Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Juan de Bourbon, o príncipe ator (e cantor)


Na história do cinema muitas atrizes tornaram-se princesas fora das telas. A mais famosa delas foi Grace Kelly, que se tornou princesa de Mônaco. Mas atrizes como Lee Radziwill Rita Hayworth também entraram para a nobreza quando se casaram com aristocratas. O caso mais recente é o da atriz Megan Markle, que se casou com o príncipe Harry, da Inglaterra.

Mas houve pelo menos duas princesas reais que fizeram o caminho contrário, trocando a coroa pelas telas, Soraya, a princesa da Pérsia e a italiana Ira von Fürstenberg, que chegou a trabalhar no Brasil.

Mas o Brasil também teve um outro nobre que deixou a pompa real para se tornar ator, o príncipe Juan de Bourbon, um dos maiores galãs da década de 1970.




Juan Alberto Padila de Borbon nasceu em Buenos Aires, em 02 de março de  1948. Filho de Don Rafael de Padila y de Borbon e Regina Helena Matarazzo de Coelho Lisboa, ele é membro de uma família nobre espanhola. Descendente de 35 reis, Juan de Bourbon é tetraneto de Don João VI, e primo de Juan Carlos, que era Rei da Espanha. 

Sua mãe, também nobre, é descendente do Barão de Laguna, um afamado militar luso-brasileiro dos tempos de Dom Pedro I.

O pai de Juan era diplomata, e por isto, o príncipe que se tornaria ator acabou vindo morar no Brasil, embora tenha residido em diversos países devido ao oficio do pai.

O menino Juan de Bourbon desenvolveu apreço pelas artes enquanto estudava no Liceu Franco brasileiro. Lá ele cantava, representava e pintava, e nutria o sonho de se tornar um artistas, mas sem forças para romper com as tradições monarquistas, acabou cursando direito, pleiteando seguir carreira na diplomacia.

Porém o belo rapaz acabou chamando a atenção de uma importante agência de modelos, a Ford Models, e recebeu um convite para desfilar no exterior. Na Europa, desfilou para nomes como Valentino e Dior, e em Nova York, apareceu em ensaios de revistas como Harper's Bazar e Vogue.


Juan de Bourbon como modelo


Juan de Bourbon na Vougue


Mas um romance com uma modelo brasileira o trouxe de volta para o Brasil, deixando uma bem sucedida carreira internacional para trás. Mas Juan não abandonou o mundo da moda, tornando-se um dos manequins exclusivos do lendário estilista Denner.


Dieter e Juan de Bourbon como modelos de Denner Pamplona



Em 1967 ele havia feito uma pequena ponta no filme Garota de Ipanema (1967), mas acabou tornando-se oficialmente ator quando foi convidado para interpretar um gigôlo na novela As Bruxas (1970), na TV Tupi.


Juan de Bourbon e o elenco de As Bruxas


Mas seu maior sucesso foi como Pietro, um conde italiano falido na novela O Cafona (1971), na Rede Globo. Escrita por Bráulio Pedroso, a novela satirizava a elite e a alta sociedade brasileira.


Juan de Bourbon, Elisângela e Francisco Cuoco em O Cafona


Renata Sorrah e Juan de Bourbon em O Cafona


No cinema, teve um papel de destaque no filme Quando as Mulheres Paqueram (1971), e ao lado de Osmar Prado e Renata Sorah, com quem havia contracenado em O Cafona, foi um dos astros de Ipanema Toda Nua (1972).


Osmar Prado, Renata Sorah e Juan de Bourbon em Ipanema Toda Nua


Mas apesar do sucesso como ator, Juan de Bourbon optou pela carreira de cantor, sua grande paixão. Ele inclusive emplacou a canção Em Cada Verso em Cada Samba, de Jair Amorim e Evaldo Gouveia, na trilha sonora da novela Bandeira 2 (1971).







Como cantor, gravou diversos discos, e tornou-se uma presença constante em programas de auditório, como Cassino do Chacrinha e Programa Silvio Santos.

Ele também trabalhou como jurado no programa Flávio Cavalcanti, e eventualmente atuava em programas humorísticos como Praça da Alegria e Os Trapalhões.


Marisa Urban e Juan de Bourbon como jurados do Programa Flávio Cavalcanti


Paralelamente, Juan também passou a dedicar-se a outra paixão, a pintura, atividade que pratica até os dias de hoje. Como ator, ainda faria participações especiais em Salomé (1991) e Dercy de Verdade (2012).

Morando em Copacabana, no Rio de Janeiro, ele contínua se apresentando como cantor, apresentando-se em diversos shows.






Juan de Bourbon atualmente











Veja também: O triste fim de Paolo Rosani, o astro das fotonovelas italianas



Postar um comentário

0 Comentários