Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre o produtor Mário Fanucchi, o criador do Indiozinho da TV Tupi


Mário Fanucchi, pioneiro da televisão brasileira, morreu no dia 23 de agosto, de causas naturais, aos 95 anos de idade. Natural do Paraná, ele ingressou na Rádio Tupi em 1949, no programa Matutino Tupi, de Coripheu de Azevedo Marques.

Ele foi roteirista e produtor de diversos radio-teatros, e em 18 de setembro de 1950 estava presente da inauguração da televisão brasileira. Na PRF3-Tupi, de São Paulo, foi produtor e roteirista de diversos programas, em especial do Lever no Espaço (1957), o primeiro programa de ficção científica da televisão brasileira.

Exímio desenhista, ele foi o criador do símbolo da emissora, o indiozinho. O mascote da TV Tupi era usado como vinheta de diversos programas e intervalos do comercial, nos tempos da TV ao vivo.

Junto com o maestro Erlon Chaves, criou o jingle "Já é Hora de Dormir", que encerrava a programação do canal na década de 1950, e mais tarde foi usado pelos Cobertores Parahyaba.

E em 1968 atuou no filme As Amorosas.





Fanucchi também é o criador do logo da Rádio Jovem Pan. Na década de 1960, assumiu a direção artística da TV Cultura, e também trabalhou com publicidade.

Depois, foi professor da USP, e diretor da Rádio USP, onde estreou seu aluno William Bonner.

Mário Fanucchi foi casado com a cantora Maria da Glória, que fazia parte do Trio Tupi.







Postar um comentário

0 Comentários