Por onde anda? Phillip Paley, o Cha-Ka de O Elo Perdido


Em 1974 a rede de televisão NBC lançou a série O Elo Perdido (Land of Lost, 1974-1976), que contava a história da família Marshall, presa em uma terra pré-histórica, cheia de dinossauros e mistérios.

Além dos dinossauros, existia um povo meio humano, meio macaco, chamados Pakuni. Cha-ka, um dos Pakuni, ficava amigo da família.


Existem algumas lendas sobre quem seria o ator que interpretou Cha-ka. Algumas histórias dizem que era o ator Clint Howard, outras que era o guitarista Rodney Sheppard, da banda Sugar Ray. Mas na verdade, o interprete de Cha-Ka era o ator mirim Phillip Paley, que tinha apenas 10 anos de idade.

Nascido em 15 de setembro de 1963, Phillip Paley começou a treinar artes marciais muito pequeno e aos 9 anos de idade tornou-se faixa preta em karatê. Essa façanha levou o garoto ao programa de entrevistas de Jack Carson, onde ele lutou com Chuck Norris.

Phillip Paley e Chuck Norris no programa de Jack Carson

O carismático menino chamou a atenção e logo recebeu convites para trabalhar como ator. Ele estreou em um episódio da série Apple's Way, em 1974, e logo ingressou no elenco fixo da série O Elo Perdido, usando maquiagem e fantasia de Pakuni. 

Porém Phillip Paley chegou a aparecer sem a caracterização em um episódio da série.

Phillip Paley, sem a caracterização, em O Elo Perdido

Feita para crianças, a série fez um enorme sucesso na primeira temporada. Porém, as crianças se assustavam com as histórias de mistério e com os sleestakas. As mães reclamaram, e a série passou a ter um lado mais cômico, o que derrubou sua audiência, e consequentemente seu orçamento.

Com a série decaindo, o ator Spencer Milligan (que interpretava o pai das crianças) não quis renovar seu contrato. O ator Ron Harper entrou então na série como o Tio Jack, que passou a cuidar de Holly e Will Marshall (interpretados pelos atores Kathy Coleman e Wesley Eure).

As mudanças acabaram levando a série ao fim. Ela foi cancelada em 1976, após 43 episódios. No Brasil, O Elo Perido foi inicialmente exibida na Rede Globo, e depois na TVS (depois chamada de SBT).

Após o cancelamento, Phillip Paley parou de atuar para terminar os estudos. Em 1985, aos 21 anos, ele tentou retornar a carreira, participando de um episódio da série Águia de Fogo (Airwolf). 

Phillip Paley em Águia de Fogo, em 1985

Em 1988 ele estrelou a comédia adolescente Jogos de Praia (Beach Balls, 1988), onde interpretava um jovem de 17 anos que sonha em se tornar guitarrista, enquanto tenta conquistar a garota de seus sonhos. O filme era produzido por Roger Corman, o rei dos filmes de baixo orçamento.

Steven Tash e Phillip Paley em Jogos de Praia

Depois, ele desistiu da carreira de ator. Phillip Paley formou-se bacharel em inglês na Universidade da Califórnia, e atualmente trabalha em um escritório de advocacia em Los Angeles, ajudando advogados a coletar e preservar evidências durante o julgamento.


Phillip Paley atualmente



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

0 comentários:

Enviar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil