Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Shelley Long, de Um Dia a Casa Cai (1986)


Ao lado de Tom Hanks, Shelley Long protagonizou a comédia de sucesso Um Dia a Casa Cai (The Money Pit, 1986), onde eles interpretavam um casal que comprou uma mansão em ruínas, cujas obras de reforma parecem não ter fim.


Shelley Long e Tom Hanks em Um Dia a Casa Cai

Shelley Lee Long nasceu em Fort Wayne, Indiana, em 23 de agosto de 1949. Ela estudou teatro na Universidade, e após se formar, em 1967, começou a trabalhar como modelo e atriz.

Morando em Chicago, ela começou a trabalhar no programa de humor Second City, em 1975, e fez muitos trabalhos na televisão na segunda metade da década de 1970.


Shelley Long em O Barco do Amor (Love Boat), em 1978

Shelley Long estreou no cinema em Amigo é Para Essas Coisas (A Small Circle of Friends, 1980). No ano seguinte, contracenou com o Beatle Ringo Starr na estranha comédia O Homem das Cavernas (Caveman 1981).

Ela também fez na sequência Corretores do Amor (Night Shift, 1982) e Porky 3 (Losin' It, 1982), que tinha no elenco o jovem Tom Cruise, em começo de carreira.


Shelley Long e Ringo Starr em O Homem das Cavernas


Tom Cruise e Shelley Long em Porky 3


Mas foi somente quando foi escalada para viver Diane Chambers na série Cheers (1982-1993), que a atriz alcançou a fama em Hollywood. Long ficou no programa por cinco temporadas, e ganhou dois Globos de Ouro e um Prêmio Emmy pelo seu papel, além de receber diversas outras indicações.

Shelley Long deixou a série em 1988, mas voltou como convidada especial na temporada final, em 1993.


Shelley Long em Cheers

Shelley Long e Ted Danson em Cheers

Long havia se casado com o corretor Bruce Tyson em 1981, e em 1985 deu à luz a sua filha, a futura atriz Juliana Long Tyson.

Nos intervalos de gravação de Cheers a atriz retornou ao cinema, atuando em Diferenças Irreconciliáveis (Irreconcilable Differences, 1984), ao lado de Ryan O'Neil e da jovem Drew Barrymore. O filme valeu a Shelley uma nova indicação ao Globo de Ouro.


Shelley Long, Drew Barrymore e Ryan O'Neil no cartaz de Diferenças Irreconciliáveis


Em 1986 Shelley Long assinou um contrato de três filmes com a Disney Toutchstone. O primeiro filme do contrato foi Um Dia a Casa Cai (The Money Pit, 1986), que fez um enorme sucesso. Em seguida, atuou em Que Sorte Danada! (Outrageous Fortune, 1987), que também foi muito bem sucedido.

Mas Está Sobrando Uma Mulher (Hello Agin, 1987), foi um grande fracasso de bilheterias, e interrompeu seu estrelato em ascensão. 


Shelley Long e Tom Hanks em Um Dia a Casa Cai


Shelley Long e Bette Midler em Que Sorte Danada!


Seus filmes seguintes também não fizeram sucesso, e após atuar em Bandeirantes de Beverly Hills (Troop Beverly Hills, 1989) e Não Diga Quem Sou Eu (Don't Tel Her It's Me, 1992), a atriz se viu obrigada a retornar a televisão, já que os convites para o cinema haviam cessado.

Shelley Long voltou para a última temporada de Cheers, em 1993, e estrelou sua própria série, Good Advice (1993-1994), que foi cancelada após uma temporada.



Shelley Long, Treat Williams e Teri Garr em Good Advice


A atriz também fez alguns telefilmes, como Bem-Vindos ao Paraíso (The Women of Spring Break, 1995) e Tal Mãe, Tal Filha (Freaky Friday, 1995), onde ela trocava de corpo com sua filha, uma história explorada muitas vezes por Hollywood.

Mas em 1995 Shelley Long retornou ao cinema na bem sucedida comédia A Família Sol, Lá, Si, Dó (The Brady Bunch Movie, 1995), que era um remake de uma série de televisão da década de 1960.


Shelley Long e Gary Cole em A Família Sol, Lá, Si, Dó


O clima nostálgico da comédia, que homenageava uma bem sucedida série clássica, agradou ao público, e uma sequência, A Volta da Família Sol, Lá, Si Dó (A Very Brady Sequel, 1996), foi feita no ano seguinte.

Mas o segundo filme não foi bem sucedido. Long então fez algumas participações em séries de TV, e ganhou um novo programa, Kelly Kelly (1998), que foi cancelado após o sexto episódio.



Shelley Long em Kelly Kelly


Entre 1994 e 2001 ela também voltou a interpretar Diane Chambers na série Frasier, que era um spin off de Cheers.


Shelley Long em Frasier


Em 2000 a atriz esteve no elenco de Dr. T e as Mulheres (Dr. T & The Women, 2000), e no ano seguinte voltou a interpretar Carol Brady em A Família Sol, Lá, Si, Dó na Casa Branca (The Brady Bunch in the White Hose, 2002).



Shelley Long e Richard Gere em Dr. T e as Mulheres


Em 2004 o marido de Shelley pediu o divórcio, e a atriz entrou em depressão. Ela ficou um tempo afastada, e quando retornou, só conseguiu participações especiais em séries, ou papéis em telefilmes ou produções independentes, como Zombie Hamlet (2012), que pouco fizeram para mantê-la em evidência.


Shelley Long em Zombie Hamlet


Em 2009 ela fez sua primeira aparição na série Família Moderna (Modern Family), interpretando DeDe Pritchett, a problemática matriarca da família. E embora só tenha aparecido em 8 episódios da série, foi um papel marcante em sua carreira.

Sua última aparição na série foi em 2018, quando sua personagem faleceu.


Shelley Long em Família Moderna (Modern Family)


Seu último trabalho lançado nos cinemas foi o longa Rastros de Um Crime (The Cleaner, 2021). Ela também esta no elenco de Give Me Pity! (2022) que ainda não estreou.



Shelley Long em Rastros de Um Crime






Veja também: As Mais Belas Atrizes dos Anos 80, Antes e Depois





Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com


Postar um comentário

0 Comentários