Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Mike Henry, o Tarzan que filmou no Brasil




Mike Henry foi o décimo quarto ator a interpretar Tarzan nos cinemas (se desconsiderarmos os atores que interpretaram o personagem quando criança). Henry protagonizou Tarzan e o Grande Rio (Tarzan and the Great River,1967), que foi filmado no Brasil.



Michael Dennis Henry nascey em 15 de agosto de 1936, em Los Angeles, Califórnia.

Assim como muitos atores que interpretaram Tarzan nos cinemas, Henry começou sua carreira como atleta profissional, tendo sido jogador de futebol norte-americano profissional, tendo jogado no Pittsburgh Steelers (entre 1958 e 1961) e no Los Angeles Rams (entre 1962 e 1964).


Quando ainda era jogador, seu tipo atlético chamou a atenção dos produtores de Hollywood, e ele assinou contrato com a Warner Brothers em 1961. Henry não era exatamente um estreante nas telas, tendo feito uma participação no filme Juventude Revoltada (Curfew Breakers,1957), um filme B sobre delinquência juvenil.

Embora contratado pela Warner desde 1961, o estúdio só viria a lhe dar um papel em 1963, quando ele fez um episódio da série 77 Sunset Strip. Em seguida ele fez sua estreia no cinema, como um dos irmãos de Henry Fonda em Os Nove Irmãos (Spencer's Montain, 1963). Ele ainda faria uma participação em Weekend em Palm Springs (Palm Springs Weekend, 1963), uma comédia estrelada por Troy Donahue e Ty Hardin, antes de ser dispensado do estúdio.

Desempregado, ele fez teste para o papel título na série Batman (Idem, 1966-1968), mas perdeu a oportunidade para Adam West.

A sua carreira do ator parecia não deslanchar, até que o produtor Sy Weintraub assistiu a um episódio de uma série que ele participara, e o convidou para estrelar Tarzan e o Vale do Ouro (Tarzan and the Valley of Gold, 1966).

Cartaz de Tarzan e o Vale do Ouro 

Weintraub queria um ator que lembrasse o jovem Burt Lancaster, e encontrou em Henry o tipo físico desejado. Com o corpo esculpido dos tempos de atletas, foi o ator mais musculoso que interpretou Tarzan até então. Além disto, ele era moreno de cabelos escuros, como era o personagem de Edgar Rice Burroghs nos quadrinhos, diferente do Tarzan loiro interpretado por Johnny Weismuller, Lex Baker e Buster Crabbe.

A intenção de Weitraub na verdade era de lançar uma série para a televisão com o personagem, mas para adaptar o público, ele resolveu fazer três filmes iniciais, antes de começar o projeto televisivo.

Tarzan e o Vale de Ouro foi filmado no México. A personagem Jane, a companheira de Tarzan, não aparecia nos filmes. Mas em compensação ele ganhou a companhia do pequeno Jay, um menino órfão interpretado por Manuel Padilla Jr.


Mike Henry, Manuel Padilha e Diana Millay em Tarzan e o Grande Rio

O filme seguinte, Tarzan e o Grande Rio (Tarzan and the Great River,1967), foi rodado no Rio de Janeiro. Ele tinha no elenco atores brasileiros como Paulo Gracindo, Carlos Eduardo Dolabella, Eliézer Gomes e a vedete Luz Del Fuego, dançando com suas serpentes.


Paulo Gracindo e Mike Henry em Tarzan e o Grande Rio


Mas as filmagens no Brasil não foram fáceis. Henry trabalhava por muitas horas, e sem dublês e feriu-se constantemente nos bastidores. Ele teve um braço quebrado, e acabou voltando para os Estados Unidos por uns dias, para tratar o ferimento.

De volta, foi mordido por um dos macacos usados em cena, tendo que levar 20 pontos no queixo. E durante uma gravação na Quinta da Boa Vista, estava dando autógrafos para crianças, quando foi perseguido por um boi. O ator saiu correndo, e acabou sendo ridicularizado pelo público, e a imprensa não deixou isto barato. Mike Henry tornou-se uma piada no Brasil.


Matéria da revista Cinelândia, de 1964

O terceiro filme, Tarzan e o Menino da Selva (Tarzan and the Jungle Boy, 1968) também foi rodado no Brasil, e tinha o ator José Lewgoy no elenco. O menino Manuel Padilla não apareceu neste filme, sendo substituído por Steve Bond.


Mike Henry e José Lewgoy em Tarzan e o Menino da Selva

Ao término das filmagens, Mike Henry pediu demissão, se recusando a atuar na série de televisão. Ele retornou aos Estados Unidos, onde processou o produtor por maus tratos, abusos e condições de trabalho prejudiciais a sua saúde e bem estar. 

Além dos problemas que sofreu no Brasil, o ator teve disenteria, uma infecção no ouvido e uma doença no fígado enquanto filmava no México. Sy Weintraub continuou o projeto da série, contratado o ator Ron Ely para ser seu novo Tarzan.

De volta a Hollywood, ele interpretou o Sargento Kowalski em Os Boinas Verdes (The Green Berets, 1968), um filme de guerra estrelado por John Wayne. Com Wayne ele ainda atuaria em Rio Lobo (Idem, 1970), que tinha no elenco a brasileira Jennifer O'Neil.

Mike Henry, o primeiro a esquerda, e John Wayne em Os Boinas Verdes

Ele ainda atuou em filmes como Mais Morto que Vivo (More Dead Than Alive, 1969), Vôo 502: Em Perigo (Skyjacked, 1972) e No Mundo de 2020 (Soylent Green, 1973), O Violento Mister Man (Mean Johnny Barrows, 1975), Adeus Amigo (Adiós Amigo, 1975) e Perseguição Sem Regresso (No Way Back, 1976).

Com Charlton Heston em Vôo 502: Em Perigo

Em Golpe Baixo (The Longest Yard, 1974), trabalhou com Burt Reynolds, com quem voltaria a trabalhar outras vezes. Henry atuou no mega sucesso Agarra-me se Puderes (Smokey and the Bandit, 1977), e nas suas sequências Desta Vez te Agarro (Smokey and the Bandit II, 1980) e Agora Você Não Escapa (Smokey and the Bandit Part 3, 1983).

Com Jackie Gleason em Desta Vez te Agarro

Seu último trabalho no cinema foi em Que Sorte Danada! (Outrageous Fortune, 1987). Em 1988 ele foi diagnosticado com Mal de Parkinson, e afastou-se da vida artística. Desde então o ator não fazia aparições públicas.

O ator e ex jogador de futebol americano Mike Henry morreu no St, Joseph Medica Center de Burbank, após muitos anos lutando contra uma encefalopatia traumática crônica e doença de Parkison, aos 84 anos de idade. De acordo com os médicos, sua condição de saúde era reflexo de ferimentos causados na cabeça nos tempos em que ele era atleta profissional. Henry faleceu em 08 de janeiro de 2021, mas sua morte só foi divulgada, por sua filha, na noite de 03 de fevereiro.




Relembre os artistas que morreram em 2021




Postar um comentário

3 Comentários

  1. Excelente matéria ! Henry tinha um bom físico para o Tarzan, pena que teve problemas com o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Sofreu incidentes no Rio de Janeiro, inclusive uma mordida da macaca Chita, tendo que ser atendido no Hospital Miguel Couto. Em função dos riscos ele processou os produtores dos filmes...

    ResponderExcluir
  3. Nossaaa esses filmes marcaram minha infância 😍

    ResponderExcluir