Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando a breve atriz Amiris Veronese


A talentosa atriz carioca Amiris Veronese viveu pouco, e teve uma carreira pequena apesar de seu grande potencial artístico. Mas mesmo assim, deixou seu nome marcado nas artes brasileiras.



Amiris Alba Veronese de Guarischi nasceu no Rio de Janeiro em 16 de fevereiro de 1932. E apesar de ter seguido na carreira artística, ela também era formada em odontologia e letras, com especialização em tradução de poesia francesa.

Sua carreira como atriz iniciou-se no teatro, no começo da década de 1960, época em que também fez alguns trabalhos como modelo. Em 1967 o diretor Carlos Hugo Christensen a convidou para viver um pequeno, mas emblemático papel no filme O Menino e o Vento (1967), onde ela interpretou uma passageira no trem.


Amiris Veronese e Carlos Hugo Christensen nos bastidores de O Menino e o Vento

Na época a atriz era casada com o crítico de cinema Antônio Moniz Vianna, com quem teve três filhos. Ela havia conhecido Moniz quando estudava odontologia, e seu marido, além de crítico de cinema era médico. Eles se casaram em 1950, e se separaram em 1979.

Amiris ainda atuaria nos filmes O Quarto (1969), As amorosas (1968), Uma Pantera em Minha Cama (1971) e Viver e Morrer (1972).


Amiris Veronese e Myriam Pérsia em Viver e Morrer

Em 1976 ela assinou contrato com a Rede Globo, onde interpretou a personagem Alba Vidal em A Escrava Isaura (1976), um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira.


Amiris Veronese em A Escrava Isaura

Na Globo, ela ainda atuaria em um episódio de Carga Pesada (1979).

Pouco tempo depois, em 29 de julho de 1979, a atriz morreria após sofrer um infarto fulminante, aos 47 anos de idade.






Veja Também: A História de Ana Ariel, Filha do Palhaço Piolin





Postar um comentário

1 Comentários