Por Onde Anda? Lee Aaker, o Cabo Rusty de Rin Tin Tin



Lee Aaker já era um veterano das telas quando encarnou o pequeno Cabo Rusty, o menino cujos pais foram mortos por índios e acabou adotado por uma unidade de cavalaria Forte Apache na popular série de tv As Aventuras de Rin Tin Tin (The Adventures of Rin Tin Tin, 1954-1959).



Lee William Aaker nasceu na Califórnia, em 25 de setembro de 1943. Sua mãe era dona de uma escola de dança, e ele começou a atuar muito cedo, fazendo sua estreia na televisão em 1948, antes de completar cinco anos de idade. Seu irmão, Dee Aaker, também foi ator mirim.

Dee Aaker

Aaker estreou no cinema como figurante no clássico O Maior Espetáculo da Terra (The Greatest Show on Earth, 1952), como uma das crianças da plateia do circo. O menino fez vários papéis não creditados em filmes importantes, como Matar ou Morrer (High Noom, 1952), antes de ter seu nome registrado em ...E o Noivo Voltou (No Room for the Groom, 1952).

Mas seu primeiro papel de destaque foi no filme Páginas da Vida (O. Henry's Full House, 1952).

Lee Aaker em Páginas da Vida

Ele também chamou a atenção como o filho de Gene Barry (o futuro Batmasterson) em A Cidade Atômica (The Atomic City, 1952) e então sua carreira começou a deslanchar.

O menino chegou a ser anunciado como o protagonista mirim de Os Brutos Também Amam (Shane, 1953), mas acabou perdendo o papel na última hora para o jovem e talentoso Brandon de Wilde. Como consolação, foi escalado para outro western, Caminhos Ásperos (Hondo, 1953), estrelado por John Wayne. Aaker interpretava o filho de Geraldine Page.

John Wayne e Lee Aaker em Caminhos Ásperos

O meninos fez diversos filmes num curto período, atuando em obras como Vida Contra Vida (Jeopardy, 1953), O Circo da Morte (Arena, 1953), Duro na Queda (Mister Scoutmaster, 1953) e Os Casamenteiros (Ricochet Romance, 1954).

Também fez diversas participações em séries de TV, como O Cavaleiro Solitário (Lone Ranger). Mas a fama veio mesmo quando ele estrelou, ao lado do cão ator, a série As Aventuras de Rin Tin Tin (The Adventures of Rin Tin Tin, 1954-1959).

Aaker tinha feito teste também para a série Lassie, e Tommy Reetig (que ficou com o papel) havia feito teste para Rin Tin Tin. Ambos se tornaram amigos até a morte de Tommy, em 1996.



No Brasil, a série estreou primeiro na TV Record, em 1961, mas passou a ser exibida pela TV Tupi a partir de 1966, onde permaneceu até 1972. Também foi exibida pela Bandeirantes, posteriormente. Por aqui, o programa também foi um grande sucesso, gerando uma série de brinquedos e histórias em quadrinhos.

Forte Apache, o brinquedo inspirado na sede onde vivam Rusty e seu fiel amigo canino tornou-se o sonho da garotada.





Lee Aaker também chegou a protagonizar o filme The Challenge of Rin Tin Tin (1958), mas após o final da série sua carreira não emplacou. Aaker ainda estrelou Mooncussers (1962), uma produção esquecida da Disney, e fez alguns trabalhos na TV para o estúdio.

Mas os papéis estavam escassos. Após algumas participações em seriados como convidado, incluindo a série Rota 66 (Route 66).


Em 1963 voltou a ser figurante em Adeus, Amor (Bye Bye Bird, 1963), estrelado por Ann-Margret, e acabou abandonando a carreira em 1963, após atuar na série The Lucy Show. Pouco antes de deixar a carreira, recebeu 10 mil dólares do estúdio que produziu Rin Tin Tin (uma grande quantia na época), em reconhecimento ao seu trabalho.

Após parar de atuar, Aaker se casou e trabalhou como carpinteiro, até se aposentar. Muitos anos mais tarde, foi redescoberto pelos fãs, e passou a frequentar diversas feiras e convenções de nostalgia.







1 comentário:

  1. Vale resaltar que RINTIN TIM, não era somente um cão ator. Na realidade eram 05 cães pastores, que se revezavam no papel de RIN TIN TIN, cada um tinha uma "especialidade" que era usado o que era mais adequado para a cena a ser filmada.

    ResponderEliminar

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil