Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Foto altera a história do primeiro beijo da televisão brasileira

Tônia Carrero, Nely Rodrigues, Aimeé, Virginia Lane e Alma Flora, nos testes inaugurais da TV Tupi, do Rio de Janeiro

A atriz Vida Alves e o ator Walter Foster entraram para a história da televisão brasileira ao protagonizarem o primeiro beijo exibido na TV no Brasil. O beijo, do qual não existem registros fotográficos, fez parte do capítulo final da novela Sua Vida Me Pertence (1951), exibida pela TV Tupi de São Paulo, a primeira emissora de televisão da América do Sul.

Vida Alves e Walter Foster, em Sua Vida Me Pertence

A PRF3-3 TV Tupi foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, sendo uma das primeiras emissoras do mundo a manter a transmissão regular. O Rio de Janeiro só veria a televisão diária em 1951.

Porém, antes da inauguração oficial da Tupi, foram feitos testes de transmissão. Em um deles, o ex galã latino de Hollywood, José Mojica (que abandonou o cinema para se tornar padre) foi o astro convidado dos testes inaugurais. (leia mais sobre isto aqui).

Em maio de 1950 também foram feitos testes na cidade do Rio de Janeiro, usando equipamentos da GE (General Eletric). A Tupi, oficialmente, usou aparelhos comprados da RCA Victor.

Participaram dos testes cariocas nomes como Luis Jatobá, Tônia Carrero, Nely Rodrigues, Virginia Lane, Alma Flora, Henriette Morineau, Eva Todor, e outros grandes nomes das artes cariocas. A Revista O Cruzeiro, em 27 de maio de 1950, registrou essa transmissão experimental em uma sessão de fotos.

 Eva Todor
 Henriette Morineau
 Tônia Carrero
Virginia Lane

Na publicação de O Cruzeiro, também é possível ver o registro de um beijo, protagonizado por Carlos Frias e Aimeé, que na época eram casados. O clichê foi tirado a partir de um monitor de televisão.

A foto, entretanto, não tira a importância e nem o protagonismo de Vida Alves e Walter Foster. Afinal, o beijo de Aimeé e Carlos Frias foi televisionado apenas para poucos receptores de TV, analisados apenas pelos técnicos da emissora.

A atriz Vida Alves e o ator Walter Foster entraram para a história da televisão brasileira ao protagonizarem o primeiro beijo exibido na TV no Brasil. O beijo, que não foi fotografado, fez parte do capítulo final da novela Sua Vida Me Pertence (1951), exibida pela TV Tupi de São Paulo, a primeira emissora de televisão da América do Sul.


Foi somente no final de Sua Vida Me Pertence, que o público pode assistir um beijo na televisão brasileira. O primeiro beijo da TV transmitido aos telespectadores.


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

0 Comentários