Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando o ator Richard Anderson, o eterno Oscar Goldman


Com quase 200 créditos em sua carreira, o ator Richard Anderson ficou famoso como Oscar Goldman, o chefe do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica, séries bastante populares na televisão.




Richard Norman Anderson nasceu em 08 de agosto de 1926, em Long Branch, Noca Jersey. Ele começou a atuar nas peças da escola, e após servir o exército ingressou no rádio. Seus pais eram amigos de Gary Cooper, foi o astro de Hollywood quem o influenciou a ser ator, e aos 12 anos de idade, Anderson fez teste para a MGM, mas não passou.

Anos depois, ele estrou como ator no clássico do cinema mexicano A Pérola (La Perla, 1947), estrelado por Maria Elena Marques e Pedro Armendariz. Ele Só voltaria ao cinema três anos depois, quando atuou em Aviso Denunciador (The Vanishing Western, 1950), este uma produção norte-americana.

Richard Anderson fez inúmeros pequenos papéis, muitas vezes nem creditados e seu primeiro papel de destaque foi no filme Planeta Proibido (Forbidden Planet, 1956), no qual interpretou o engenheiro chefe Quinn. Ele também atuou no clássico Glória Feita de Sangue (Paths of Glory, 1957), dirigido por Stanley Kubrick. Mas, apesar de ter atuado em mais de 100 filmes, foi na televisão que ficou mais conhecido.


Richard Anderson na mesa de controle em Planeta Proibido


Richard Anderson Kirk Douglas e George Macready em Glória Feita de Sangue


Na TV, entre 1958 e 1959 ele interpretou Ricardo del Amo, o melhor amigo de Dom Diego de La Vega, o Zorro na série homônima produzida pela Disney. Na década de sessenta interpretou o tenente Steve Drumm na série Perry Mason (Idem, 1964-1966). Com Marilyn Maxwell protagonizou a série Bus Stop (1961-1962), baseada no filme Nunca Fui Santa (Bus Stop, 1956), estrelado por Marilyn Monroe. Também teve um papel regular nas série O Fugitivo (The Fugitive, 1963-1967) e Têmpera de Aço (Ironside, 1967-1975).



Richard Anderson em Zorro


Mas foi como o Oscar Goldman, na série O Homem de Seis Milhões de Dólares (The Six Million Dollar Man, 1974-1978) que ele ficaria famoso. O personagem apareceria apenas em alguns episódios, mas como fez sucesso com o público a rede de televisão ABC decidiu mantê-lo.


Richard Anderson e Lee Majors em O Homem de Seis Milhões de Dólares


Boneco do personagem OScar Goldman, que vinha acompanhado de com sua maleta explosiva


Quando a série o ganhou um spin-off (uma série derivada) A Mulher Biônica (The Bionic Woman, 1976-1978) , Anderson atuou paralelamente em ambas, desta vez também fazendo o chefe da personagem biônica interpretada por Lindsay Wagner.


Richard Anderson e Lindsay Wagner em A Mulher Biônica


Quando ambas as séries foram canceladas, ele continuou atuando, geralmente em episódios séries de televisão, como As Panteras (Charlie's Angels), A Ilha da Fantasia (Fantasy Island) e A Super Máquina (Knight Rider). Também teve um papel fixo na série Retrato Falado (Cover Up, 1984-1985) e em (Dinastia (Dinasty) entre 1986 e 1987.


Richard Anderson, a brasileira Jennifer O'Neil e o trágico Jon-Erick Hexum em Retrato Falado


Ele também repetiria o papel de Oscar Goldman em telefilmes que traziam de volta os astros de O Homem de Seis Milhões de Dólares e Mulher Biônica, atuando em A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (The Return of the Six-Million-Dollar Man and the Bionic Woman, 1987), O Desafio Final (Bionic Showdown: The Six Million Dolar Man and the Bionic Woman, 1989) e Bionic Ever After? (1994), onde os personagens principais enfim se casaram.


Lee Majors, Richard Anderson e Lindsay Wagner


Ele também interpretou a si mesmo no filme O Jogador (The Player, 1992) de Robert Altman, e esteve no elenco de filmes como Anjos Assassinos (Gettysburg, 1993) e Conspiração Policial (The Glass Shield, 1994) e também foi o narrador da série Kung Fu: The Legend Continues (1993-1997), onde também fez participações especiais em frente as câmeras.


Richard Anderson em Conspiração Policial


Richard Anderson foi casado com a atriz Carol Lee Ladd (filha do ator Nick Stuart com a atriz Sue Carol, e enteada do cowboy Allan Ladd), entre 1955 e 1956 e com Katharine Thalberg (filha do produtor Irving Thalberg e da atriz Norma Shearer), entre 1961 e 1973. Com Katherine ele teve 3 filhos.

Seu último trabalho foi no filme The Blood Trail (2015).  Em 31 de agosto de 2017, o ator faleceu em sua casa em Beverly Hills, aos 91 anos de idade. Richard Anderson morreu de causas naturais.






Postar um comentário

0 Comentários