Em 1976 a atriz Wilma Dias sacudiu e divertiu o Brasil saindo da casca de banana na abertura do programa humorístico Planeta dos Homens. A cena fez tanto sucesso que abriu as portas para a então bailarina, que em sua breve vida, conquistou o cinema, televisão e teve também uma carreira de cantora.
Wilma Dias Grunfeld nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de abril de 1954. Ela era filha da nadadora Dalva Dias Grunfeld, e como a mãe, também tentou nadar profissionalmente, pelo clube Botafogo.
Mas ela acabou seguindo a carreira de bailarina, e na década de 1970 fez um turnê de 10 meses na boate Le 78, em Paris. De volta ao Brasil, trabalhou em espetáculos de Abelardo Figueiredo e conseguiu alguns trabalhos em comerciais de TV, que lhe renderam o convite de participar da abertura do programa Planeta dos Homens (1976-1982). Wilma logo se tornou uma das mulheres mais cobiças do país, tendo inclusive posado para revistas masculinas.
E foi Renato Aragão quem lhe deu seu primeiro trabalho como atriz, quando a chamou para interpretar a princesa Loya em Os Trapalhões na Guerra dos Planetas (1978). O filme era uma paródia tupiniquim do sucesso Star Wars, na época chamado de Guerra nas Estrelas.
Wilma conseguiu alguns papéis na Rede Globo, atuando na novela As Três Marias (1981) e O Amor é Nosso (1981), e também apareceu em programas de humor, como Os Trapalhões, Viva o Gordo e Estúdio A... Gildo!.
Em 1982 ela chegou a gravar um disco, fazendo a linha "cantora sexy", e chegou a rivalizar com a cantora Gretchen. Seu maior hit foi a canção "La Massagiste".
Mas foi no cinema brasileiro que Wilma Dias conseguiu seus melhores trabalhos. Ela atuou em Mulher Objeto (1981), Profissão Mulher (1982), e ao lado de Monique Lafond estrelou o polêmico Amor Maldito (1984), dirigido pela cineasta Adélia Sampaio.
No dia 10 de abril de 1991, Wilma começou a sentir uma dormência nas mãos, e sua irmã a levou ao Hospital São Lucas, em Copacabana. Uma hora e meia depois de chegar ao hospital, ela sofreu um infarto fulminante, falecendo com apenas 36 anos de idade.
Leia também: Relembrado o breve e talentoso ator Rodolfo Bottino
0 Comentários