Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A História de Theresa Saldana, a atriz que quase foi morta por um "fã" e que fez de sua tragédia uma luta



A atriz Theresa Saldana havia acabado de atuar no sucesso Touro Indomável (Ranging Bull, 1980), de Martin Scorsese, quando um fã enlouquecido e obcecado a atacou com diversos golpes de facas. Aos 27 anos de idade, e no auge de sua carreira, a atriz quase morreu e ficou meses internada no hospital, tendo inclusive perdido grandes oportunidades no cinema durante o período de sua recuperação.


A atriz Theresa Saldana

Theresa Saldana nasceu no bairro do Brooklyn, em Nova York, em 20 de agosto de 1954. Abandonada pelos seus pais biológicos, ela foi adotada ao cinco dias de idade por um casal de ascendência porto-riquenha e ítalo-americana.

Ainda criança, ela tomou aulas de dança e atuação, e em 1970 estreou na televisão, participando da novela All My Children. Mas ela só voltaria atuar 8 anos depois, quando interpretou uma fã dos Beatles em Febre de Juventude (I Wanna Hold Your Hand, 1978), de Robert Zemeckis.


Marc McClure e Theresa Saldana em Febre de Juventude


Depois ele emendou trabalhos, atuando em Nunzio (1978) e Terapia de Doidos (Home Movies, 1979), de Brian de Palma. Ela ainda fez Defiance (1980), ao lado de Jan-Michael Vicent e interpretou a mãe de Sophia Loren no telefilme Sophia Loren, A Vida de Uma Estrela (Sophia Loren: Her Own Story, 1980).


Jan-Michael Vincet e Theresa Saldana

Ainda em 1980 ela foi escalada pelo lendário Martin Scorsese para viver a esposa de Joe Pesci no clássico Touro Indomável (Ranging Bull, 1980), e o sucesso do filme projetou seu nome em Hollywood.


Theresa Saldana e Joe Pesci em Touro Indomável


Theresa então foi convidada para atuar no filme Tootsie (Idem, 1982), e já estava ensaiando algumas cenas quando em 15 de março de 1982, ela sofreu um grave ataque de Arthur Richard Jackson, que quase a matou.

Jackson, de 46 anos de idade, estava obcecado pela atriz após assistir Defiance e Touro Indomável. Fanático religioso, ele dizia ter poderes especiais e que tinha recebido ordens divinas para matar a atriz. Ele contratou um detetive particular para localizar o endereço da atriz. Sem sucesso, Arthur foi até o departamento de trânsito dos Estados Unidos, e solicitou as informações pessoais da mãe da atriz, vinculadas a sua carta de motorista (até então, qualquer pessoa que pagasse a taxa de 1 dólar podia ter acesso aos dados de qualquer condutor).

Arthur Richard Jackson então ligou para a mãe de Theresa, dizendo ser um assistente de Scorsese e que o diretor queria conversar com a atriz sobre um novo trabalho. Sua mãe passou o seu endereço, e Jackson atacou Theresa Saldana na porta de sua casa.

Ele desferiu 10 facadas na atriz, perfurando seu pulmão. A faca chegou a quebrar dentro do corpo da atriz, e dezenas de pessoas assistiram a cena sem intervir. Jeff Fenn, um entregador de galões de água, vendo a cena, correu em socorro da atriz, salvando sua vida e imobilizando o seu agressor.

Theresa foi internada em estado grave, e permaneceu internada por mais de quatro meses, até se recuperar.

Jackson, que se auto intitulava "anjo benevolente da morte" foi preso, e condenado a 14 anos de prisão. De origem escocesa, foi extraditado em 1996 para o Reino Unido, para cumprir uma pena de roubo, cometido em 1966. No ano seguinte, ele foi considerado mentalmente incapaz, teve sua pena reduzida e foi internado em um hospital psiquiátrico, onde morreu em 2004.

Sem poder atuar em Tootsie, Theresa Saldana foi substituída pela novata Geena Davis, que tornou-se uma estrela após o sucesso da comédia estrelada por Dustin Hoffman.


Julgamento de Arthur Richard Jackson


Theresa Saldana deixando o hospital, após passar meses internada


Após ter alta, Theresa Saldana dedicou seu tempo para lutar por leis de proteção a vítimas de perseguidores (stalkers) e mudar a legislação de privacidade de dados individuais. Ela também fundou a Victims for Victimis, uma fundação de amparo e proteção a pessoas perseguidas e agredidas, especialmente mulheres.
A atriz só retornou ao cinema em no policial Justiça Selvagem (The Evil That Men Do, 1984), ao lado do ator Charles Bronson


Theresa Saldana e Charles Bronson em Justiça Selvagem


Em 1984 ela também estrelou The Theresa Saldana Story (1984), um telefilme que contava a história do crime sofrido pela atriz, baseado no livro que ela escreveu.




Sua carreira cinematográfica, entretanto, estagnou após o ataque, e a atriz acabou relegada a participações em séries de televisão. Em 1988 ela voltou ao cinema na comédia Uma Noite Muito Louca (The Night Before, 1988), ao lado de Keanu Reeves.



Theresa Saldana e Keanu Reeves em Uma Noite Muito Louca


Depois ela atuou em Dupla Vingança (Double Revenge, 1988) e Impacto Mortal (Angel Town, 1990), filmes que tiveram pouca relevância para a sua carreira. Ela também começou a fazer dublagens em diversas animações seriadas.

Em 18 de julho de 1989 Theresa Saldana reviu seu pesadelo quando a atriz Rebecca Schaeffer foi assassinada por um "fã" obcecado, que disse no tribunal que se inspirou no ataque de Saldana para conseguir o endereço da jovem atriz, que foi morta com apenas 21 anos de idade.

Robert John Brando, o assassino de Schaeffer, também usou os dados vinculados a carta de motorista da atriz para obter seus dados pessoais. (Leia mais sobre Rebecca Schaeffer aqui.)


A atriz Rebecca Schaeffer


Saldana então começou uma forte campanha para pressionar os congressistas a criar leis anti-perseguição, e em 1994 conseguiu que aprovar o Ato de Proteção à Privacidade do Motorista.

A atriz voltou a ter uma grande oportunidade quando interpretou Rachel Scali na série The Commish (1991-1996), que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro, em 1994.


Theresa Saldana (de azul) em The Commish


Com o fim da série, seus papéis diminuíram, e ela apareceu em alguns filmes (muitos deles feitos para a televisão), como Crimes do Silêncio (She Woke Up Pregnant, 1996), Caçadores de Emoção (The Time Shifters, 1999), Carlo's Wake (1999), Pronto Pra Corrida (Ready to Run, 2000), Gang Warz (2004) e Paradise (2004).

Ainda em 2004, ela fez seu último filme, Illusion Infinity (2004), onde apenas aparecia em uma cena, ao lado do marido, o ator Phil Peters, com quem se casou em 1989.

Depois disto, Theresa Saldana abandonou a carreira de atriz, devido ao seu delicado estado de saúde.

Ela foi casada com Alfredo Feliciano (1979-1986) e Phil Peters (entre 1989 e 2016). Phil é pai de sua única filha, a também atriz Tianna Saldana Peters (nascida em 1989).


Phil Peters e Theresa Saldana

Em 06 de junho de 2016 a atriz morreu, devido a uma pneumonia. Seus pulmões nunca se recuperaram totalmente ao ataque sofrido anos antes. Ela tinha apenas 61 anos de idade.






Relembre os artistas, que como Theresa Saldana,
morreram em 2016





Postar um comentário

0 Comentários