Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Após sua morte trágica, Sidney Howard, roteirista de ...E o Vento Levou, tornou-se o primeiro vencedor póstumo do Oscar



A história do Oscar contou com alguns artistas e profissionais cinematográficos que foram indicados ao prêmio, ou mesmo agraciados, que acabaram falecendo antes da cerimônia da entrega das estatuetas. James Dean e mais recentemente Chadwick Boseman foram indicados ao prêmio como melhor atore, e Heath Ledger acabou vencendo o Oscar pelo seu trabalho magistral como o Coringa, após a sua morte precoce.

Mas foi Sidney Howard, o roteirista do clássico  ...E o Vento Levou (...Gone With the Wind, 1939), o primeiro nome da história a a receber um Oscar após sua morte. Ele foi agraciado na 12ª cerimônia do Oscar, ocorrida em 29 de fevereiro de 1940, seis meses após falecer, em 23 de agosto de 1939.



Sidney Coe Howard nasceu em Oklahoma, em 1891, e em 1915 ele fez parte do lendário Workshop 47 do curso de dramaturgia de Harvard, que tinha como alunos nomes como Eugene O'Neill, Thomas Wolfe, Phillip Barry e S. N. Behrman.

Em 1921 Howard teve sua primeira peça encenada na Broadway, e aos longos dos anos teve inúmeros sucessos teatrais, mas também colecionou alguns fracassos, e em 1925 ele foi o vencedor do prêmio Pulitzer de literatura, com They Knew What They Wanted

O primeiro filme baseado em um de seus textos foi Hora Secreta (The Secret Hour, 1928), e o primeiro roteiro em que o autor trabalhou foi do filme Mulher Ideal (A Lady to Love, 1930). Ambos os filmes eram adaptações de They Knew What They Wanted, que ainda teve mais uma versão cinematográfica em 1940, após a morte de Howard.

Ele foi contratado por Samuel Goldwyn, e passou a trabalhar na MGM, onde trabalhou em diversos roteiros, e foi indicado ao Oscar pela primeira vez por seu trabalho em Médico e Amante (Arrowsmith, 1931). Ele seria novamente indicado por Fogo de Outono (Dodsworth, 1936).

Em 1939 o escritor foi o responsável pelo roteiro final de ...E o Vento Levou (...Gone With the Wind, 1939), que era baseado no livro escrito por Margareth Mitchel. Howard foi novamente indicado ao Oscar, mas não chegou a ver a nova indicação, pois havia falecido meses antes.

Avesso a vida em Hollywood, Sidney Howard tinha uma fazenda em Tyringham, Massachusetts, onde dedicava-se a vida simples no campo. Mas em 23 de agosto de 1939 ele estava arrumando o trator de duas toneladas de sua propriedade, quando ligou-o o acidentalmente. O veículo começou a andar, e prensou o roteirista contra as paredes do celeiro, onde ele morreu esmagado.

Sidney Howard morreu aos 48 anos de idade, meses antes da estreia de ...E O Vento Levou nos cinemas.

Antes dele, outras pessoas já havia sido indicados ao Oscar póstumo, são elas: O roteirista Gerald Duffy (em 1928), a atriz Jeanne Eagels (em 1929) e o compositor George Gershwin (em 1937), mas foi Sidney Howard o primeiro vencedor.

Howard havia sido casado com a atriz Clara Eames, e era pai da atriz Jennifer Howard. Ela se casaria com o produtor Samuel Golwyn Jr. e é mãe dos executivos Francis e John Goldwyn, e do ator Tony Goldwyn.


Sidney Howard e Clars Eames


Em 2013 o programa The Ghost Inside My Child apresentou uma criança que dizia ser a reencarnação do roteirista.




Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

0 Comentários