John Astin ficou eternizado por seu trabalho como o exótico e apaixonado Gomez Addams na série de televisão A Família Addams (The Addams Family, 1964-1966), que fez muito sucesso na televisão mundial.
John Allen Astin nasceu em Baltimore, em 30 de março de 1930. Ele é filho do renomado físico Dr. Allen Varley Astin, e seu irmão Alexander W. Astin também é um importante cientista e acadêmico.
John Astin também quase seguiu os passos do pai, e se formou em matemática na Universidade. Mas depois de formado, começou a estudar teatro, abandonando as ciências exatas.
Ele começou a trabalhar na Broadway, como ator substituto, e também fez alguns comerciais. Sua estreia na televisão foi na série de televisão Studio One, em 1957. Seu primeiro filme foi o independente The Pusher (1960), onde interpretou um detetive.
No ano seguinte participou do vencedor do Oscar de Melhor Filme Amor Sublime Amor (West Side Story, 1961), em um pequeno papel. Raramente os fãs do filme lembram que Astin esteve no elenco deste clássico do cinema.
Astin começou a fazer muitas participações na televisão, em séries como O Pimentinha (Dennis The Menace) e 77 Sunset Strip. O comediante Tony Randall viu seu trabalho, e indicou Astin para atuar em Carícias de Luxo (That Touch of Mink, 1962), estrelado por sua amiga Doris Day.
Astin ainda faria outro filme de Doris Day, A Mais Querida do Mundo (Billy Rose's Jumbo, 1962), e teria pequenos papéis em comédias românticas como Contramarcha Nupcial (Period of Adjustment, 1962), Simpático, Rico e Feliz (The Wheeler Dealers, 1963) e Eu, Ela e a Outra (Move Over, Darling, 1963).
E entre 1962 e 1963 estrelou a série de televisão I'm Dickens, He's Fenster junto com o ator Marty Ingels.
Mas foi em 1964 que ele ficou conhecido do grande público, ao ser escalado para o papel de Gomez Addams, o patriarca de A Família Addams (The Addams Family, 1964-1966), séria baseada nos quadrinhos de Charles Addams.
A família exótica e mórbida agradou muito ao público, e quando a CBS soube que a rede ABC estava produzindo A Família Addams, correu para estrear uma série similar antes, Os Monstros (The Munsters), porém, A Família Addams estrelou seis dias antes.
Com o fim da série John Astin continuou na televisão, tanto como convidado ou como personagem regular em várias séries. Ele interpretou o Charada em dois episódios de Batman e Robin (Batman), em 1967, mas depois foi substituído por Frank Gorshin.
Em 1967 ele interpretou o cunhado de Phyllis Diller na série The Pruitts of Southampton, aparecendo em seis episódios do programa. Também interpretou um padre em A Noviça Voadora (The Flyng Nun, 1967) e atuou no filme Está Sobrando Um Fantasma (The Spirit Is Willing, 1967).
No ano seguinte Astin estreou na direção, com o curta metragem Prelude (1968), que lhe deu uma indicação ao Oscar. Nos anos seguintes ele faria muitos trabalhos na direção, geralmente dirigindo séries de TV, tendo inclusive dirigido alguns episódios de CHiPS.
Em 1968 ele também atuou na comédia Candy (Idem, 1968), que ainda tinha no elenco a brasileira Florinda Bolkan.
Nas telas do cinema apareceu em Viva Max! (Viva Max, 1969), Bunny O'Hare (1971), O Perverso Roy Slade (Evil Roy Slade, 1972), O Homem de Duas Vidas (Get to Know Your Rabbit, 1972), Confusões Por Todos os Lados (Every Little Crook and Nanny, 1972) e Brothers O'Toole (1973).
E em 1972 dublou o seu famoso personagem Gomez Addams em alguns desenhos do Scobby Doo. Ele retornou ao papel em Halloween With the New Addams Family (1977), um filme feito para a televisão.
Em 1976 John Astin interpretou o pai de Jodie Foster na comédia da Disney Se Eu Fosse Minha Mãe (Freaky Friday, 1976). No filme Jodie trocava de corpo com sua mãe, interpretada por Barbara Harris.
1 Comentários
Sou loucamente apaixonado pelo Peter Jackson. Tenho o maior tesão por ele até hoje.
ResponderExcluir