Considerado por muitos o mais engraçado do trio Os Três Patetas, Curly Howard atuou em mais de 120 filmes do trio mais biruta das telas, em apenas 14 anos de carreira cinematográfica. Infelizmente, excessos pessoais e de trabalho comprometeram sua saúde, tirando sua vida com apenas 48 anos de idade.
Jerome Lester Horwitz nasceu em Nova York, em 22 de outubro de 1903. De ascendência judaica, ele era o mais novo dos cinco irmãos Horwitz, que incluíam outros patetas (Moe e Shemp Howard, já Jack e Irving não seguiram a carreira artística).
Sendo o mais novo dos irmãos, ele foi muito protegido, e era chamado pelo apelido carinhoso de Babe. Porém, quando Shemp se casou com uma mulher também apelidada de Babe, Jerome passou a ser chamado de Curly, uma referência aos seus cabelos cacheados.
Curly foi um estudante medíocre, mas foi um destacado atleta, jogando basquete no time de sua escola.
Mas aos 15 anos de idade deu um tiro acidental em sua perna, enquanto limpava a arma. Ele quase morreu, e ficou com sequelas por toda a vida. Para esconder que mancava, ele criou um jeito peculiar de caminhar nos filmes de Os Três Patetas.
Moe e Shemp Howard, juntos com Larry Fine, começaram a trabalhar no Vaudeville com Ted Healy, servindo de escada para Healy, que era o astro principal. O número de Ted Healy and his Stooges fazia muito sucesso, e eles assinaram contrato com a Fox.
Juntos eles aparecem no filme De Cabo a Rabo (Soup to Nuts, 1930), mas Shemp detestava Ted Healy. Ele era metido a valentão, e bebia muito, além de explorar os Patetas financeiramente. Anos mais tarde, Healy morreria espancando em uma briga de bar (leia mais sobre ele aqui).
Shemp deixou o grupo em 1932, e foi seguir carreira solo, assinando contrato com o estúdio Vitaphone. Moe então sugeriu que Curly assumisse o papel do terceiro pateta, mas Healy achou que ele não tinha um visual cômico.
Curly tinha cabelos longos e um bigode, e Healy exigiu que ele raspasse a cabeça para ter mais graça. Um homem careca apelidado de "encaracolado" era uma boa piada, embora o bigode tivesse permanecido por um tempo. Curly odiou ter que raspar a cabeça, pois sua cabeleira fazia sucesso com as mulheres.
De Cabo a Rabo foi o único longa metragem que os patetas fizeram com Ted Healy. Mas entre 1933 e 1934 o trio, agora com Curly, apareceu em diversos curta-metragens com Healy, todos produzidos pela Fox.
Com Healy, mas sem Moe e Larry, Curly ainda atuou no longa A Espiã 13 (Operator 13, 1934), e sem Moe, Larry ou Healy, também apareceu no curta metragem Roast-Beef and Movies (1934), ambas produções da MGM.
Em sua breve passagem pela MGM, foi creditado como Jeremy Howard.
Ao contrário dos irmãos, que vinham do teatro de variedades, Curly não tinha nenhuma experiência anterior como ator. Sem conseguir decorar os textos, ele desenvolveu diversas expressões, gritos e grunhidos que fazia quando esquecia suas falas. Os tiques e cacos do ator acabaram agradando o público, e viram sua marca registrada.
Certa vez, ao esquecer uma fala, ele simplesmente se jogou no chão, e começou a girar, outro recurso que veríamos constantemente nos filmes de Os Três Patetas.
Ted Healy não havia percebido que o sucesso de seus números era todo devido aos seus coadjuvantes, e assinou um contrato com a MGM sem Larry, Moe e Curly Howard. Sem o trio, sua carreira solo nunca emplacou realmente.
Já Larry, Moe e Curly, agora chamados de Os Três Patetas (Three Stoges), assinaram contrato com a Columbia, ainda em 1934, estúdio que fez deles astros inesquecíveis e eternizados na história do cinema.
Os diretores muitas vezes nem escreviam textos para o ator, deixando-o o improvisar em cena. Os Três Patetas também eram conhecidos por fazer um humor físico, com muitos socos, tapas e pancadas na cabeça, além de, claro, diversas tortas na cara.
Curly era conhecido nos bastidores como o "dono da cabeça indestrutível", e por isto sempre batiam em sem sua cabeça para fazer rir.
Os Três Patetas estavam no auge da popularidade, e um de seus filmes, A Coisa Está Preta (Men in Black, 1934), chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Comédia. Infelizmente, Harry Cohn, o todo poderoso da Columbia, proibia o trio de atuar em longas-metragens, como faziam seus contemporâneos Laurel e Hardy (O Gordo e o Magro), e seus filmes sempre foram vistos com um subproduto do estúdio.
A partir de 1944 a energia de Curly começou a diminuir, e isto ficou visível em seus filmes. A cabeça do ator mostrou que não era tão "indestrutível" como se acreditava. Curly começou a sentir fortes dores de cabeça, e durante as filmagens de Dizzy Detetives (Idiots Deluxe, 1944), ele sofreu o primeiro de uma série de derrames.
Curly foi internado no hospital, e foi constatado que ele tinha diversas lesões no crânio não tratadas. Além disto, ele sofria de hipertensão extrema, hemorragia retinal e obesidade. Curly também teve sua saúde agravada por suas constantes bebedeiras.
Ele foi forçado a diminuir suas atividades, fazendo menos filmes por ano. Por contrato, os três patetas tinham uma folga de cinco meses de férias, e neste período atuaram no longa Música Atômica (Swing Parade of 1946), interpretando os garçons atrapalhados. O filme foi produzido pelo estúdio da Monogram.
Curly Howard teve dois filhos.
Quando Joe de Rita ingressou nos Três Patetas, substituindo Shemp Howard, foi apelidado de Curly Joe.
2 Comentários
SEMPRE QUE POSSO, ASSISTO. NÃO SABIA QUE ELE PASSOU POR ESSAS CRISES DE SAÚDE A QUAL FICOU INABILITADO 😦
ResponderExcluirOs atores de O Gordo e o Magro também tiveram os seus altos e baixos na carreira.
ResponderExcluir