Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Paul Hogan, o eterno Crocodilo Dundee


Em 1986, após estrelar o grande sucesso Crocodilo Dundee (Crocodille Dundee, 1986), o australiano Paul Hogan foi eleito um dos "12 atores mais promissores de Hollywood".



Paul Hogan nasceu em Lightinig Ridge, New South Wales, na Austrália, em 08 de outubro de 1939.

Ele entrou para a carreira artística por acaso. Paul Hogan trabalhava como operador de ponte em Sidney, quando ficou incomodado com os jurados do programa de calouros do programa de televisão New Faces, que sempre ridicularizam os candidatos.

Ele então se inscreveu no programa como atirador de facas, mas ao subir no palco fez uma série de piadas que debochavam dos jurados, e ao terminar, deixou suas facas no chão. O público foi ao delírio, e Hogan foi convidado para voltar ao programa algumas vezes.


Paul Hogan no New Faces

Vendo o potencial cômico de Hogan, o apresentador Mike Willesee o convidou para participar do seu programa, Current Affair (1971), com Hogan fazendo comentários bem-humorados sobre as notícias do dia.

O sucesso na televisão foi instantâneo, e em 1973 ele ganhou seu próprio programa, o The Paul Hogan Show (1973-1984). Além de apresentar, ele era também o roteirista e produtor, e começou a fazer pequenos esquetes, iniciando uma carreira de ator.

O programa era muito popular na Austrália, Reino Unido e África do Sul.



Na década de 1970 ele virou garoto propaganda dos cigarros Winfield, e também fez diversos comerciais para a televisão, sempre explorando seu lado humorísticos. Estes comerciais também eram exibidos nos Estados Unidos, fazendo com que seu rosto ficasse conhecido entre os norte-americanos.



Em 1985 ele atuou na série australiana Anzacs (1985), e neste período também escreveu o roteiro de Crocodilo Dundee (Crocodile Dundee, 1986), o maior sucesso de sua carreira.

Hogan interpretava o aventureiro Mick Dundee, um homem de hábitos rudes, deslocado na cidade grande. Feito com um baixo orçamento, o filme foi um fenômeno nas bilheterias, e foi o segundo maior faturamento do ano, perdendo apenas para Cocktail.



 

Por Crocodilo Dundee, Paul Hogan ganhou um Globo de Ouro e foi indicado ao BAFTA. Além disto, foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro original, e foi um dos apresentadores da cerimônia do Oscar de 1987.

O ator recebeu inúmeros convites para atuar em Hollywood, mas recusou a maioria deles, pois foi lhe oferecido diversos roteiros de filmes de ação, ao estilo "Chuck Norris". Ele também foi convidado para fazer um filme em que encontraria o policial Axel Foley (Eddie Murphy), em um crossover entre Crocodilo Dundee e Um Tira da Pesada.

Outro pape recusou foi o de protagonista de Ghost, do Outro Lado da Vida (Ghost, 1990), que acabou se tornando um dos papéis mais marcantes na carreira de Patrick Swayze. Hogan alegou que era um bom roteiro, mas que ele era um ator de comédias, e não se encaixaria no papel.

Em 1988 ele retornou ao cinema em Crocodilo Dundee II (Crocodile Dundee II, 1988), que não foi bem recebido pela crítica, mas foi bem-sucedido nas bilheterias. No filme, ele novamente contracenava com Linda Kozolowski, com quem acabou se casando na vida real, em 1990. Hogan havia sido casado com Noelene Edwards (entre 1958 e 1989), e teve cinco filhos com ela (e mais um com Linda).


Paul Hogan e Linda Kozolowski
 

Ele e Linda Kozolowski então estrelaram Quase Um Anjo (Almost an Angel, 1990), e depois o ator protagonizou o western cômico Rapidinho no Gatilho (Lightning Jack, 1994), cujo roteiro também foi escrito por ele.


Paul Hogan e Cuba Godding Jr. em Rapidinho no Gatilho

E ao lado de Ellijah Wood, o ator também estrelou Flipper (Idem, 1996), um remake da série familiar sobre as aventuras de um golfinho, que fez muito sucesso na década de 1960.



Em 1998 ele atuou no drama Hora do Desespero (Floating Away, 1998), onde interpretava um alcóolatra em recuperação, um dos primeiros papéis dramáticos de sua carreira.

Hogan escreveu um terceiro roteiro para seu personagem mais famoso, e em 2001 estreava Crocodilo Dundee em Hollywood (Crocodile Dundee in Los Angeles, 2001), que não repetiu o sucesso dos filmes anteriores.



O ator já estava com mais de 60 anos, e percebeu que o personagem já não tinha mais o folego da década de 1980, e era preciso e aventurar em novos estilos.

Em 2004 ele então estrelou a comédia Estranha Amizade (Strange Bedfellows, 2004), sobre dois bombeiros que fingiam estar em um relacionamento homossexual para obter benefícios financeiros. O filme foi escrito e dirigido por Dean Murphy, um amigo pessoal de Paul Hogan.

Estranha Amizade foi o filme australiano de maior bilheteria daquele ano.


Michael Caton e Paul Hogan em Estranha Amizade

Em 2009 ele estrelou outros dois filmes de Murphy, Charlie & Boots (2009) e Mao's Last Dancer (2009). Charlie & Boots foi o segundo filme australiano de maior bilheteria do ano.



Entre 2013 e 2015 Paul Hogan fez diversas apresentações de stand up, percorrendo toda a Austrália com seu show. Parte deste material foi mostrado no documentário Hanging with Hoges (2014). E durante estas apresentações, o ator e Linda Kozolowski anunciaram sua separação.


Paul Hogan, Linda Kozolowski e o filho do casal

Em 2017 sua vida foi contada na minissérie Hoges: The Paul Hogan Story (2017), protagonizada pelo ator Josh Lawson.


Josh Lawson como Paul Hogan

Novamente sob direção de Murphy, o ator atuou em That's Not My Dog! (2018), e após completar 80 anos de idade, estrelou a comédia The Very Excellent Mr. Dundee (2020).

No filme, ele interpreta a si mesmo, um ator idoso já aposentado, cujos agentes querem que ele retome a sua carreira e seu personagem famoso. A atriz e cantora Olivia-Newton John, outra expoente das artes australianas, também trabalha neste filme (em seu último papel no cinema).


Paul Hogan e Olivia Newton-John


Paul Hogan no cartaz de The Very Excellent Mr. Dundee


Postar um comentário

0 Comentários