Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando o breve ator e dramaturgo Ricardo de Almeida, o filho de Manoel Carlos

Ricardo de Almeida e Fernanda Montenegro

O autor de novelas Manoel Carlos sempre coloca em suas novelas uma frase atribuída a Virginia Wolff, que ele mesmo confessa não ter certeza da autoria. A frase em questão é "A partir de uma certa idade, os anos passam voando, mas os dias são intermináveis".

Foi o seu filho, o ator e dramaturgo Ricardo de Almeida, quem lhe apresentou a citação, usada por Maneco desde a novela Novo Amor (1986).

Morto com apenas 33 anos de idade, Ricardo engrossa a lista de tragédias que envolvem o famoso autor de novelas, cujo nome Helena batiza as suas musas.

Ricardo Gonçalves de Almeida nasceu em São Paulo, em 30 de dezembro de 1956, e era filha de Manoel Carlos e sua primeira esposa, Maria de Lourdes Gonçalves de Almeida (que morreu em um acidente de carro).

O casal teve outros dois filhos, que também morreram precocemente, e Ricardo é meio irmão (por parte de pai) da autora Maria Carolina e da atriz Julia Almeida.



Ricardo de Almeida começou a sua carreira no Teatro Orgânico Aldebrã, e trabalhou como ator em diversas peças entre os anos de 1970 e 1980. Nesta época, conheceu o ator Miguel Magno, com quem escreveu a peça Quem Tem Medo de Itália Fausta? (1979), que inaugurou o gênero do besteirol brasileiro.

A peça fez muito sucesso, e surgiu após a dupla ler o nome da veterana Itália Fausta (1879-1951) no livro sobre a vida do ator Leopoldo Fróes.




Miguel Magno e Ricardo de Almeida


Miguel foi ator, autor e diretor, e esteve em peças como Os Filhos de Dulcina (1981), Um Orgasmo Adulto Escapa do Zoológico (1983), O Segredo da Alma de Ouro (1984), Hamlet (1984), A Trilogia da Louca (1985) e As Guerras de Alecrim e de Manjerona (1987).

Como autor, trabalhou como colaborador do pai em Viver a Vida (1984), Novo Amor (1986) e foi co-autor da minissérie O Cometa (1989), exibida pela TV Bandeirantes.

Mas sua brilhante carreira foi interrompida em 1988, quando Ricardo morreu em decorrência da AIDS, com apenas 33 anos de idade.

Seus irmãos, o diretor Manoel Carlos Júnior morreria em 2012, vítima de um ataque cardíaco, e Pedro de Almeida, estudante de teatro, morreu em 2014, com apenas 22 anos de idade, quando sofreu um "mal súbito".

O autor Manoel Carlos costuma dizer "Perdi três filhos, foi isto que a vida me deu..."


Manoel Carlos e os três filhos que morreram 





Veja também: A História do Ator e Cantor Ângelo Antônio




Leia também:  Relembrado o breve e talentoso ator Rodolfo Bottino

Leia também:  Patricio Bisso, o artista multitalentoso, morre aos 62 anos de idade

Veja também:  Claudia Magno, A Menina do Rio


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Me parece familiar, mas eu só tinha oito anos de idade quando ele veio a falecer

    ResponderExcluir