Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Stellan Windrow, o verdadeiro primeiro (e esquecido) Tarzan do cinema



Criado por Edgar Rice Burroughs, Tarzan, o Homem Macaco, é um dos personagens mais conhecidos do século XX, e foi interpretado por diversos atores nos cinema.

Desde sua primeira publicação, Tarzan um grande sucesso entre os leitores, e ganhou sua primeira adaptação para as telas seis anos depois de seu surgimento, no filme Tarzan, O Homem macaco (Tazan of the Apes, 1918).

O filme é estrelado pelo ator Elmo Lincoln, que oficialmente tornou-se o primeiro Tarzan do cinema. Porém, isto não é de fato verdade, cabendo ao ator Stellan Windrow o título de primeiro ator a interpratar o personagem.


Elmo Lincoln no cartaz de Tarzan, O Homem Macaco (1918)


Stellan-Sven Windrow nasceu em Chicago, em 09 de fevereiro de 1893. Ele era filho de pais suecos, que haviam migrado para os Estados Unidos. Stellan frequentou a Universidade de Chicago, onde formou-se em filosofia.
Atlético, venceu torneios universitários de atletismo, natação e arremesso de peso. Na faculdade também, estudou teatro, e acabou juntando-se a um grupo de artistas acrobáticos.







No verão de 1917 ele foi para a Califórnia, onde arrumou um emprego nos estúdios Essanay. Stellan Windrow trabalhava nos bastidores, mas ficou amigo dos atores Francis X. Bushanam e Wallace Beery.
E foi este contato com astros do cinema que fez com que Windrow conhecesse o produtor Bill Parsons, que havia comprado os direitos do livro de Burroughs em 1913, e desde então procurava um ator para viver Tarzan nos cinemas.

Parsons disse q Widrow que se tivesse conhecido ele antes teria economizado uma fortuna em testes cinematográficos, e o contratou para o papel. O ator gravou diversas cenas, e o filme já estava quase pronto, quando Stellan Windrow, que também tinha cidadania sueca, foi convocado para defender o país na Segunda Guerra Mundial.


Stellan Windrow como Tarzan


Uma busca frenética então foi iniciada, em busca de um novo ator para interpretar Tarzan. E o escolhido foi Elmo Lincoln, que havia sido revelado nos filmes de D.W. Griffith.

Porém, Lincoln morria de medo de altura, e se recusou a gravar qualquer cena em que tivesse que subir em árvores. Assim, o filme manteve as cenas gravadas de Windrow na trama, usando dois atores no papel de Tarzan.  É Widrow que vemos balançado nas árvaores, pendurado em um cipó.

Curiosamente, Elmo Lincoln era mais baixo, e tinha alguns quilos a mais que Stellan Windrow.



Stellan Windrow e Elmo LIncoln






O filme de Tarzan foi um enorme sucesso, e foi um dos primeiros a ultrapassar um milhão de dólares nas bilheterias, num tempo que os ingressos de cinema custavam centavos.

Stellan Windrow, após a guerra, passou a trabalhar em uma fábrica de canetas, e foi morar na Europa na década de 1920. Anos depois de sua única, e inacabada experiência no cinema, foi contratado pela Paramount para trabalhar nos estúdios de Joinville, na França.


Na época, o cinema falado estava dominando Hollywood, mas os países de língua não inglesa não estavam consumindo os filmes, já que não existiam técnicas de dublagem ou legendagem. Para não perder o mercado internacional, os estúdios faziam versões mais baratas de suas produções, faladas em diversas línguas, como italiano, alemão, francês e até português. Stellan Windrow foi contratado para trabalhar em versões suecas.

Este fenômeno durou pouco tempo, mas foi suficiente para o ator atuar em dois filmes, produzir um e dirigir outro, todos falados em sueco.


Stellan Windrow e Jenny Hasselqvist em um filme em sueco da Paramount (1931)



No final da década de 1930 ele retornou aos Estados Unidos, junto de sua esposa e filha. Ele tornou-se fotógrafo, e depois montou um estúdio de fotografia em Nova York.

Stellan Windrow, o primeiro Tarzan, morreu em 25 de novembro de 1958.








Postar um comentário

1 Comentários