O ator John Hillerman é mais lembrado por interpretar o ex-oficial do exército britânico Jonathan Quayle Higgins III na série Magnum (Magnum, P.I., 1980-1988). Higgins era uma espécie de mordomo e melhor amigo do protagonista, vivido por Tom Selleck.
Embora na série o ator apresentasse um sotaque inglês, Jack Ben Hillerman (seu nome verdadeiro) era norte-americano, nascido em Denison, Texas, em 20 de dezembro de 1932. O acento britânico foi adquirido pelo ator após assistir inúmeros filmes do ator Laurence Olivier.
Filho de imigrantes pobres, Hillerman serviu quatro anos na Força Aérea norte-americana, entre 1953 e 1957, onde fazia manutenção de aviões. Durante o serviço militar, ele entrou para um grupo teatral amador em Forth Worth. Em uma entrevista, anos mais tarde, o ator declarou que entrou no grupo apenas para conhecer pessoas na nova cidade, mas acabou descobrindo ali a sua vocação.
Em 1957, ele deu baixa da Força Aérea e mudou-se para Nova York para estudar interpretação. Após atuar em mais de 100 peças, o ator mudou-se para a Califórnia visando trabalhar em Hollywood. Seu primeiro papel no cinema foi em uma pequena aparição em Noite Sem Fim (They Call Me Mister Tibbs!, 1970), de Gordon Douglas.
Hillerman trabalhou em muitos filmes importantes da década de 1970, mas geralmente em papéis sem muito destaque. Ele atou em obras como A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show, 1971), Essa Pequena é uma Parada (What's Up, Doc?, 1972), O Estranho Sem Nome (High Plains Drifter, 1973), Lua de Papel (Paper Moon, 1973), Banzé no Oeste (Blazing Saddles, 1974) e Chinatown (Idem, 1974).
Mas foi na televisão que ele obteve maiores destaques.
Após fazer participações esporádicas em séries como Kojak e Manix, ele conseguiu um papel de coprotagonista na série Ellery Queen (1975-1976). Em seguida interpretou John Elliott na série The Betty White Show (1977-1978). Ele ainda faria o Senhor Connors na série One Day at a Time (1976-1980), antes de ingressar no elenco de Magnum, onde seria consagrado.
O papel de Higgins lhe valeu um Globo de Ouro e um Prêmio Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em séries, prêmios pelos quais ele recebeu mais sete indicações na mesma categoria. Interpretando este mesmo personagem, ele fez participações em séries como Simon & Simon e Assassinato por Escrito (Murder, She Wrote).
1 Comentários
Foi uma série que adorava ver na década de 80
ResponderExcluir