Esbanjando beleza e talento, Silvia Salgado brilhou em inúmeras novelas, mas foi o cinema quem lhe abriu as portas para uma carreira de sucesso, embora eventualmente ela tenha se afastado para priorizar sua família.
Silvia Helena Salgado nasceu em Fortaleza, Ceará, em 03 de maio de 1950, mas foi criada na cidade de Santos, em São Paulo, a partir dos 2 meses de idade.
Silvia começou a fazer teatro amador aos 15 anos de idade mas paralelamente, formou-se psicologia, antes de ingressar na vida artística profissionalmente.
Em 1977 ela se inscreveu em um concurso que revelava novas atrizes no programa Moacyr TV, na Rede Globo. Atrizes como Myrian Rios e Thais de Andrade foram algumas das vencedoras, bem como Silvia Salgado. Após a vitória, e agora morando no Rio de Janeiro, ela aperfeiçoou suas técnicas de interpretação tendo aulas com a atriz Camila Amado.
Ela então conseguiu um papel pequeno na novel A Sombra dos Laranjais (1977), e em seguida foi contratada por Francisco Ramalho Jr. para viver a ingênua Pombinha no filme O Cortiço (1978). O filme recebeu muita publicidade, e promoveu o nome de Silvia, mesmo antes da estreia do mesmo.
Um dia ela leu na coluna de Hildegard Angel que a Globo procurava uma atriz para atuar na novela O Astro (1977-1978), e Silvia se inscreveu para o teste, derrotando outras 80 candidatas. A atriz interpretou Joselina Mello Assunção Hayala (Jôse), que fez muito sucesso.
Após atuar em O Astro, Silvia Salgado começou a fazer diversas participações em programas da emissora, tendo inclusive fazendo parte dos coadjuvantes de Os Trapalhões.
Com o quarteto Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, Silvia também atuou nos filmes Cinderelo Trapalhão (1979) e Os Três Mosqueteiros Trapalhões (1980).
Silvia Salgado atuou em muitos filmes seguidos nesta época, aparecendo também em Meus Homens, Meus Amores (1978), Sábado Alucinante (1979), Por Um Corpo de Mulher (1979), Os Rapazes da Difícil Vida Fácil (1980) e Mulher Sensual (1981).
Na Globo, atuou nas novelas Plumas e Paetês (1980), Chega Mais (1980) e foi uma das irmãs em Ciranda de Pedra (1981), as outras eram Lucélia Santos e Priscilla Camargo.
Depois, migrou para a TV Manchete, onde fez Mania de Querer (1986) e Novo Amor (1986).
0 Comentários