Por Onde Anda? Don Johnson, de Miami Vice


Don Johnson ficou eternizado como o detetive James "Sonny" Crockett na série Miami Vice. Com seus ternos elegantes, de alta costura (e ombreiras, como era moda na época), o personagem fez do ator um astro premiado da televisão na década de 1980.


Donnie Wayne Johnson nasceu e 15 de dezembro de 1949, em Flat Creek, Missouri. Vindo de uma família humilde, Don Johnson começou a atuar ainda na escola, e estudou atuação também na universidade.

Ele começou profissionalmente no teatro em 1967, mas ficou famoso em 1969 quando atuou em Fortune and Men's Eyes, ao lado do veterano Sal Mineo. A peça causou polêmica por incluir uma cena de estupro na prisão, muito realista e chocante, protagonizada por Johnson. 

Johnson, nesta época, o jovem ator morava na casa do colega Mineo.

Don Johnson e Sal Mineo

O sucesso da peça levou Don Johnson para o cinema, como protagonista de The Magic Garden of Stanleu Sweetheart (1970). Em seguida atuou em O Clamor da Juventude (Zachariah, 1971) e em Lollipops and Roses (1971), um filme filipino.

Após alguns trabalhos na televisão, contracenou com a veterana Tippi Hedren (de Os Pássaros) no polêmico The Harrad Experiment (1973), onde protagonizou um nu frontal.

Durante as filmagens ele conheceu a filha de Tippi, Melanie Griffith, na época com 14 anos de idade. Eles começaram um relacionamento, e foram morar juntos em uma casa alugada no ano seguinte, quando Melanie completou 15 anos.

Melanie Griffith, Don Johnson e Tippi Hedren

Don Johsnon e Melanie Griffith se casaram em 1976, e se separaram no mesmo ano. Mas voltaram a a se casar em 1989, mesmo ano em que nasceu a filha do casal, a também atriz Dakota Johnson (de Cinquenta Tons de Cinza).

Don Johnson e a jovem Dakota Johnson

Em 1975 protagonizou O Menino e o Seu Cachorro (A Boy and His Dog, 1975), que se tornou cult ao longo dos anos. Também atuou em Louca Perseguição (Return to Macon County, 1975), mas conseguiu mais trabalhos na televisão.

Na TV, fez participações em diversas séries, e atuou em alguns telefilmes, inclusive interpretando Elvis Presley em Elvis e a Rainha da Beleza (Elvis and the Beauty Queen, 1981).

Don Johnson em O Menino e o Seu Cachorro

Don Johnson como Elvis Presley

Em 1984 o ator estava em Miami filmando Cease Fire (1985), uma produção de baixo orçamento. Durante as filmagens, foi convidado para fazer teste para a série Miami Vice (Idem, 1984-1989), que começava a ser produzida.


A série inovou a linguagem da televisão, com uma edição rápida, estilo vídeo clip e por gravar em externas, e se tornou um grande sucesso. Don Johnson não só virou um astro, como tornou-se um ícone da moda, seu personagem sempre usava ternos de grife, e ele foi um dos maiores garotos propagandas de uma famosa marca de óculos de sol.

Pelo papel de Sonny Crockett, o detetive  que morava em um barco e tinha um crocodilo de estimação, foi indicado ao prêmio Emmy, e recebeu um Globo de Ouro.



Enquanto gravava a série, o ator ainda participou da minissérie O Mercador de Almas (The Long Hot Summer, 1985), onde contracenava com a estrela Cybill Sheperd e com os veteranos Jason Robards e Ava Gardner. A produção aumentou ainda mais o prestígio de Don Johnson.

Jason Robards, Ava Gardner e Don Johnson

No auge da popularidade, lançou-se também como cantor pop, gravando dois discos. A canção Hertbeat, lançada em 1986, alcançou o quinto lugar na parada de sucessos da Billboard, e Till i Loved You, um dueto gravado com sua então namorada Barbra Streisand, ficou no Top 40.


Com o fim da série em 1989, dedicou-se a projetos cinematográficos, estrelando filmes como Um Local Muito Quente (The Hot Spot, 1990), Harley Davidson e Malboro Man - Caçada Sem Tréguas (Harley Davidson and the Malboro Man, 1991), Paraíso (Paradise, 1991) e O Renascer de Uma Mulher Born Yesterday, 1993), estes últimos feitos ao lado de sua então esposa Melanie Griffith.

Don Johnson, Melanie Griffith e Elliajah Wood em Paraíso

Em 1996, após atuar em O Jogo da Paixão (Tin Cup, 1996), ele e Melanie se divorciaram. Johnson retornou para a televisão estrelando a série Nash Bridges, ao lado de Cheech Marin, com quem havia feito O Jogo da Paixão. A série durou até 2001.

Don Johnson e Cheech Marin

Nos anos seguintes os papéis diminuíram drasticamente. De 2001 a 2005 o ator atuou apenas em um filme para a televisão, mas retornou a TV ao estrelar a série Just Legal, onde interpretava um advogado. A série porém foi cancelada após a exibição dos três primeiros episódios. Os outros cinco permaneceram inéditos após o cancelamento.

Nos anos seguintes, Don Johnson foi para onde lhe oferecessem emprego. Atuou no teatro na Inglaterra, e fez filmes na Itália e até Noruega.

Em 2010 o cultuado diretor Robert Rodriguez o convidou para um papel coadjuvante no filme Machete (2010), ao lado de um elenco de astros. O filme deu a Johnson uma nova projeção em sua carreira, e lhe valeu um convite para o elenco da série Eastbound & Down, da HBO. Ele também estrelou um comercial para a Nike, ao lado do astro do basquete LeBron James, relembrando a série Miami Vice.


Don Johnson e LeBron James

Após trabalhar com Robert Rodriguez, foi convidado por Quentin Tarantino para participar de Django Livre (Django Unchained, 2012), outro grande cult do cinema recente. Don Johnson interpretava Spencer "Big Daddy" Bennett, um agricultor do sul do país.

Don Johnson em Django Livre

Com Rodriguez também trabalhou na série Um Drink no Inferno (From Dusk Till Dawn: The Series, 2014-2016). 

Recentemente, esteve na comédia Do Jeito Que Elas Querem (Book Club, 2018), onde fez par romântico com Jane Fonda, e na série Watchmen (2019), e atualmente esta filmando um filme baseado na série Nash Bridges.

Don Johnson e Jane Fonda

Don Johnson, Melanie Griffith, Tippi Hedren e Dakota Johnson

Don Johnson atualmente


Leia também:  Sal Mineo, o doce rebelde

Curta nossa página no Facebook 
e inscreva no nosso canal do Youtube


0 comentários:

Postar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil