Morre o ator Fernando Luján, aos 79 anos


Morreu o ator mexicano Fernando Luján, um dos últimos astros da era de ouro do cinema mexicano.

Fernando Ciangherotti Díaz nasceu em 23 de agosto de 1939, em Bogotá, na Colombia, e era filho do ator argentino Alejandro Ciangherotti e da atriz Mercedes Soler, da família Soler, famosos atores mexicanos.

Luján, que era naturalizado mexicano, estreou no cinema ainda criança, atuando em La Cobarde (1953), filme estrelado pela brasileira Irasema Dilán. Ele fez muitos filmes quando criança, crescendo em frente à tela de cinema.

Fernando  Luján, quando criança

Na década de sessenta, protagonizou muitos filmes voltados para a juventude, e contracenou com alguns dos maiores astros do cinema mexicano, como Pedro Infante, Libertad Lamarque, Angélica Mária, Arturo de Córdova, Mária Félix, Joselito (o pequeno tenor espanhol) e Ramón Valdés ( o Seu Madruga, de Chaves).

Também trabalhou com María Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha, em Un Novio Para dos Hermanas (1967). Fernando Luján atuou em quase 100 filmes ao longo de 65 anos de carreira.

Fernando Luján e Elvira Quintana em Peligros de Juventud (1960)

Ainda na década de 60 estreou nas telenovelas mexicanas, atuando em diversas delas, inclusive Os Ricos Também Choram (Los ricos también lloran, 1979), que fez muito sucesso no Brasil. Ele também atuou em Quinze Anos (Quinceañera, 1987), que marcou a estreia da cantora Thalia como atriz.

Fernando Luján participou de mais de 30 novelas entre 1961 a 2017.

Em 1999 ele protagonizou o filme Ninguém Escreve ao Coronel (El coronel no tiene quien le escriba, 1999), baseado em um livro de Gabriel Garcá Marquez. O filmee venceu o prêmio de melhor filme latino em Sundance, e seu diretor foi indicado a Palma de Ouro em Cannes. O filme tinha a atriz Salma Hayek no elenco.


Ainda atuante, ele participou da comédia norte-americana Homem ao Mar (Overboard, 2018), estrelada por Anna Faris. Seu último trabalho no cinema foi em El Refugio de los Insomnes (2018).

Fernando Luján estava internado com problemas respiratórios, e faleceu no dia 11 de janeiro de 2018, aos 79 anos de idade.


Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

0 comentários:

Enviar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil