Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Elmo Lincoln, o primeiro Tarzan do Cinema


Astro de dezenas de filmes dos tempos do cinema mudo, Elmo Lincoln entrou para a história do cinema como o primeiro ator a interpretar Tarzan nos cinemas, no filme Tarzan, o Homem Macaco (Tarzan, The Ape Man, 1918).


Elmo Lincoln no cartaz de Tarzan, O Homem Macaco (1918)


Otto Elmo Linkenhelt nasceu em Rochester, Indiana, em 06 de fevereiro de 1889. Elmo era de uma família de classe média, mas gostava de aventuras, tendo viajado o país clandestinamente a bordo de trens.

Na Califórnia, arrumou empregou de estivador no cais do porto, e acabou contratado pelo diretor D. W. Griffith para viver um estivador no filme The Battle of Elderbush Gulch (1912). Era um papel pequeno, mas havia uma cena de luta, e durante as gravações desta, a camisa de Elmo Linkelhelt se rasgou, revelando seu dorso musculoso.

Griffith ficou impressionado ao ver o peito nu do jovem figurante, e começou a lhe dar maiores oportunidades, escalando-o para papéis de homens brutos e viris. Foi o diretor quem inventou seu nome artístico, Elmo Lincoln.



Lincoln atuou em diversos filmes do diretor, inclusive os clássicos (e controversos) O Nascimento de Uma Nação (The Birth of Nation, 1915) e Intolerância (Intolerance, 1916).


Elmo Lincoln em O Nascimento de Uma Nação (usando a infame blackface)


Porém, Lincoln não era um ator muito virtuoso, e provavelmente estaria fadado a papéis de coadjuvantes nos filmes de Griffith, se não tivesse sido escolhido para viver o primeiro Tarzan dos cinemas.

Na verdade, ele nem foi o primeiro ator a viver Tarzan, já que o verdadeiro título cabe ao ator Stellan Windrow, que foi a primeira escolha para viver o personagem em Tarzan, o Homem Macaco (Tarzan The Ape Man, 1918).

Widrow havia gravado boa partes de suas cenas quando foi convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, abandonando as filmagens antes do término da produção. Elmo Lincoln então assumiu o papel, mas como tinha medo de altura, se recusou a fazer as cenas onde se pendurava em um cipó.

Assim, as imagens de Widrow já filmadas, foram usadas na produção, apresentando dois atores nos papéis de Tarzan no filme. Curiosamente, o tipo físico de ambos era completamente diferente.





Stellan Windrow e Elmo LIncoln


Mas não se pode dizer que Elmo Lincoln não era um ator "valente". Em algo impensável nos dias de hoje, o ator matou um leão de verdade, na primeira cena que gravou para o filme.

O animal, porém, era idoso, e havia sido drogado, mas mesmo assim, era uma cena perigosa demais para ser gravada.




O filme de Tarzan foi um enorme sucesso, e foi um dos primeiros a ultrapassar um milhão de dólares nas bilheterias, num tempo que os ingressos de cinema custavam centavos. E ainda no mesmo ano, ele retornaria ao papel no The Romace Of Tarzan (1918).

O autor Edgar Rice Burroughs tentou impedir esta produção, já que o produtor Bill Parsons havia comprado os direitos do livro apenas para fazer um filme. Além disto, o escritor não gostava de Lincoln para o papel, considerando que ele não tinha a elegância do personagem.

Mas Parsons venceu a batalha judicial, dizendo que usou partes do romance que ele havia adquirido, mas não havia usado na produção original.





O filme novamente rendeu muito dinheiro nas bilheterias, e valeu a Elmo Lincoln um contrato de longo prazo na Universal, onde além de aparecer em diversas produções, foi astro de uma série de filmes onde vivia Elmo Gray, uma espécie de alter-ego do ator.




Em 1919 Bill Parsons morreu em complicações da diabetes, e Borroughs recuperou os diretos de Tarzan, que ele vendeu para outro estúdio, que queria Lincoln de volta ao papel de Tarzan, mas a Universal não o liberou de seu contrato.

Desta forma, sabe-se lá porque, o tenor P. Dempsey Tabler, foi escalado para viver o novo "homem macaco". Fora de forma, com quase 50 anos de idade e careca (usando uma peruca), Tambler não agradou ao público como astro de O Filho de Tarzan (The Son of Tarzan, 1920).

Ele já havia sido um ator popular, e acreditava que esta produção poderia ressuscitar a sua carreira, o que não aconteceu.



P. Dempsey Tabler


Lincoln ainda viveria Tarzan novamente, no filme As Aventuras de Tarzan (Adventures of Tarzan, 1912), que foi um cinco filmes mais vistos do ano de 1921.

Mas depois, sem ter muito talento para papéis diferentes, sua carreira começou a entrar em declínio. E apesar de ainda estrelar filmes na Universal, passou a também fazer figurações no estúdio, para justificar o seu salário.

Em 1927 a Universal levou Lincoln de volta para a selva no seriado The King of Jungle (1927), que foi um fracasso de bilheteria. Além disto, o ator Gordon Standing morreu durante as filmagens, ao ser atacado por um leão em uma cena.

Elmo Lincoln então resolveu se afastar do cinema, e a Universal não fez objeção em rescindir o seu contrato.




Afastado de Hollywood, o ator resolver garimpar ouro, e montou a sua própria empresa de mineração, no México. Mas seus negócios não foram bem sucedidos, e consumiram todas as suas economias ganhas nos tempos de astro do cinema.

Sem dinheiro, ele decidiu voltar a atuar, retornando ao cinema em um pequeno papel em O Bandoleiro Inocente (Wyoming Outlaw, 1939), na Republic Pictures. Porém, o ator não recebeu novas oportunidades, a acabou trabalhando como figurante nos anos seguintes.

Elmo Lincon chegou a ser figurante em Tarzan Contra o Mundo (Tarzan's Ne York Adventure, 1942, estrelado por Johnny Weismuller e em Tarzan e a Montanha Secreta (Tarzan's Magic Fountain, 1949), estrelado por Lex Barker. 


Elmo Lincoln em Tarzan Contra o Mundo



Lex Barker e Elmo Lincoln


Elmo Lincoln também se apresentou em circos, se apresentando como "o Tarzan original em pessoa". E durante os anos em que trabalhou como figurante, batalhou para a criação de uma lei que obrigava os estúdios de cinema a pagarem uma pensão para os artistas do passado, mas não conseguiu ser bem sucedido neste projeto.

Elmo Lincoln morreu após sofrer um ataque cardíaco, em 27 de junho de 1952, aos 63 anos de idade.







Veja também: José Paulo de Andrade, o Zorro Brasileiro





Postar um comentário

0 Comentários