Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Conhecendo Melhor: Blossom Rock, a eterna Vovó Addams



Blossom Rock era uma veterana do vaudeville e já estava no cinema desde 1933, quando foi escalada para viver a Vovó Addams na série A Família Addams (The Addams Family, 1964-1966), que eternizou seu nome junto ao grande público. 

Blossom já tinha mais de 100 trabalhos no cinema e televisão, mas teve poucas oportunidades de interpretar papéis de destaque até então. A atriz era irmã da estrela Jeanette MacDonald.




Edith Marie Blossom MacDonald nasceu na Philadelphia, Pensilvânia, em 21 de agosto de 1895. Blossom era a segunda de três filhas, e todas elas se tornaram atriz. A irmã mais velha Elsie Wallace MacDonald (1894-1970) foi a primeira estrear nos palcos, mas abandonou a vida de atriz para fundar uma escola de dança, que durou até 1962.

Blossom apresentou-se pela primeira vez nos palcos do Vaudeville fazendo dupla com a irmã mais nova,  Jeanette MacDonald (1903-1965). Jeanette mais tarde se tornaria uma estrela de cinema, famosa por protagonizar filmes de operetas ao lado de Nelson Eddy.

Blossom também atuou com o nomes artísticos de Marie Blake e Blossom MacDonald.



Jeanette MacDonald e Blossom Rock


Em 1926 ela se casou com o ator Clarence Rock, passando a assinar com o sobrenome do marido. Eles montaram uma dupla, Rock and Blossom, que passou a se apresentar nos palcos dos teatros de variedades.

A atriz estreou no cinema no curta metragem An Idle Roomer (1933) mas só fez seu primeiro longa 4 anos depos, quando atuou em um papel não creditado em Repórter de Saias (My Dear Miss Aldrich, 1937), usando o nome de Marie Blake.

Na época, sua irmã Jeanette MacDonald já era uma estrela na MGM, mas Blossom, ou Marie Blake, não quis vincular sua carreira a fama da irmã, embora atuassem no mesmo estúdio. Seu primeiro papel creditado foi em O Amor Encontra Andy Hardy (Love Finds Andy Hardy, 1938), estrelado por Mickey Rooney e Judy Garland. Blossom Rock interpretava Augusta, a empregada da casa dos Hardy.


Blossom Rock e Mickey Rooney em O Amor Encontra Andy Hardy


Blossom Rock fez dezenas de filmes, mas geralmente atuando em papéis pequenos (secretárias, garçonetes, empregadas, enfermeiras), onde muitas vezes nem era creditada. Um dos raros papéis de destaque em sua carreira foi em Escola Dramática (Dramatic School, 1938), estrelado por Louise Rainer.


Blossom Rock em Escola Dramática

E sua grande chance na MGM foi quando ela foi escalada para viver a telefonista Sally em O Jovem Dr. Kildare (The Young Dr. Kildare, 1938), com o ator Lew Ayres no papel de Kildare.


Blossom Rock como a operadora de telefones Sally, em Dr. Kildare

Sally apareceu quase 15 filmes protagonizados pelo Dr. Kildare de Ayres, produzidos até 1942. E também esteve nos filmes Beije-me Doutor (Between Two Women, 1945) e O Segredo de Cynthia (Dark Delusion, 1947), que tinham outros atores interpretando médicos no hospital onde Sally trabalhava.


Blossom Rock como Sally

Ela também voltaria a interpretar Augusta McBridge em Andy Hardy Banca o Sherlock (Judge Hardy and Son, 1939). Blossom também interpretava vizinhas fofoqueiras ou mulheres antipáticas, em filmes como Ferdinando (Li'l Abner, 1940) e Gidersleeve's Ghost (1944). Também foi a tia má de Alfalfa em Afalfa's Aunt (1939), um curta metragem da série Os Batutinhas (Our Gang).


Blossom Rock em Gidersleeve's Ghost 


Blossom Rock em Os Batutinhas

Em 1947 ela deixou a MGM e na década de 1950 ela adotou definitivamente o nome artístico de Blossom Rock, e começou a atuar com mais frequência na televisão, tendo ganho inclusive um papel fixo, como enfermeira, na série Dr. Hudson's Secret Journal (1955-1957).

Sua carreira cinematográfica seguiu pouco expressiva, e seu último papel nas telonas foi como uma arrumadeira em Vassalos da Ambição (The Best Man, 1964).


Blossom Rock em Vassalos da Ambição

Com mais de 50 anos de carreira, e 69 anos de idade, a fama finalmente veio quando Blossom Rock foi escalada para viver a Vovó Addams na famosa série de TV A Família Addams (The Addams Family, 1964-1966). A personagem agradou tanto as crianças, que a atriz passou a ser contratada para assombrar casas de terror no Halloween por todo o país.




Blossom Rock e Carolyn Jones em A Família Addams


Após o cancelamento de A Família Addams, a atriz começou a receber diversos convites para atuar na televisão, mas não pode aproveitar a chance. Após fazer uma participação especial em Os Astronautas (It's About Time), Blossom sofreu um derrame, o que afetou a sua fala, encerrando sua carreira artística.




Seu marido, Clarence Rock havia falecido em 1960, após 34 anos de união. Já sua irmã, Jeanette MacDonald havia falecido em 1965. Sem filho, Blossom Rock foi viver no Motion Picture & Television Country House and Hospital, uma casa de repouso destinada a artistas aposentados.


Blossom Rock e Jeanette MacDonald

Suas limitações de saúde, em especial seu problema com a fala, impediram Blossom Rock de se reunir com o elenco original de A Família Addams no filme de reencontro Halloween With The New Addams Family, em 1977.

No ano seguinte, em 14 de janeiro de 1978, a atriz faleceu, com 82 anos de idade.




Blossom Rock e Jeanette MacDonald


A jovem Blossom Rock (Marie Blake)


Veja também: As Melhores Bruxas do Cinema e TV





Postar um comentário

0 Comentários