Pouco conhecido no Ocidente, o cinema filipino é muito forte, com uma vasta produção. Inclusive muitos astros da Era de Ouro de Hollywood, quando se viram sem emprego, aceitaram atuar em filmes no país. Atores como Jack Nicholson, em começo de carreira, também atuaram por lá.
Lilian Velez foi uma estrela filipina do pós Guerra, e morreu de forma trágica em 1948, aos 24 anos de idade.
Lilian Velez nasceu nas Filipinas em 03 de março de 1924. Ela era filha de um compositor, e começou a cantar muito jovem, influenciada pelo pai. Durante a Segunda Guerra Mundial ela venceu um concurso de calouros no rádio, e logo se tornou uma popular cantora do país.
Lilian se casou com José Climaco, gerente de uma emissora de rádio, que ajudou a promover a sua carreira. Ela estreou no cinema em Naglahong Dambana (1939), e logo iniciou uma bem sucedida carreira cinematográfica.
Em seu terceiro filme, Biniro Lamang Kita (1941), ela contracenou com o ator Narding Anzures, que tinha 13 anos na época. Pouco tempo depois a atriz teve uma filha, e se afastou do cinema por alguns anos. Além disto, a produção cinematográfica das Filipinas havia sido muito afetada durante os anos que duraram a Segunda Guerra Mundial.
Ela retornou às telas cinco anos depois, em G.I. Fever (1946), que era dirigido por seu marido, José Climaco.
Em 1947 ela voltou a atuar com Narding Anzures, agora com 19 anos de idade. Eles fizeram par romântico em Ang Estudyante (1947).
A dupla agradou ao público, e José Climaco os reuniu novamente em Sa Kabukiran (1947). Eles também começaram a gravar um novo filme, Enkantada (1948), mas a atriz pediu ao diretor para mudar o protagonista, por não se sentir bem em trabalhar com Anzures.
Veja também: Os Artistas que Morreram em 2022 - In Memoriam
Veja também: Antes e Depois do Elenco de Os Waltons
0 Comentários