Versátil, Raul Julia ia da comédia ao drama com maestria, e deixou sua marca na história do cinema, fazendo dele um dos atores latinos mais populares de Hollywood nas décadas de 1980 e 1990. Infelizmente, ele nos deixou com apenas 54 anos de idade.
Raúl Rafael Carlos Juliá y Acerlay nasceu em San Juan, Porto Rico, em 09 de março de 1940. Ele era filho de uma cantora lírica, e se interessou por atuação ainda criança, começando a se apresentar em produções escolares.
Desde a infância o ator também falava inglês, e era fascinado pelas produções da Broadway. Após se apresentar no teatro porto-riquenho, o ator se mudou para Nova York, convencido pelo ator Orson Bean, que o incentivou a buscar trabalho na Broadway.
Nos Estados Unidos, o ator trabalhou no Porto Rican Traveling Theater, até chamar a atenção do produtor Joseph Papp, que lhe ofereceu trabalho no Festival de Shakespeare de Novas York. No final da década de 1960 o ator fez seus primeiros papéis na televisão, e estreou no cinema em Stiletto (1969), como figurante.
Julia começou a ganhar pequenos papéis de latinos em filmes e séries de televisão, atuando em obras como Os Viciados (The Panic in Needle Park, 1971) e A Organização (The Organization, 1971).
Mas Julia começou a ser reconhecido pelo público quando passou a integrar o elenco do programa infantil Vila Sésamo (Sesame Street), entre 1971 e 1972.
No teatro, contracenou com Meryl Streep em A Megera Domada. Ele estrelou diversas produções na Broadway, e ganhou quatro vezes o premio Tony por seu desempenho.
No cinema, sua carreira ainda engatinhava, embora tenha atuado em filmes como Um Grito de Morte (Death Scream, 1975), Uma Corrida Loucos (The Gumball Rally, 1976) e Os Olhos de Laura Mars (Eyes of Laura Mars, 1978).
Em 1979 ele protagonizou seu primeiro filme, Uma Vida em Pecado (A Life of Sin, 1979).
Ele também atuou em filmes como O Fundo do Coração (One From the Heart, 1981), O Pequeno Mágico (The Escape Artist, 1982) e A Tempestade (Tempest, 1982), que lhe rendeu um Globo de Ouro de Ator Revelação.
Em 1985 o ator atuou no grande sucesso O Beijo da Mulher Aranha (Kiss of the Spider Woman, 1985). O filme era uma produção de Hollywood, mas foi dirigido por Hector Babenco, e rodado no Brasil.
O Beijo da Mulher Aranha foi a primeira produção em que Julia trabalhou ao lado de Sônia Braga, e o primeiro de muitos projetos relacionados ao Brasil em que ele atuou.
O sucesso do filme, que foi indicado ao Oscar (e deu um Oscar para William Hurt), abriu as portas para Raul Julia em Hollywood, que passou a atuar em diversos filmes.
Ao lado de Susan Sarandon ele estrelou a comédia Posições Comprometedoras (Compromising Positions, 1985), e também atuou em filmes como Fuga do Inferno (Florida Straits, 1986), A Manhã Seguinte (The Morning After, 1986), Tango Bar (1987), Corações Trocados (Trading Hearts, 1988) e O Penitente (The Penitent, 1988).
Em 1988 ele atou em Luar Sobre Parador (Moon Over Parador, 1988), um filme que mostrava um ditador de um país fictício da América Latina. O filme era outra produção com locações no Brasil, e além de Sônia Braga contou com diversos artistas brasileiros no elenco.
O ator esteve no elenco de diversos filmes, como Conspiração Tequeila (Tequila Sunrise, 1988), Romero (1989), O Príncipe dos Mendigos (Mack the Knife, 1989), Acima de Qualquer Suspeita (Presumed Innocent, 1990), Frankenstein, o Monstro das Trevas (Frankenstein Unbound, 1990), Rookie: Um Profissional do Perigo (The Rookie, 1990) e Havana (1990).
Em 1991 ele estrelou seu maior sucesso comercial, A Família Addams (The Addams Family, 1991), onde viveu o patriarca Gomez Adamms. O filme era baseado em um história em quadrinhos, e já havia virado uma série de televisão na década de 1960, com John Astin no papel de Gomez.
Ele voltaria a interpretar Gomez em A Família Addams 2 (Addams Familt Values, 1993). Julia reencontrou o ator William Hurt em A Peste (La Peste, 1992) e depois interpretou o brasileiro Chico Mendes, um seringueiro e líder social (assassinado em 1988) no filme Amazônia em Chamas (The Burning Season, 1994), novamente trabalhando ao lado de Sônia Braga.
O papel rendeu ao ator um Globo de Ouro, um Emmy e o Screen Actors Guild Award, todos entregues postumamente, já que o ator morreu em 24 de outubro de 1994, aos 54 anos de idade.
Raul Julia estava com câncer, e sofreu um acidente vascular cerebral enquanto estava em um teatro, conversando com um diretor sobre um nome projeto.
Antes de falecer ele havia gravado o filme Street Fighter: A Última Batalha (Street Fighter, 1994), uma obra baseada em um popular jogo de vídeo game, estrelada por Jean-Claude Van Damme.
O ator também havia atuado em Torturados (Down Came a Blackbird, 1995), que foi lançado um anos após a sua morte.
1 Comentários
Chocada que ele fez um filme sobre o Chico Mendes. Vou procurar pra assistir.
ResponderExcluir