), que reuniu a atriz novamente com Paul Newman e Bruce Willis. Ela também ganhou uma nova indicação ao Globo de Ouro pela minissérie Buffalo Girls - As Últimas Pistoleiras (Bufallo Girls, 1995).


Melanie Griffith e Paul Newman em  O Indomável: Assim é a Vida


Melanie recebeu outra indicação ao Globo de Ouro pelo tocante Agora e Sempre (Now and Then, 1995), e sua carreira parecia estar novamente no auge. Mas a sua vida pessoal acabou chamando mais atenção que seus trabalhos no cinema neste período.

Ela deixou Don Johnson devido ao vício do ator, mas se reconciliou com ele quando Johnson ficou sóbrio. Mas logo o deixou novamente, para viver com o ator Antonio Banderas, seu colega de  elenco de Quero Dizer que te Amo (Two Much, 1995).

Banderas era um astro espanhol recém chegado a Hollywood, e também era casado na época. O relacionamento do casal tornou-se um prato cheio para os tabloides, ainda mais quando Melanie engravidou de Banderas, no começo de 1996.


Melanie Griffith, Antonio Banderas e Darryl Hannah em Quero Dizer que te Amo


Eles deixaram de ser alvo das fofocas quando se casou em 1996, mesmo ano em que nasceu Stella Banderas, a filha do casal.

Passado o escândalo, ela estrelou O Preço da Traição (Mulholland Falls, 1996) e esteve no remake de Lolita (Idem, 1997), além de atuar em Segredos de Um Crime (Shadow of Doubt, 1998).

Melanie Griffith também foi aclamada pela crítica por seu papel no independente Kids e os Profissionais (Another Day in Paradise, 1998), além de ser uma das muitas estrelas em Celebridades (Celebrity, 1998), dirigido por Woody Allen.



Melanie Griffith e Kenneth Branagh em Celebridades



Em 1999 Melanie foi dirigida pelo marido Antonio Banderas em Loucos do Alabama (Crazy in Alabama, 1999), que ainda tinha sua filha Stella no elenco.


Melanie Griffith em Loucos do Alabama



Em 1999 a cantora Madonna abandonou o projeto de RKO 281 (1999) e Melanie Griffith assumiu o papel da antiga estrela do cinema mudo Marion Davis. O filme era feito para a televisão, e valeu a Griffith uma nova indicação ao Globo de Ouro, além de lhe render uma indicação ao Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante.


Melanie Griffith em RKO 281


Dirigida pelo polêmico John Waters, ela estrelou Cecil Bem Demente (Cecil B. Demented 2000) e também protagonizou Eternamente Lulu (Forever Lulu, 2000), ao lado de Patrick Swayze.



Melanie Griffith e Patrick Swayze em Eternamente Lulu


Ainda em 2000 a atriz voltou para a clínica de reabilitação, desta vez devido a sua dependência em analgésicos. Desde então, sua carreira não repetiu mais os sucessos de bilheterias.

Melanie atuou ainda me Inocência Perdida (Tart, 2001), Tempo - Uma Questão de Sobrevivência (Tempo, 2003) e foi a namorada de Sylvester Stallone em Shade - Nos Bastidores do Jogo (Shade, 2003), além de dublar uma personagem em O Pequeno Stuart Little 2 (Stuart Little 2, 2002).


Sylvester Stallone e Melanie Griffith em Shade - Nos Bastidores do Jogo


Com quase 50 anos de idade, Melanie Griffith viu os papéis desaparecerem, assim como aconteceu com muitas atrizes de sua geração. Com exceção de algumas aparições em séries de TV e no filme Have Mercy (2006), dirigido por Kathy Bates, Melanie se viu sem trabalho em Hollywood.

A atriz então se reinventou no Broadway, vivendo Roxie Hart no musical Chicago (2003), surpreendendo a todos pois até então nunca havia cantando ou dançado.




 Em 2005 ela atuou na série QI de Loira (Twins, 2005-2006), onde interpretava a mãe de duas mulheres adultas, mas o programa foi cancelado após uma única temporada. Melanie ficaria quase uma década sem aparecer no cinema, e neste período, voltou para a reabilitação, em 2009.

Nos palcos, atuou novamente em No Way Around But Through (2012), escrita por Scott Caan. Melanie interpretava a mãe do ator nos palcos. Caan ficou impressionado com seu talento, e a indicou para uma participação especial de quatro episódios na série Havaí Cinco-0 (Hawaii Five-0, em 2014, novamente interpretando a sua mãe.


Scoot Caan e Melanie Griffith em Havaí Cinco-0



Em 2014 Melanie finalmente retornou ao cinema, atuando em Agente do Futuro (Autómata, 2014), um filme espanhol no qual ela novamente contracenou com Antonio Banderas, de quem se separou em 2015.

Ela ainda atuaria em Rancho JL (JL Ranch, 2016), Os Piratas da Somália (The Pirates of Somolia, 2017), Artista do Desastre (The Disaster Artist, 2017) e A Batida Perfeita (The High Note, 2020).



Melanie Griffith em Artista do Desastre



Dakota Johnson, Tippi Hedren e Melanie Griffith, três gerações de talento

Melanie Griffith atualmente





Veja também: As Mais Belas Atrizes dos Anos 80, Antes e Depois





Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários