Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A Tragédia Familiar de David White, o Inesquecível Larry Tate de A Feiticeira


A série A Feiticeira (Bewitched, 1964-1972) foi um dos maiores sucessos da televisão mundial, e conquistou uma legião de fãs. As aventuras da feiticeira Samantha (Elizabeth Montgmory) eram coadjuvadas por diversos personagens secundários, que também caíram no gosto do público. Larry Tate, o chefe de James Stephens, vivido por David White, era um deles.

Devido a mudança do ator que interpretava James, David White foi o ator que mais episódios apareceu na série depois de sua protagonista, Elizabeth Montgomery.


David White em A Feiticeira


Daniel David White nasceu em Denver, Colorado, em 04 de abril de 1916. Muito jovem ele se mudou com a família para Los Angeles, onde estudou atuação na Pasadena Playhouse, mas interrompeu sua carreira de ator quando alistou-se no Corpo dos Fuzileiros Navais durante a Segunda Guerra Mundial.

Após sua dispensa militar, ele retomou a carreira, estreando na Broadway na peça Leaf and Bough (1949). Foi também em 1949 que ele estreou na televisão, e logo tornou-se um rosto conhecido da TV, devido as diversas participações que fez em séries e teleteatros.


David White, na televisão



Em 1957 ele fez sua estreia no cinema atuando em A Embriaguez do Sucesso (Sweet Smell of Success, 1957). No filme, ele já exibia seus cabelos precocemente grisalhos, e apesar de fazer um pequeno papel (um colunista desprezível), chamou atenção pela sua atuação forte na trama.




Tony Curtis e David White em A Embriaguez do Sucesso


White especializou-se em papéis de políticos, empresários ou homens sofisticados, e conseguiu diversos papéis na TV. Atuou pouco no cinema, mas teve participações em filmes importantes, como Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment, 1960), de Billy Wilder, onde interpretou um executivo da empresa de Jack Lemmon.




David White em Se Meu Apartamento Falasse


No cinema, atuou em A Deusa (The Goddess, 1958), Dez Passos Imortais (Sunrise at Campobello, 1960), O Grande Impostor (The Great Impostor, 1960) e Os Propagandistas (Madison Avenue, 1961). Com poucos filmes no currículo, o ator colecionava papéis na televisão.



David White em Perry Mason



Em 1964, apesar de uma extensa carreira televisiva, o ator conseguiu a consagração junto ao público ao ser escalado para viver Larry Tate, um dos donos da agência de publicidade McAnn e Tate em A Feiteiceira (Bewitched, 1964-197). Larry era o chefe, e amigo, de James Stephens.

As campanhas publicitárias da empresa sempre eram cheias de confusões, devidos a feitiços inesperados, mas sempre acabavam com bons resultados. Larry foi o personagem coadjuvante que mais apareceu na série.




David White como Larry Tate, em A Feiticeira



Após o final da série, David White fez apenas mais três filmes, Folias na Neve (Snowball Express, 1972), Ritmo Quente (Fast Forward, 1985) e Chuvas de Milhões (Brewster's Millons, 1985).


David White em Chuva de Milhões



Mas na TV, fez diversas participações em séries, como ator convidado. White apareceu em séries como Missão Impossível (Mission: Impossible), Kojak, Columbo, Rhoda, Police Woman, Mary Tyler Moore, Homem-Aranha (Spider Man), O Barco do Amor (Love Boat), O Incrível Hulk (The Incredible Hulk), Esquadrão Classe A (The A-Team), Dallas e Dinastia (Dynasty).



David White em Homem-Aranha

David White em Dallas, um de seus últimos trabalhos como ator, em 1986




A TRAGÉDIA FAMILIAR


David White foi casado com a atriz Lisa Figus (entre 1946 e 1951), com quem teve uma filha. Ele se casou em 1952 com a atriz Mary Welch, que faleceu em 1958, durante o parto do filho do casal, Jonathan.


A atriz Mary Welch



Jonathan faleceria em 1988, com apenas 30 anos de idade. Ele estava a bordo de um avião que sofreu um atentado terrorista na Escócia. Na tragédia morreram 259 pessoas, incluindo o atleta olímpico Peter Dix e o roqueiro Paul Jeffreys.

David White ainda atuava na época, mas ficou tão traumatizado com a morte do filho que abandonou a carreira, e passou a viver triste e amargurado, até que um ataque cardíaco tirou sua vida, em 27 de novembro de 1990.

David White tinha 74 anos de idade.






Postar um comentário

5 Comentários

  1. Elizabeth...nossa imortal e adorável Samantha...uma estrela no firmamento da fama...e em nossos corações...

    ResponderExcluir
  2. Dúvida cruel. Apesar de todos o chamarem Larry, inclusive nos créditos, vi um episódio em que na porta do escritório está escrito LAWRENCE TATE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo, esclarecendo sua dúvida: Larry é um apelido para Lawrence, assim como Will ou Willy é um apelido para William. Os americanos costumam usar muito o nickname (apelido) nos tratamentos pessoais de amigos mais próximos.

      Excluir
  3. sempre que vejo a serie, fico pensando porque essas pessoas ja se foram? total nostalgia... mas a vida é assim

    ResponderExcluir
  4. Ozzy, Larry é o apelido para o nome Lawrence nos EUA.Assim como Zé é o apelido de José aqui no Brasil.

    ResponderExcluir