Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Trás da Máscada: Felix Silla, o Primo Coisa de A Família Addams



Com certeza você já viu alguns trabalhos do ator Felix Silla, mas provavelmente não reconhece seu rosto. Com baixa estatura, ele media apenas 1,19 metros, Felix fez inúmeros papéis onde aparecia  vestindo fantasias, e dificilmente apareceu com seu próprio rosto diante das telas.

Entre seus trabalhos mais famosos estão o "primo coisa" (cousin Itt) na série de televisão A Família Addams (Addams Family, 1964-1966), o robô Twiki em Buck Rogers (Buck Rogers in the 25th Century, 1979-1981) e um dos Weoks na saga Star Wars.




Felix Silla (vestido de robô) e Gil Gerard em Buck Rogers






Felix Anthony Silla nasceu em 11 de janeiro de 1937 em uma pequena aldeia nos arredores de Roma, na Itália. Felix iniciou sua carreira no circo, e trabalhou como palhaço e trapezista no famoso Ringling Bros e Barnum & Bailey Show. Em 1955 ele viajou com o circo para se apresentar nos Estados Unidos, e resolveu ficar no país para tentar a sorte, embora não falasse uma palavra em inglês. 

Ele estreou em Hollywood como dublê do ator mirim Bill Mumy (o Will Robinson de Perdidos no Espaço) no filme Operação Matrimônio (A Ticklish Affair, 1963), estrelado por Gig Young. Silla trabalharia constantemente com dublê de crianças, em filmes como Inferno na Torre (The Towering Inferno, 1974), O Dirigível Hindenburg (The Hindenburg, 1975) e Poltergeist (Idem, 1982).

Felix Silla estreou como ator na série de TV Grindl (1963), estrelada pela comediante Imogine Coca. Ainda em 1963 ele fez uma participação na série Bonanza, como um dos leprechauns encontrados por Hoss Cartwright (papel de Dan Blocker).

Felix Silla e Dan Blocker, no intervalo de Bonanza

Em 1965 Felix Silla entrou para o elenco da série A Família Addams, que havia estreado no ano anterior. Usando uma fantasia com uma vasta cabeleira, ele deu vida ao estranho "primo coisa", um de seus papéis mais famoso.

Felix Silla como o primo coisa

Com o fim da série, Felix fez participações em séries como The Monkees e A Feiticeira (Bewitched), e atuou em pequenos papéis em filmes como À Queima Roupa (Point Blank, 1967), Justine (Idem, 1969) e Um Dia em Duas Vidas (The April Fools, 1969). Ele também era uma das crianças gorilas em Planeta dos Macacos (The Planet of the Apes, 1968).


Charlton Heston e Felix Silla nos intervalos de Planeta dos Macacos 


Felix Silla e Elizabeth Montgomery em intervalo de filmagens de A Feiticeira

Em 1971 ele ingressou para o elenco fixo do programa infantil Lidsville, estrelado por Butch Patrick (o Eddie Monstro, da série Os Monstros). Mas o programa foi cancelado ainda na primeira temporada.

Com o fim da série, só voltaria a atuar em O Preço Duma Traição (Little Cigars, 1973), um filme estrelado por diversos atores de baixa estatura, como Billy Curtis e Jerry MarenEm 1975 ele interpretou o maníaco "Hitler em miniatura" no filme O Negócio é Dar No Pé (The Black Bird, 1975), que Silla considera seu melhor papel no cinema. Estes foram dois raros exemplos em que o ator pode aparecer com o seu próprio rosto em cena.

O Preço Duma Traição 

Felix Silla em O Negócio é Dar No Pé

Fantasiado, ele continuou aparecendo em filmes como Geração Proteus (Demon Seed, 1977), Manitú (The Manitou, 1978) e A Ninhada (The Brood, 1979), este último dirigido por David cronenberg.

Felix Silla em  Geração Proteus

Felix Silla em Manitú

A Ninhada

Entre 1978 e 1979 ele vestiu a roupa do robô Lucifer, em Battlestar Galatica. A voz do personagem ficava a cargo do ator Jonathan Harris, o Dr. Smith de Perdidos no Espaço.

Felix Silla em Battlestar Galatica

Em 1979 ele voltou a vestir outro robô, o simpático Twiki em Buck Rogers in the 25th Century (1979-1981). A voz de Twiki desta vez era dublada por Mel Blanc, o dublador do Pernalonga.



Silla continuou atuando, mas raramente aparecendo com seu rosto nas telas. Ele foi um dos Weoks em Star Wars: Episódio VI - O Retorno do Jedi (Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi, 1983), e um alienígena em Almondegas 2 (Meatballs Part II, 1984). Em 1992 interpretou o rei pinguim, um dos capangas de Danny DeVitto em Batman: O Retorno (Batman Returns, 1992).

Felix Silla em Star Wars: Episódio VI - O Retorno do Jedi

Felix Silla em Batman: O Retorno


Felix Silla também teve uma uma banda com sua esposa Sue Silla (com quem se casou em 1965), a "The Original Harmonica Band", que se apresentava em clubes noturnos de Las Vegas.

O ator morreu no dia 16 de abril  de 2021, aos 84 anos de idade. Felix Silla  lutava contra um câncer de pâncreas, e sua morte foi divulgada nas redes sociais pelo ator Gil Gerard, que trabalhou com Silla na série Buck Rogers.


Felix Silla e Lou Ferrigno em uma convenção para fãs



Relembre os artistas que morreram em 2021






Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Vc. Pode prestar qualquer esclarecimento ao grande público que tiver curiosidade e dúvidas sobre filmes da grande e pequena tela, e seriados?

    ResponderExcluir