Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Zach Galligan, de Gremlins


O ator Zach Galligan tinha 17 anos de idade, e era desconhecido do público quando estrelou a comédia de terror Gremlins (Idem, 1984), um grande sucesso de bilheteria da época.




Zachary Wolfe Galligan nasceu em Nova York, em 14 de fevereiro de 1964. Zach começou a década de 1980 tentando emplacar na carreira de ator, mas foi recusado em diversos testes de elenco.

Em 1982 ele conseguiu seu primeiro papel, fazendo uma participação na série ABC Afterschool Special. No ano seguinte, atuou no telefilme Prisioneiro Sem Nome (Jacobo Timerman: Prisoner Whithout a Name, Cell Whithout a Number, 1983), onde interpretava o filho de Liv Ullman.

As coisas melhoraram quando ele foi escolhido por Joe Dante para atuar em Gremlins (Idem, 1984), um grande sucesso de bilheterias, que se tornou um clássico cultuado ao longo do tempo. Zach Galligan interpretava Billy Petzler, o amigo e guardião de Gizmo.


Zach Gilligan em Gremlins


Após o sucesso do filme, ele foi convidado para viver o Marty McFly em De Volta Para o Futuro (Back to the Future, 1985), mas seus pais fizeram ele recusar o papel. Zach ainda estava no ensino médio, e as filmagens de Gremlins havia atrapalhado seus estudos, e sua família acreditou que um projeto deste porte afetaria ainda mais a sua educação.

A recusa de um papel deste porte, e o não lançamento comercial de Nada é Para Sempre (Nothing Lasts Forever, 1984), uma comédia que ele havia feito com Bill Murray e Dan Aykoyd fizeram sua emergente carreira estancar. Além disto, seus pais também não permitiram que ele se mudasse para Los Angeles, e muitos estúdios o dispensavam para conter os custos de deslocamento de Nova York (onde ele morava) até os locais de filmagens.


Zach Galligan em Nada é Para Sempre

Em 1985 ele atuou no telefilme Surviving (1985), que tinha no elenco nomes promissores da nova geração de Hollywood, como Molly Ringwald, River Phoenix e Heather O'Rourke, a estrelinha de Poltergeist (Idem, 1982).


Molly Ringwald e Zach Galligan em Surviving

Depois, Zach Galligan só conseguiu alguns papéis em séries de televisão. Ele só retornaria ao cinema em A Passagem (Waxwork, 1988), um filme de terror dirigido por Anthony Hickox. O ator faria outros trabalhos com Hickox, como Perdidos no Tempo (Waxwork II: Lost in Time, 1992), Hellraiser III: Inferno na Terra (Hellraiser III: Hell on Earth, 1992) e Warlock 2: O Armageddon (Warlock: The Armageddon, 1993).


Zach Galligan em A Passagem


Zach Galligan em Hellraiser III: Inferno na Terra



Zach também atuou em filmes como A Rebelião Final (Rising Storm, 1989) e Paixões Mortais (Mortal Passions, 1989), que pouco fizeram para manter sua careira em evidência.

Em 1990 Zach teve uma nova oportunidade de voltar ao topo, quando retornou ao papel de Billy em Gremlins 2: A Nova Geração (Gremlins 2: The New Batch, 1990). Mas o filme não repetiu o sucesso da produção original. Um dos maiores problemas com o filme foi ter sido lançado na mesma semana de Dick Tracy (Idem, 1990), que recebeu muita publicidade devido ao conturbado namoro na época entre os protagonistas Madonna e Warren Beatty, que estampavam todas as revistas especializadas daquele ano.


Phoebe Cates e Zach Galligan em Gremlins 2: A Nova Geração



Zach então teve pequenos papéis nos filmes  Zandalee: Uma Mulher Para Dois (Zandalee, 1991) e A Garota dos Meus Sonhos (Round Trip to Heaven, 1992), e estrelou o terror Psychic (1991).


Zach Galligan e Nicholas Cage em  Zandalee: Uma Mulher Para Dois


Ele também fez participações em séries como Melrose (Melrose Place), Contos da Cripta (Tales from the Crypt) e Jornada nas Estrelas: Voyager (Star Trek: Voyager), e atuou em filmes como Um Playboy em Apuros (All Tied Up, 1993), A Sombra de Um Passado (Caroline at Midnight, 1994), Caçada Pela Máfia (Ide, 1994), Cyborg 3: A Criação (Cyboirg 3: The Recycle, 1994) e Sabotagem (The First to Go, 1997), muitos deles lançados diretamente para o mercado do home video.



Zach Galligann e Teri Hatcher em Um Playboy em Apuros


Zach Galligan em Jornada nas Estrelas: Voyager



Com pouca repercussão, alguns de seus filmes nem chegaram a ser exibidos no Brasil, como Cupid (1997) e Prince Valiant (1997). Entre seus trabalhos que chegaram ao país estão Nervos de Aço (Raw Nerve, 1999), Gabriela (2001), O Sequestro (The Tomorrow Man, 2002), Infested - A Invasão (Infested, 2002), Momentum: Ameaça Indestrutível (Momentum, 2003) e Terror no Pântano 3 (Hatchet III, 2013). Na TV, apareceu como convidado em séries como Lei & Ordem: Crimes Premeditados (Law & Order: Criminal Intent).


Zach Galligan em Terror no Pântano 3


Zach Galligan foi casado com Ling Ingerick (entre 2005 e 2010), e ainda atua, mas na maioria das vezes em produções de baixo orçamento, quase desconhecidas. Em 2020 foi anunciado o novo filme dos Gremlins, e o ator declarou que adoraria fazer a terceira continuação, que deve ser lançada em 2023, mas até o momento ele não recebeu nenhum convite para retornar a saga iniciada em 1984.

Mas em 2021, entretanto, ele reprisou o papel em um comercial para a televisão.





Zach Galligan atualmente






Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sacanagem que os pais fizeram com ele, poderia ter se tornado uma estrela no lugar do Michael J. Fox.

    ResponderExcluir