Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Rin Tin Rin, o astro canino que conquistou Hollywood



Rin Tin Tin foi um dos mais famosos cães atores de Hollywood. Na verdade, assim como outros astros caninos (Lassie, Benji, ...) foram vários animais que se revessaram nos papéis,  entre 1923 e 1955.



O primeiro Rin Tin Tin nasceu em Lorraine, na França, em 10 de setembro de 1918. No final da Primeira Guerra Mundial o soldado norte americano Lee Duncan encontrou um canil alemão que havia sido bombardeado e abandonado.

Nos escombros Duncan encontrou uma cadela com 5 filhotes recém nascidos. O seu regimento salvaram os animais, e os adotaram, levando-os consigo quando retornaram aos Estados Unidos. Duncan ficou com dois dos filhotes, um macho e uma fêmea, que ele chamou de Rin Tin Tin e Nannette (que morreu ao cinco anos de idade).




Rin Tin Tin e Nannette, fazendo publicidade


Rinty, como era chamado carinhosamente por seu dono, era muito esperto, e aprendeu muitos truques, além de desenvolver a habilidade de saltar grandes alturas. Lee Duncan e Rin Tin Tin começaram a se apresentar em shows pelo interior do país, até que o produtor Charles Jones convidou Rin Tin Tin para trabalhar no cinema. Jones queria um rival para o cão Strongheart, o primeiro astro canino das telas.


Strongheart, o cão ator



O primeiro filme de Rinty foi The Man From Hell's River (1922), onde ele interpretou um lobo. Rin Tin Tin estrelou seu primeiro filme um ano depois, quando atuou em Where the North Begins (1923), ao lado da estrela Claire Adams.

Os filmes de Rin Tin Tin fizeram muito sucesso, e ele se tornou um dos astros mais queridos do público da época. Em seu diário, a menina Anne Frank relatou que adorava assistir aos filmes do cão maravilha nos cinemas.







O pastor alemão fez 29 filmes entre 1922 e 1931, tendo inclusive feito a transição para o cinema falado. O grande sucesso de Rin Tin Tin inclusive foi responsável por salvar o estúdio da Warner Brothers da falência na época, e quase foi o primeiro "ator" a receber um Oscar.

O prêmio Oscar foi criado em 1929, e os profissionais cinematográficos foram chamados para escolher os primeiros vencedores. O voto era aberto, e cada pessoa indicava quem gostaria que ganhasse. Rin Tin Tin foi o astro a receber mais votos, mas querendo parecer uma premiação série, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anulou os votos do cão ator, dando o prêmio para o humano Emmil Jennings, o segundo mais votado.

Ele teve alguns astros caninos rivais, como Balto (o cão herói), Lightning, Ace e Ranger. Com exceção de Balto, que era um Husky Siberiano, os outros também eram pastores alemão.


Cary Grant e  Lightning 

Rin Tin Tin também era um astro radiofônico, tendo um programa no rádio entre 1930 e 1955. Mas com a morte do cão ator original, em 1932, outros animais também participaram dos programas.

Rin Tin Tin no rádio


Em 10 de agosto de 1932 Rin Tin Tin faleceu, aos 13 anos de idade. Já doente, ele faleceu nos braços da atriz Jean Harlow, que era vizinha de Duncan em Hollywood. Lee Duncan levou o corpo de Rin Tin Tin para Paris, onde ele foi enterrado em um cemitério de animais.

Quatro filhotes de Rin Tin Tin também se tornaram artistas.

Rin Tin Tin Jr (1931-1941) foi o primeiro a substituir o pai no rádio. Ele estreou no cinema em Orgulho Cativante (The Pride of the Legion, 1932) e fez 11 filmes e três seriados, até 1939.

Seu último filme foi Hollywood em Desfile (Hollywood Cavalcade, 1939), que foi o único filme em que Lee Duncan apareceu em frente as câmeras.


Rin Tin Tin Jr.

Rin Tin Tin III atuou em apenas um filme, The Return of Rin Tin Tin (1947), ao lado do ator mirim Robert Blake, que mais tarde interpretaria o detetive Barreta. Não existem registros sobre nascimento ou morte de Rin Rin Tin III.


Robert Blake e Rin Tin Tin III


Embora os filmes de Rin Tin Tin tivessem sido exibidos no Brasil, desde os tempos do cinema mudo, foi Rin Tin Tin II que ficou mais famoso por aqui. Ao lado do menino Lee Aaker, o cabo Rusty, Rin Tin Tin II foi o astro da série de televisão As Aventuras de Rin Tin Tin (The Adventures of Rin Tin Tin, 1954-1959).

Lee Aaker e Rin Tin Tin II em As Aventuras de Rin Tin Tin



No Brasil, a série estreou primeiro na TV Record, em 1961, mas passou a ser exibida pela TV Tupi a partir de 1966, onde permaneceu até 1972. Também foi exibida pela Bandeirantes, posteriormente. Por aqui, o programa também foi um grande sucesso, gerando uma série de brinquedos e histórias em quadrinhos.

Forte Apache, o brinquedo inspirado na sede onde vivam Rusty e Rin Tin Tin tornou-se o sonho da garotada.





Não existem registros sobre as datas de Rin Tin Tin II, que além da série fez o filme  The Challenge of Rin Tin Tin (1958), e uma participação na série Route 66.

A série de televisão na verdade contou com vários cachorros, todos treinados por Lee Duncan, inclusive Rin Tin Tin IV, neto do astro original. Hey You e Flame JR (filho do cão ator Flame) também foram outros animais atores. Hey You era um dos mais bem adestrados, mas perdeu a visão durante a gravação de uma cena, mas normalmente era o cão usado nas cenas de lutas, mesmo após ter ficado cego.

Uma curiosidade sobre a série no Brasil, o Cabo Rusty era dublado pelo jovem ator Reginaldo Faria, que na época da dublagem tinha 24 anos de idade.


O jovem Reginaldo Farias


Lee Duncan, o descobridor e treinador da família Rin Tin Rin faleceu em 20 de setembro de 1960, aos 67 anos de idade. Seu herdeiros continuaram administrando a linhagem de Rin Tin Tin. Em 1976 foi produzida a comédia Won Ton Ton, o Cachorro que Salvou Hollywood (Won Ton Ton: The Dog Who Saved Hollywood, 1976), que era vagamente baseado em Rin Tin Tin.

Os herdeiros de Lee Duncan processaram o estúdio, dizendo que o filme ridicularizava a história do astro canino, mas perderam o processo no tribunal. A família também processou os produtores do filme Findin Rin Tin Tin (2007), que contava a história de como Lee Duncan conheceu Rin Tin Tin, mas também não foram bem sucedidos no processo.


Lee Duncan e Rin Tin Tin

Veja Também: Orangey o gato ator

Leia também:  A História de Lassie



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

1 Comentários