Por Diego Nunes
Morreu no dia 14 de dezembro o antigo ator mirim Johnny Russell, mais lembrando por interpretar o irmão de Shirley Temple no clássico O Pássaro Azul (The Blue Bird, 1940). Ele tinha 91 anos de idade, e morreu vítima de uma pneumonia.
Nascido John Russel Countryman, o menino estreou no cinema no filme A Cilada (The Frame-Up, 1937), mas ficou famoso após ser escolhido para viver o filho de Barbara Stanwick em Adeus Para Sempre (Always Goodbye, 1938), derrotando diversas crianças que fizeram teste para o papel.
O sucesso do filme fez com que a Fox contratasse o menino.
Ao todo Russell atuou em 14 filmes, mas seu papel mais notável foi como Tyltyl, o irmão de Shirley Temple em O Pássaro Azul (1940). Gertrude, a mãe de Temple, nçao gostou de ver sua filha estrela dividindo o tempo de tela com outra criança fofa, e fez de tudo para que o menino fosse demitido, para que os holofotes se voltassem apenas para a sua filha, porém, Darryl Zanuck foi categórico em manter o menino na produção.
Em 1945, então com doze anos de idade, Johnny Russel deixou a carreira de ator, e ingressou na escola militar. Mais tarde, seguiu a carreira diplomática, e tornou-se Embaixador dos Estados Unidos em Omã (entre 1981 e 1985).
0 Comentários