A atriz, dubladora e diretora de dublagem Gilmara Sanches morreu no dia 29 de março, aos 74 anos de idade. Sua morte foi informada por colegas dubladores, através das redes sociais, mas a causa, porém, não foi divulgada.
Gilmara Sanches era irmã da atriz Elaine Cristina.
Nascida em São Paulo, Gilmara Sanches iniciou sua carreira artística como rádio atriz, atuando nas radio novelas da Rádio São Paulo. Foi nesta, em 1959, que também ingressou na dublagem, atuando nos estúdios da Gravasom.
Na televisão, estreou na TV Record, atuando no seriado A Turma do Sete (1960-1965). No canal, ainda faria Ceará Contra 007 (1965), Crueldade (1965), Turbilhão (1965), As Professorinhas (1968) e A Última Testemunha (1968-1969).
Depois, na TV Excelsior, atuou em Os Diabólicos (1969), A Menina do Veleiro Azul (1969) Sangue do Meu Sangue (1969). E no cinema, atuou no filme Betão Ronca Ferro (1970), ao lado de Mazzaropi.
Na Tupi, atuou Meu Rico Português (1975), e foi por muitos anos jurada no Programa Silvio Santos. Ela também foi jurada do programa Raul Gil.
Ainda na década de 1970, deixou de atuar em novelas para se dedicar exclusivamente a dublagem. Seu primeiro papel como dubladora foi a Betty na série Papai Sabe Tudo, mas os fãs de dublagem lembram de sua voz principalmente por causa dos animes japoneses.
É dela a voz da Marin, em Cavaleiro do Zodíaco, e da Sailor Mercurio na primeira temporada de Sailor Moon. Ela também dublava a Lois Lane em Superman, a Série Animada.
Gilmara Sanches foi casada com o ator e dublador Ézio Ramos.
4 Comentários
E lá se vai uma inesquecível voz.
ResponderExcluirAtriz de rádio novela,um encanto sua voz.
ResponderExcluirExcelente em tudo que fazia.Que Deus abençoe no plano espiritual 🤚🙏.
ResponderExcluirCorrigindo! 79 anos
ResponderExcluir